Indicação de site para consulta?

quarta-feira, 3 de setembro de 2008


Muito bom o site da prefeitura:

http://www.rio.rj.gov.br/arquivo/
► Leia mais...

Recados: HISTORIA NO BRASIL, N. 317, 02/09/2008


1. Ciclo de Palestras Leslie Bethell/CPDOC-FGV


O Programa de Pos-Graduacao em Historia, Politica e Bens Culturais do CPDOC/FGV convida para o Ciclo de Palestras intitulado "Brasil na historia global dos seculos XIX e XX", ministrado por Leslie Bethell. Os encontros acontecerao nos dias 3/9, 17/9, 8/10, 22/10, 5/11 e 19/11 (quartas-feiras), das 17 horas 'as 18h30min. Mais informacoes em http://www.cpdoc.fgv.br.



2. Selecao para Mestrado e Doutorado/CPDOC-FGV, UNICAMP e UFMT


- O Programa de Pos-Graduacao em Historia, Politica e Bens Culturais, do Centro de Pesquisa e Documentacao de Historia Contemporanea do Brasil (CPDOC) da FGV, abre edital de exame do selecao para Mestrado Academico e Profissional e Doutorado em Historia, Politica e Bens Culturais. As inscricoes vao ate' 15/10/2008. Mais informacoes em http://www.cpdoc.fgv.br.


- O periodo de inscricoes para Mestrado e Doutorado em Historia pela UNICAMP vai ate' 22/9/2008, na Secretaria de Pos-graduacao do Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas/UNICAMP. Mais informacoes em http://www.ifch.unicamp.br/pos/historia/selecao/2009/insc_historia.php.


- O Instituto de Educacao da Universidade Federal de Mato Grosso abre inscricoes, a partir de 1/10/2008, para 55 vagas de Mestrado e 10 de Doutorado, distribuidas conforme as linhas de pesquisa. Sao algumas das linhas de pesquisa: Culturas escolares e linguagens; Cultura, memoria e teoria em Educacao; Movimentos sociais, politica e educacao popular. Mais informacoes em http://www.ufmt.br.



3. Seminario Internacional "Do Atlantico ao Pacifico"/UFRJ


O Forum de Ciencia e Cultura da UFRJ realiza o Seminario Internacional "Do Atlantico ao Pacifico", em comemoracao aos 200 Anos da chegada da Familia Real e aos 100 Anos da Imigracao Japonesa nos dias 17, 18 e 19/9/2008. O evento tera' lugar no Salao Dourado do Forum de Ciencia e Cultura, que se localiza na Av. Pasteur, 250, 2o. andar, Campus Praia Vermelha. Mais informacoes em http://www.forum.ufrj.br/news/170908.html.



4. II Coloquio do LAHES: Micro Historia e os caminhos da Historia Social/UFJF


Estao abertas, ate' 19/9/2008, as inscricoes on-line para O II Coloquio do Laboratorio de Historia Economica e Social: Micro Historia e os caminhos da Historia Social, que se realizara' entre os dias 30/9 e 2/10/2008, na Universidade de Juiz de Fora (MG). Mais informacoes em http://www.lahes.ufjf.br/eventos.



5. Congresso Uma Corte Europeia nos Tropicos/UFG


A Universidade Federal de Goias promove, concomitantemente, o I Congresso Nacional e o II Regional do Curso de Historia da UFG-Jatai' e o I Simposio do GT de Historia Cultural da Anpuh entre os dias 23 e 26/9/2008, cujo tema comum e' "Uma Corte Europeia nos Tropicos". As inscricoes para ouvintes vao ate' o dia de abertura do evento. Mais informacoes em http://congressohistoriajatai.org.



6. II Encontro Internacional de Historia Colonial/UFRN


Estao abertas as inscricoes para os mini-cursos do II Encontro Internacional de Historia Colonial - A experiencia colonial no Novo Mundo ¿ seculos XVI a XVII, a ser realizado entre os dias 16 e 19/9/2008, em Natal (RN). Mais informacoes em http://www.cchla.ufrn.br/eihc2008/index2.html.



7. Palestras/Arquivo Geral da Cidade do RJ


- O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro promove a palestra "O Rio de Joao e o Joao do Rio - Identidade, autoria e urbanidade na belle epoque carioca" de Julia Galli O'Donnell, dia 3/9/2008, as 15 horas. O Arquivo Geral se localiza na Rua Amoroso Lima, 15, Cidade Nova. Mais informacoes em http://www.rio.rj.gov.br/arquivo/.


- "Em defesa da moral e dos bons costumes: transformacoes comportamentais e censura de periodicos no regime militar (1964-1985)" e' o titulo da palestra de Adrianna Cristina Lopes Setemy, a realizar-e dia 10/10/2008, 'as 15 horas, no Arquivo Geral da Cidade do RJ (Rua Amoroso Lima, 15, Cidade Nova). Mais informacoes em http://www.rio.rj.gov.br/arquivo/.



8. Lancamento de Livro


A Editora Nova Fronteira lancou o livro "O poder da maconaria ¿ A historia de uma sociedade secreta no Brasil" de Marco Morel e Francoise Jean de Oliveira Souza.



9. Revista/Chamada para artigos


- A Sæculum - Revista de Historia (UFPB) recebera' artigos ate' 30/1/2009 para o dossie "Historia e Literatura", edicao de nº 20 (jan./ jun. 2009). Mais informacoes em http://www.cchla.ufpb.br/saeculum/.


- A "Recorde: Revista de Historia do Esporte", uma edicao do "Sport": Laboratorio de Historia do Esporte e do Lazer e do Programa de Pos-Graduacao em Historia Comparada do IFCS/UFRJ, recebe artigos continuamente para seus proximos numeros. Mais informacoes em http://www.sport.ifcs.ufrj.br/recorde/home.asp.



-------------------------------------------
* CIENCIAS SOCIAIS, HISTORIA E ARQUIVOLOGIA*
► Leia mais...

CIENCIAS SOCIAIS NO BRASIL, N. 414, 02/09/2008


Segue mais um informativo para vocês:

1. Concurso para Pesquisador Adjunto I - Antropologia/MPEG


O Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), unidade de pesquisa do Ministerio da Ciencia e Tecnologia (MCT), promove concurso para o cargo de Pesquisador Adjunto I do Plano de Carreiras para a area de Ciencia e Tecnologia. As areas de atuacao sao em Antropologia Social (Etnologia Indigena) e Botanica. A remuneracao total e' de R$5.247,10 e o periodo de inscricoes e' de 02/10/2008 a 31/10/2008. Mais informacoes em http://www.museu-goeldi.br/concursos.html.



2. Premio Territorios Quilombolas


O Ministerio do Desenvolvimento Agrario lancou a edicao 2008 do Premio Territorios Quilombolas. Sao 15 premios, de ate' R$3.000, para a producao de ensaios e redacoes em tres categorias: ensaios academicos (para pesquisadores das areas de Ciencias Humanas, Sociais, Juridicas, Agrarias e afins), ensaios para tecnicos que trabalham com as comunidades quilombolas e redacao com relatos de experiencias e memorias. Os textos deverao ser ineditos e devem ser entregues ate' 15/1/2009. Mais informacoes e formularios de inscricoes sao encontrados nos sites do Ministerio do Desenvolvimento Agrario (http://www.mda.gov.br), do Programa de Promocao de Igualdade de Genero Raca e Etnia ( http://www.mda.gov.br/aegre), no Portal NEAD (http://www.nead.gov.br) e das instituicoes parceiras (http://www.abant.org.br; http://www.anpocs.org.br; e http://www.mulheresnegras.org/abpn).



3. Ciclo de Palestras Leslie Bethell/CPDOC-FGV


O Programa de Pos-Graduacao em Historia, Politica e Bens Culturais do CPDOC/FGV convida para o Ciclo de Palestras intitulado "Brasil na historia global dos seculos XIX e XX", ministrado por Leslie Bethell. Os encontros acontecerao nos dias 3/9, 17/9, 8/10, 22/10, 5/11 e 19/11 (quartas-feiras), das 17 horas 'as 18h30min. Mais informacoes em http://www.cpdoc.fgv.br.



4. VII Graduacao em Campo - seminarios de antropologia urbana/USP


O Nucleo de Antropologia Urbana (NAU) da USP, com o apoio do Departamento de Antropologia e a Pro-Reitoria de Graduacao, realiza entre os dias 8 e 11/9/2008 o VII Graduacao em Campo - seminarios de antropologia urbana em ciencias sociais. O evento tera' sessoes de posteres, apresentacoes orais e mini-cursos. Mais informacoes em htpp://www.n-a-u.org.br.



5. Selecao para Mestrado e Doutorado/FGV e UFMT


- O Programa de Pos-Graduacao em Historia, Politica e Bens Culturais, do Centro de Pesquisa e Documentacao de Historia Contemporanea do Brasil (CPDOC) da FGV, abre edital de exame do selecao para Mestrado Academico e Profissional e Doutorado em Historia, Politica e Bens Culturais. As inscricoes vao ate' 15/10/2008. Mais informacoes em http://www.cpdoc.fgv.br.


- O Instituto de Educacao da Universidade Federal de Mato Grosso abre inscricoes a partir de 1/10/2008 para 55 vagas de Mestrado e 10 de Doutorado, distribuidas conforme as linhas de pesquisa. Sao algumas das linhas de pesquisa: Culturas escolares e linguagens; Cultura, memoria e teoria em Educacao; Movimentos sociais, politica e educacao popular. Mais informacoes em http://www.ufmt.br.



6. III Seminario Politicas Culturais: reflexoes e acoes/Casa de Rui Barbosa


A Fundacao Casa de Rui Barbosa convida para o III Seminario Politicas Culturais: reflexoes e acoes, a realizar-se nos dias 24, 25 e 26/9/2008. As inscricoes sao gratuitas e havera' certificado de participacao. Mais informacoes em http://www.casaruibarbosa.gov.br.



7. Seminario Religiao e Sexualidade na Contemporaneidade/UFRJ


O "Seminario Religiao e Sexualidade na Contemporaneidade" faz parte do projeto de pesquisa "Homofobia e violencia: um estudo sobre os discursos e acoes de liderancas religiosas em relacao aos GLTB", implementado pela Escola de servico Social, e sera' realizado no Salao Dourado do Forum de Ciencia e Cultura da UFRJ, Campus Praia Vermelha, das 9 horas 'as 17 horas dos dias 24 e 24/9/2008. As inscricoes para o seminario poderao ser feitas ate' o dia 20/9/2008 pelo e-mail diversidadesexual@ess.ufrj.br. Mais informacoes pelo mesmo e-mail ou pelo tel.: 3873-5401.



8. II Seminario Politicas Sociais e Cidadania/Salvador, BA


Estudantes de pos-graduacao, mestres e doutores interessados em apresentar pesquisa na area de politicas sociais, novas conformacoes da protecao social, politicas e gestao de saude e de educacao, o desafio do envelhecimento da populacao para as politicas sociais, juventudes, genero e participacao politica, participacao social e democracia no II Seminario Politicas Sociais e Cidadania, a ser realizado de 19 a 21/11/2008, tem ate' o dia 15/9/2008 para enviar seus trabalhos. O evento esta' sendo organizado pela Universidade Catolica de Salvador (UCSal). Mais informacoes em http://pos.ucsal.br/politicas



9. I Seminario Sobre Povos Tradicionais, Fronteiras e Geopolitica na America Latina/UFAM


O "I Seminario Sobre Povos Tradicionais, Fronteiras e Geopolitica na America Latina: uma proposta para Amazonia" sera' realizado o periodo de 23 a 26/9/2008, no auditorio Rio Solimoes/ICHL da Universidade Federal do Amazonas. As inscricoes para participar do evento encerrarao no dia 10/9 e devem ser efetuadas pelo e-mail dan@ufam.edu.br. Mais informacoes em http://www.ufam.edu.br.



10. Seminario Democracia e Debate/UFRGS


O Programa de Pos-Graduacao em Ciencia Politica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, promove o Seminario Nacional de Ciencia Politica da UFRGS - Democracia em Debate entre os dias 3 e 5/9/2008. Inscricoes e programacao no site http://www6.ufrgs.br/cienciapolitica/democraciaemdebate/index.php.



11. Seminario Homens, Genero e Politicas Publicas/Recife, PE


Estao abertas as incricoes de trabalhos, ate' dia 5/9/2008, para o "Seminario Homens, Genero e Politicas Publicas". O Instituto PAPAI, Nucleo de Pesquisas em Genero e Masculinidades (Gema/UFPE), Instituto Promundo, Nucleo Margens/UFSC sao os responsaveis pela organizacao do seminario. Nao ha' necessidade de que os trabalhos sejam ineditos. Mais informacoes em http://www.papai.org.br/homens.



12. Seminario Juventude e Movimento Estudantil em 1968/UFPE


O Seminario Juventude e Movimento Estudantil em 1968 acontecera' dias 4 e 5/9/2008, no Auditorio do Programa de Pos-Graduacao em Ciencia Politica, 14º andar, CFCH/Universidade Federal de Pernambuco. Mais informacoes em http://sejarealistapecaoimpossivel.blogspot.com/2008/08/seminrio-juventude-e-movimento.html.



13. Congresso Internacional Estudos sobre o Imaginario/UFPE


O XV Ciclo de Estudos sobre o Imaginario - Congresso Internacional tem como tema o "Imaginario do Envolvimento / Desenvolvimento" e sera' realizado de 7 a 10/10/2008, em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco. Segundo a organizacao do evento, " o objetivo geral deste Ciclo de Estudos sobre o Imaginario e' discutir, a partir das dimensoes simbolicas, arquetipicas e miticas, as relacoes entre estes dois termos relativos 'as diversas alternativas de organizacao socio-economicas ambientais". Mais informacoes em http://www.ufpe.br/imaginario/ciclo2008/br/tema-br.html.



14. Congresso Sociedade Civil Global: Encontros e Confrontos/UCAM


A Universidade Candido Mendes organiza o "IX Congresso da Associacao Latino Americana de Estudos Africanos e Asiaticos no Brasil (ALADAA-B) - Sociedade Civil Global: Encontros e Confrontos" entre os dias 25 e 27/9/2008. A UCAM se localiza na Praca Pio X, 7, Candelaria - Centro ¿ Rio de Janeiro. Mais informacoes em http://www.aladaab.com.br/.



15. XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais/Caxambu, MG


A Associacao Brasileira de Estudos Populacionais promove o XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, que tem como tema "As Desigualdades Socio-Demograficas e os Direitos Humanos no Brasil". O evento sera' realizado em Caxambu, Minas Gerais, entre os dias 29/9 e 3/10/2008. Mais informacoes em http://www.abep.org.br.



16. II Coloquio Festas e Sociabilidades/UFRN


O CEFET-RN e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte convidam para o II Coloquio de Festas e Sociabilidades, que sera' realizado entre os dias 10 e 12/9/2008, no Centro de Ciencias Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFRN. O evento contara' com mesas redondas, video-conferencias, grupos de trabalho, conferencias e mostra de documentarios. Mais informacoes em http://www.cchla.ufrn.br/2festas/.



17. XIV Semana de Planejamento Urbano e Regional


A XIV Semana de Planejamento Urbano e Regional, organizada pelo IPPUR/UFRJ, sera' realizada entre os dias 22 e 26/9/2008, no Auditorio do IPPUR, Predio da Reitoria, Cidade Universitaria. As atividades acontecerao desde 9 horas ate' 'as 18 horas. Mais informacoes em http://www.ippur.ufrj.br.



18. Oficina Mensal de Planejamento Urbano e Regional/UFRJ


O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ convida para Oficina Mensal de Planejamento Urbano e Regional, que acontecera' no dia 1/9/2008, a partir das 9h30min. no Edificio da Reitoria ¿ 5º Andar, Auditorio do IPPUR - Cidade Univsersitaria/Campus do Fundao. O evento sera' dividido em mesas redondas. Mais informacoes em http://www.ippur.ufrj.br.



19.Palestras/UFRJ, UFJF, IUPERJ e Arquivo Geral da Cidade do RJ


- O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro promove a palestra "O Rio de Joao e o Joao do Rio - Identidade, autoria e urbanidade na belle epoque carioca" de Julia Galli O'Donnell, dia 3/9/2008, 'as 15 horas. O Arquivo Geral fica na Rua Amoroso Lima, 15, Cidade Nova. Mais informacoes em http://www.rio.rj.gov.br/arquivo/.


- "Conversao, hierarquia e sincretismo: valor e descontinuidade radical na globalizacao do cristianismo pentecostal" e' o titulo da palestra de Joel Robbins (University of California, San Diego), promovida pelo Programa de Pos-Graduacao em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ, a realizar-se dia 4/9/2008, 'as 14 horas, na Sala de Reunioes do PPGAS - Castro Faria. Mais informacoes em http://www.ppgasmuseu.etc.br.


- O Programa de Pos-Graduacao em Ciencia da Religiao da Uiversidade Federal de Juiz de Fora (MG) convida para palestra publica de Michael Pye (Universidade Otani, Kyoto - Japao) sobre Religioes Japonesas, no Auditorio da Faculdade de Letras, dia 10/9/2008, 'as 20 horas. Mais informacoes em http://www.ppcir.ufjf.br.


- o Instituto Universitario de Pesquisa do Rio de Janeiro (IUPERJ) e o Forum de Teoria Politica e Social convidam para palestra "Liberalismo Igualitario", de Alvaro de Vita, dia 26/9/2008, 'as 14 horas. Mais informacoes em http://www.iuperj.br.


- "Em defesa da moral e dos bons costumes: transformacoes comportamentais e censura de periodicos no regime militar (1964-1985)" e' o titulo da palestra de Adrianna Cristina Lopes Setemy, a realizar-se dia 10/10/2008, 'as 15 horas, no Arquivo Geral da Cidade do RJ (Rua Amoroso Lima, 15, Cidade Nova). Mais informacoes em http://www.rio.rj.gov.br/arquivo/.



20.Lancamento de livros


- O Observatorio das Metropoles, o IPES (Programa de Investigacion sobre Integracion, Pobreza y Exclusion Social) e a Letra Capital Editora convidam para o lancamento do livro "A cidade contra a escola? Segregacao urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades na America Latina", dos organizadores Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro e Rubem Kaztman, no dia 2/9/2008, a partir das 18h30min, na Livraria Museu da Republica, 153, Museu da Republica - Catete, Rio de Janeiro.


- O livro de Amaro Lins, "Juventude e movimento estudantil: ontem e hoje", sera' lancado dias 4 e 5/9/2008, durante o durante o Seminario Juventude e Movimento Estudantil em 1968, na Universidade Federal de Pernambuco. Mais informacoes em http://sejarealistapecaoimpossivel.blogspot.com/2008/08/prefcio-do-livro-juventude-e-movimento.html.


- "De que Joao Pessoa tem medo? Uma abordagem em antropologia das emocoes" de Mauro Guilherme Pinheiro Koury foi lancado pela Editora Universitaria UFPB.


- A Editora UFMG e a Livraria da Travessa lancaram o livro "Especies de espaco: territorialidades, literatura, midia", dos organizadores Izabel Margato e Renato Cordeiro Gomes.



21.Revista/Lancamento e chamada para artigos


- Foi lancado o segundo numero da revista eletronica Desigualdade & Diversidade ¿ Revista de Ciencias Sociais (PUC-Rio), com o Dossie Desigualdades no Brasil: agendas e perspectivas, que pode ser acessado em http://publique.rdc.puc-rio.br/desigualdadediversidade/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home.


- A Revista Brasileira de Ciencia Politica, vinculada 'a Pos-Graduacao em Ciencia Politica da Universidade de Brasilia, recebe artigos e resenhas ate' o dia 15/12/2008, para o dossie "Genero e Politica", a ser lancado em 2009. Os artigos podem contemplar outros temas, sendo encaminhados para a "Secao Livre" da revista. Os trabalhos devem ter entre 6 e 10 paginas, Times New Roman, tamanho 12, espaco 1,5 e devem ser enviados para o e-mail rbcp@unb.br.


- A Revista Brasileira de Sociologia da Emocao (RBSE) recebe artigos e resenhas em portugues, espanhol, frances, ingles e italiano de forma continuada para seus proximos numeros. Mais informacoes em http://www.cchla.ufpb.br/rbse/Index.html ou atraves do e-mail grem@cchla.ufpb.br.


- A Revista Perseu: Historia, Memoria e Politica abriu chamada de artigos ate 19/12/2008 para o seu terceiro numero, cujo dossie versara' sobre "Anistia e Diretas-Ditadura e Democracia". Mais informacoes em http://www2.fpa.org.br/portal/modules/news/index.php?storytopic=1725.



-------------------------------------------
* CIENCIAS SOCIAIS, HISTORIA E ARQUIVOLOGIA*
► Leia mais...

Chamada para artigos Revista História (UNESP)


CHAMADA DE ARTIGOS

O Conselho Editorial da Revista História, publicação da UNESP, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", informa os temas de Dossiê e as data limite para submissão de colaborações, na forma de artigos, resenhas e traduções para os volumes 27 (2), de 2008, e 28 (1 e 2), de 2009.

Os Dossiês, com suas datas limites, são os seguintes:

- Patrimônio Histórico (volume 27, n. 02, 2008), até 31 de outubro de 2008;
- Império Português (volume 28, n. 01, 2009), até 30 de maio de 2009;
- História, Direito e Justiça (volume 28, n. 02, 2009), até 28 de agosto de 2009.

Além de material para os dossiês a revista recebe também colaborações sobre outros temas historiográficos.

As normas para publicação estão disponíveis no site do SCIELO , http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0101-9074&lng=en&nrm=iso , e o e-mail para envio é revistahistoria@unesp.br
► Leia mais...

Chamada para artigos Revista História (UNESP)


CHAMADA DE ARTIGOS

O Conselho Editorial da Revista História, publicação da UNESP, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", informa os temas de Dossiê e as data limite para submissão de colaborações, na forma de artigos, resenhas e traduções para os volumes 27 (2), de 2008, e 28 (1 e 2), de 2009.

Os Dossiês, com suas datas limites, são os seguintes:

- Patrimônio Histórico (volume 27, n. 02, 2008), até 31 de outubro de 2008;
- Império Português (volume 28, n. 01, 2009), até 30 de maio de 2009;
- História, Direito e Justiça (volume 28, n. 02, 2009), até 28 de agosto de 2009.

Além de material para os dossiês a revista recebe também colaborações sobre outros temas historiográficos.

As normas para publicação estão disponíveis no site do SCIELO , http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0101-9074&lng=en&nrm=iso , e o e-mail para envio é revistahistoria@unesp.br
► Leia mais...