Comissão aprova projeto que torna o rio Ribeira patrimônio ambiental e cultural

sábado, 18 de outubro de 2008


Comissão aprova projeto que torna o rio Ribeira patrimônio ambiental e cultural

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou na última
quarta-feira (8) o Projeto de Lei 3436/08, do deputado Ivan Valente (Psol-SP), que torna o rio Ribeira de Iguape patrimônio histórico, cultural e ambiental do Brasil. Localizado nas regiões Sul e Sudeste, o Vale do Ribeira possui o maior e mais contínuo remanescente da Mata Atlântica, com mais de 2,1 milhões de hectares de floresta.

Ivan Valente lembra que a conservação dessa floresta e a sobrevivência da
população local dependem do rio Ribeira de Iguape. A população local é composta principalmente por comunidades quilombolas, caiçaras, índios, pescadores e pequenos produtores rurais. Os caiçaras, por exemplo, sobrevivem da pesca, realizada de modo primitivo e com baixo impacto ambiental. Por isso, explica o parlamentar, qualquer alteração significativa na vazão ou na qualidade das águas do rio podem gerar um grande impacto à população.

O parlamentar ressalta ainda que a preservação do rio é importante para o turismo local, que se encontra em expansão. O Vale do Ribeira abriga um dos maiores complexos de cavernas do Brasil. São 273 cavidades naturais cadastradas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia. "Boa parte do turismo nos municípios de Iporanga e Apiaí se deve a existência dessas cavernas", explica Valente.

Ao sugerir a aprovação da matéria, o relator, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), lembrou que o projeto proíbe a instalação de obras ou empreendimentos que venham alterar significativamente as condições naturais do rio.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania
► Leia mais...

Leonor Freire Costa - Palestra Antônio Vieira


Vieira no "Portugal Restaurado": leitura de um testemunho.
Leonor Freire Costa - Universidade Técnica de Lisboa.

24/10, próxima 6a, às 14 horas, Bloco O, 5o andar, sala 1 da pós - Auditório da Pós.
Gratuita e não precisa inscrição anterior.
► Leia mais...

Indicação de fontes primárias


Grande parte dos documentos relacionados ao Conselho Ultramarino estão no Arquivo Histórico Ultramarino em Portugal.
Em todas as grandes bibliotecas do Rio de Janeiro podemos encontrar os arquivos digitalizados e microfilmados e agora não é mais necessário ir até Portugal para estudá-los.
► Leia mais...

Minha primeira aula na Pós Graduação


Adorei!!! Hoje foi o primeiro dia da minha aula na pós graduação de História do Brasil na UFF. Hoje a primeira aula foi sobre Leitura e escrita, uma aula para nos ajudar nas resenhas que teremos entregar durante o curso, foi com o professor doutor Guilherme Pereira das Neves. Ele é um professor bem legal e a aula não foi nada "massante". Ele nos forneceu uma apostila e as primeiras coisas que lemos foram poemas, amei! Depois nos 'apresentou' a resenha de um livro, para termos idéia do que se trata, e pela resenha feita pela prof. drª Anita Waingort Novinski, sobre o livro Moinho, esmola, moeda, limão: conversa em família de Bolívar Lamounier. Pela resenha... eu indico rsrsrs
Quando voltamos do almoço, a segunda aula foi com a professora doutora Maria Fernanda Baptista Bicalho, que deu uma aula 'animada' pra quem estava lá num dia de sábado, depois do almoço e chuvoso... sobre o Conselho Ultramarino, pois precisamos voltar a eles para entender nosso processo de colonização.
Terminamos às 17h cansados... mas felizes
► Leia mais...

Indicação de comunidade no ORKUT


Ótima comunidade no ORKUT sobre história:

http://www.orkut.com.br/Main#community.aspx?cmm=48141425
► Leia mais...

Originais de Thomas Hobbes e outros


► Leia mais...

Revista Reflexões - Chamada de trabalhos


A Revista Reflexões, publicação do corpo discente da graduação em História da UEL, abre chamada de trabalhos para seu primeiro número.

Nossa proposta é constituir um espaço onde os alunos de graduação em História possam publicar seus trabalhos, de forma que (1) contribuam para a discussão historiográfica e (2) entrem em contato com outras pesquisas desenvolvidas em outros lugares do país. Assim, esperamos proporcionar um ambiente de troca de experiências e de verdadeiro exercício para os novos pesquisadores que estão sendo formados nas mais diversas universidades do país. A revista terá periodicidade semestral, publicada em suporte eletrônico.

Para publicação no primeiro número, as contribuições deverão ser enviadas até 12 de abril de 2009, seguindo as normas especificadas no site, para o e-mail trabalhos@reflexoesuel.com.br.
O dossiê temático do primeiro número será "Memória"; além do dossiê, também serão aceitos artigos de tema livre, resenhas, traduções e entrevistas.

Para publicação no segundo número, as contribuições deverão ser enviadas até 9 de agosto de 2009, seguindo as normas especificadas no site, para o e-mail trabalhos@reflexoesuel.com.br.
O dossiê temático do segundo número será "Identidade"; além do dossiê, também serão aceitos artigos de tema livre, resenhas, traduções e entrevistas.

Mais detalhes, as normas de publicação e outras informações pertinentes estão disponíveis em nosso site (www.reflexoesuel.com.br), e em caso de qualquer dúvida, basta enviar um e-mail para contato@reflexoesuel.com.br.

Agradecemos a atenção e aguardamos ansiosamente as contribuições.

Atenciosamente,
Conselho Editorial.
► Leia mais...