Curso 'Políticas de Imigração no Brasil' no IPPUR-UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil)

terça-feira, 1 de março de 2011


O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR-UFRJ) estará oferecendo de 01/03 a 11/05 o curso "Políticas de Imigração no Brasil", nos níveis de mestrado e doutorado.

O curso é aberto tanto a alunos internos quanto externos ao instituto, e maiores informações quanto a inscrição na disciplina podem ser obtidas no site http://www.ippur.ufrj.br/ (ver abas "Ensino" e "Disciplinas oferecidas")

e nos e-mails secretariaensino@gmail.com ou secretariaensino@ippur.ufrj.br ,

O plano de curso se encontra abaixo. O programa completo, com bibliografia a ser utilizada, poderá ser consultado em breve no site do IPPUR, ou através de pedido ao e-mail NIEM.migr@gmail.com   

A aula de apresentação do curso será na próxima quarta feira, dia 2, às 13:00.

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Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional

Disciplina: Políticas de Imigração no Brasil (código PRU 718, "Migrações e Territorialidades: Políticas de Imigração no Brasil")

(optativa - mestrado e doutorado) 

Professor: Helion Póvoa Neto

Período: 1º Semestre - 1º Bimestre 2011

Carga horária: 40 horas

Horário: quartas feiras, das 13:00 até 17:00

Ementa:

Recuperação histórica das políticas quanto a imigrantes, refugiados e estrangeiros, desde o século XIX, destacando os diferentes contextos, ênfases temáticas e objetivos do estado brasileiro em cada período


Objetivo:

Recuperar uma história das políticas de imigração no Brasil até o presente, entendendo tais políticas em sentido amplo, de modo a incluir aquelas voltadas aos processos de povoamento, de formação do mercado de trabalho, de recepção a refugiados e estrangeiros em geral, destacando as relações com os processos de urbanização e desenvolvimento regional e privilegiando, conforme os períodos históricos analisados, determinados grupos nacionais e/ou étnicos, assim como determinadas ênfases de política de estado

Apresentação:

Os estudos sobre políticas de imigração no Brasil, embora contem com literatura abundante e trabalhos de grande qualidade, podem ser caracterizados, no seu conjunto, como de natureza fragmentada, dificultando uma visão abrangente das referidas políticas. Existem algumas áreas de concentração nesta literatura disponível, que do ponto de vista histórico e cronológico privilegiam o período em que predomina uma política de estado ativa na atração de trabalhadores estrangeiros, especialmente de meados do século XIX até a Segunda Guerra. Há também um privilégio às regiões que foram objeto mais claro desta política, especialmente o sul do país e o estado de São Paulo. A literatura existente enfatiza, ainda, a imigração dita econômica, voltada aos processos de povoamento e de formação do mercado de trabalho capitalista, cobrindo a recepção de refugiados e exilados principalmente com relação a determinados grupos étnicos e nacionais.

O curso busca oferecer uma visão histórica abrangente das políticas de estado voltadas ao controle sobre o ingresso e o estabelecimento de imigrantes, refugiados e estrangeiros em geral no Brasil, atentando para as preferências oficiais quanto aos objetivos de política e os debates em torno de tais preferências, sempre dentro de cada contexto histórico analisado.

Existe a preocupação de contornar o problema dos "claros" na literatura disponível, deslocando o interesse rumo a processos e momentos com menor cobertura bibliográfica, como as políticas quanto a refugiados e as ações de estado no período posterior aos anos 1950. Assim mesmo, será mantida a análise das temáticas "clássicas" da literatura sobre políticas imigratórias brasileira, assim como os períodos históricos já privilegiados, de modo a permitir uma visão sobre o período mais recente à luz das políticas anteriores.

Programa:

1ª aula (2 de março): Apresentação dos conteúdos e da dinâmica do curso

2ª aula (16 de março): Políticas de imigração e povoamento do território a partir do século XIX

3ª aula (23 de março): "Braços para a lavoura", mercado de trabalho e industrialização (1870-1930) 

4ª aula (30 de março): Políticas de restrição a partir dos anos vinte: dos imigrantes necessários aos "indesejáveis"

5ª aula (6 de abril): Nacionalismo, etnicidade e controle dos imigrantes: o Estado Novo

6ª aula (13 de abril): O pós-guerra: economia e imigração

7ª aula (20 de abril): Os "portadores de más notícias": políticas de acolhimento para exilados e refugiados (do pós-guerra aos anos setenta)

8ª aula (27 de abril): Autoritarismo, lei de estrangeiros e "não-política" de imigração (o período da ditadura militar)

9ª aula (4 de maio): Política de imigração para os "novos estrangeiros": o debate a partir dos anos noventa

10ª aula (11 de maio): Acolhimento a refugiados e projeção internacional do Brasil no século XXI

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ARTIGO Uma história brasileira - Moacyr Scliar


Uma história brasileira

O escritor gaúcho Moacyr Scliar, falecido na madrugada do último domingo 27, colaborou por diversas vezes nas revistas Carta na Escola e Carta Fundamental, ambas editadas por CartaCapital. Abaixo, "Uma história brasileira", em que Scliar fala de sua admiração pela obra Cazuza, de Viriato Corrêa, que marcou sua juventude.

Uma história brasileira

Cazuza, o best seller do maranhense Viriato Corrêa, é um livro de histórias comoventes, e reais, que mostram personagens típicos do Brasil

Entre os livros juvenis que os meninos de minha geração liam está um verdadeiro clássico da ficção brasileira: Cazuza, do maranhense Viriato Corrêa. É um livro que teve incontáveis edições. Já não tenho o exemplar original, mas a cópia que comprei em 1982, da Companhia Editora Nacional, é da trigésima edição. Um best seller, portanto. O que é explicável, em primeiro lugar pelo perfil do autor. Manuel Viriato Corrêa Baima do Lago Filho (Pirapemas, Maranhão, 1884 – Rio de Janeiro, 1967) foi jornalista, contista, romancista, dramaturgo, autor de crônicas históricas e de livros infanto-juvenis e político. Sabia, portanto, como atingir o público. E tinha um profundo conhecimento da realidade brasileira. Fez seus primeiros estudos em São Luís do Maranhão, começou o curso de Direito no Recife, mas, como era habitual então, acabou por se radicar no Rio de Janeiro, para onde foi a pretexto de se formar advogado. O que não aconteceu. Logo aderiu à intelectualidade boêmia da época e começou a trabalhar em jornalismo, no Correio da Manhã, no Jornal do Brasil, em O Malho e também na famosa O Tico-Tico, publicação infantil.

Antes de Cazuza, Viriato publicou Minaretes (1903), um livro de contos, História do Brasil para Crianças e As Belas Histórias da História do Brasil. Mas sucesso mesmo ele obteve com Cazuza, lançado em 1938, ano em que entrou na Academia Brasileira de Letras, e inspirado em cenas de sua infância em São Luís do Maranhão. Cazuza refletia a clara influência de um livro que Viriato Corrêa tinha lido com entusiasmo e que foi sucesso na Itália (onde até hoje é leitura recomendada nas escolas) e no mundo inteiro: Coração (Cuore), de Edmondo De Amicis, cujo centenário de falecimento, como o de Machado de Assis, ocorre neste ano. Nascido em 1846, De Amicis cursou a Academia Militar de Modena, tornou-se oficial do Exército italiano e participou em algumas batalhas. A Unificação da Itália estava em curso, então, e o espírito patriótico encontrava-se no auge, o que aparece no romance, redigido sob a forma de diário do garoto (10 anos) Enrico Bottini e refletindo seu relacionamento com os pais, com os colegas de escola, com os professores. Cuore obteve uma repercussão comparável à de Pinóquio, ou às obras de Dickens e de Mark Twain.

Cazuza também consta de uma série de narrativas, que nos vão apresentando vários personagens típicos do interior do Brasil: o próprio Cazuza, o Pata-Choca, Dona Janoca, a diretora da escola, o velho Mirigido, Jorge Carreiro. E aí se sucedem as lições de moral. Estimulado pelo amigo Ninico da Totonha, Cazuza resolve caçar passarinhos. Perseguido por estes, tropeça num cipó, cai sobre uma casa de marimbondos, é picado e fica cheio de calombos. Resultado: passa duas semanas de cama, gemendo. E o que diz a mãe, a quem ele desobedecera? "Foste castigado por duas faltas. Uma a maldade de querer tolher a liberdade alheia; outra a desobediência aos meus conselhos. Deus não gosta dos meninos maus e desobedientes."

Ranço moralista à parte, o livro é encantador. Há histórias comoventes, e reais, como a do líder abolicionista Luís Gama, mulato, filho de uma negra quitandeira e de um fidalgo português, jogador contumaz. Na ânsia de obter dinheiro para o jogo, o pai acaba vendendo o próprio filho como escravo. Mas Luís Gama, menino corajoso, inteligente, foge da casa onde é escravo, entra no Exército, educa-se, pratica advocacia e torna-se um grande abolicionista. É este o exemplo que o professor de Cazuza cita para o relapso aluno Veloso (leia abaixo).

Veloso e a história de Luís Gama

"O professor calou-se por um instante. Voltou-se depois para o Veloso e disse:

– Sua pobreza e suas dificuldades, ao lado da pobreza e das dificuldades de Luís Gama, são gotas d'água comparadas com o mar. A sorte algemou Luís Gama de todas as maneiras. Deu-lhe aquele pai infame. Deu-lhe a extrema pobreza. Deu-lhe até a desgraça da escravidão. E no entanto Luís Gama quebrou essas algemas, estudou, e instruiu-se. Por quê? Porque teve força de vontade.

E, de dedo apontado para o Veloso:

– Você não estuda porque não quer!"

Cazuza, Cia. Editora Nacional, pág. 195

Leia também as outras contribuições de Moacyr Scliar para Carta na Escola e Carta Fundamental

O Brasil e suas epidemias

À mestra Clarice com carinho

10 livros para esquecer a escola

 

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Curso sobre a História da França: Faisões, perucas e intrigas - Um retrato da corte francesa


A IMAGEM CULTURAL tem o prazer de convidá-lo para o curso sobre a História da França: Um retrato da corte francesa

Com a professora Cristina Melo (Historiadora e Historiadora da Arte)


Informações e inscrições:

Imagem Cultural

21 2220-5243/ 8108-9390

www.imagemcultural.com
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CHAMADA DE TRABALHOS - Sæculum - Revista de História n. 24 (2011.2) - História e Africanidades


SAECULUM

Sæculum - Revista de História
Chamada de Trabalhos - n. 24 (2011.2)
Dossiê: História e Africanidades

Prazo Final para o envio de trabalhos: 30 de setembro de 2011

Sæculum - Revista de História, periódico impresso e com acesso aberto pela web, publicado pelo Departamento de História e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (DH/PPGH/CCHLA/UFPB), classificado no estrato B2 da área de História pelo Qualis Periódicos da Capes, abre chamada de trabalhos para a publicação de sua edição de n. 24 (segundo semestre de 2011), com o dossiê História e Africanidades, que será organizado pela Profª Dra. Solange Pereira da Rocha e pelo prof. Dr. Elio Chaves Flores, ambos docentes do PPGH-UFPB.
A revista também recebe artigos, resenhas, relatos de pesquisa, transcrições de documentos e entrevistas em fluxo contínuo, tratando de temas não contemplados no dossiê.
O prazo final para o envio de textos é 30 de setembro de 2011, com previsão de publicação até dezembro de 2011. Os trabalhos devem ser enviados em CD-ROM (compatível com padrão IBM PC), seguindo as normas editoriais disponíveis no sítio eletrônico da revista (http://www.cchla.ufpb.br/saeculum/)
, além de duas cópias impressas e sem identificação do autor para:


Comissão de Editoração - Sæculum - Revista de História
Programa de Pós-Graduação em História
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Universidade Federal da Paraíba
Conjunto Humanístico - Bloco V  - Campus I
Cidade Universitária
Castelo Branco 
João Pessoa - PB
CEP 58.051-970  Brasil
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CHAMADA DE TRABALHOS - Sæculum - Revista de História n. 23 (2011.1)


SAECULUM

Sæculum - Revista de História
Chamada de Trabalhos - n. 23 (2011.1)
Dossiê: História e Culturas Políticas

Prazo Final para o envio de trabalhos: 31 de maio de 2011

Sæculum - Revista de História, periódico impresso e com acesso aberto pela web, publicado pelo Departamento de História e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (DH/PPGH/CCHLA/UFPB), classificado no estrato B2 da área de História pelo Qualis Periódicos da Capes, abre chamada de trabalhos para a publicação de sua edição de n. 23 (primeiro semestre de 2011), com o dossiê História e Culturas Políticas, que será organizado pela Profª Dra. Serioja Mariano e pelo prof. Dr. Raimundo Barroso Cordeiro Jr., ambos docentes do PPGH-UFPB.
A revista também recebe artigos, resenhas, relatos de pesquisa, transcrições de documentos e entrevistas em fluxo contínuo, tratando de temas não contemplados no dossiê.
O prazo final para o envio de textos é 31 maio de 2011, com previsão de publicação até agosto de 2011. Os trabalhos devem ser enviados em CD-ROM (compatível com padrão IBM PC), seguindo as normas editoriais disponíveis no sítio eletrônico da revista (http://www.cchla.ufpb.br/saeculum/)
, além de duas cópias impressas e sem identificação do autor para:


Comissão de Editoração - Sæculum - Revista de História
Programa de Pós-Graduação em História
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Universidade Federal da Paraíba
Conjunto Humanístico - Bloco V  - Campus I
Cidade Universitária
Castelo Branco 
João Pessoa - PB
CEP 58.051-970  Brasil
Maiores Informações
E-mail: saeculum@cchla.ufpb.br
Web: http://www.cchla.ufpb.br/saeculum/
     
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I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS MEDIEVAIS - PUC GO


I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS MEDIEVAIS E I ENCONTRO DO GEPEM (GRUPO DE  ESTUDOS E PESQUISAS DO MEDIEVO) DA PUC-GO - "ENTRE A HISTÓRIA E A  HISTORIOGRAFIA"
 
11 A 13 DE ABRIL DE 2011
Área II da PUC-GO, Goiânia - Goiás - Brasil
www.pucgoias.edu.br/estudosmedievais  
 
Inscrições
Inscrições:
02/02/2011 a 05/04/2011
*Valores – De 02/02/2011 a 14/03/2011
Público ouvinte- 30,00
Participantes das comunicações coordenadas (apresentação de trabalho)- 45,00
*Valores – De 15/03/2011 a 05/04/2011
Público ouvinte- 35,00
Participantes das comunicações coordenadas (apresentação de trabalho)- 55,00
Somente serão aceitos trabalhos relativos a pesquisas sobre a Antiguidade e o  Medievo.
 
Para solicitar sua ficha de inscrição, envie um email para: estudosmedievaispucgo@hotmail.com e aguarde o recebimento do formulário.

Organização do Evento
Coordenação Geral:
 
Adriana Vidotte (UFG)
Armênia Maria de Souza (UFG)
Cleusa Teixeira de Souza (Mestrado em História- UFG)
Dirceu Marchini (GEPEM/ PUC- GO)
Eduardo José Reinato (Coordenador do Mestrado em História- PUC-GO)
João Bosco Ferreira Brandão (UFG)
Maria Madalena Queiroz (Coordenadora do curso de História- PUC- GO)
Paulo Yoke (GEPEM/PUC-GO)
Renata Cristina de S. Nascimento (PUC-GO/UEG/UFG-  Campus de Jataí))
Simone Cristina Schmaltz  (PUC-GO)
 

Fonte: [historiacultural]

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