Macapá e sua história

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007


Como eu tinha prometido, resolvi voltar ao assunto sobre Macapá.
Vi uma reportagem no RJTV com o carnavalesco Alexandre Louzada da escola de samba Beija-Flor. Nela ele falava das coincidências entre sua escola e a história da capital do Amapá. Ele então, começou a falar dessa história, que estudou mais de perto, para nos contar através do seu enredo e que aqui reproduzo, pois acho um absurdo, brasileiros como somos, não conhecermos nada da história de uma capital brasileira.
A Bacabeira deu origem ao nome da cidade. Lá encontram-se a cerâmica cunani-maracá, de uma civilização que floresceu há 12 mil anos. Pensa só, tivemos uma civilização aqui a 12 mil anos e nada sabemos dela, pelo menos aqui no sudeste.
Além disso uma fortaleza, talvez a mais bem conservada de todo o território brasileiro, a fortaleza de São José de Macapá, marco de fundação da cidade e nunca ouvi falar.
Isso tudo e eu nem suspeitava. Agora que eu virei universitária novamente, vou me manter melhor informada e... informar vocês também.
► Leia mais...

Morre Dom Pedro Gastão de Orleans e Bragança


Aos 94 anos, em Espanha, morre aquele que causou polêmica ao reinvidicar o trono brasileiro.
Ele era neto da princesa Isabel e filho do filho mais velho dela, o Príncipe do Grão Pará.



fonte: Globo.com
► Leia mais...

A vinda da família real...


Comecei a ler um livro sobre a vinda da família real para o Brasil, estou ainda muito no começo. O livro foi escrito por um jornalista, compacta pesquisa feita por ele ao longo dos últimos 10 anos, está me parecendo muito interessante, o nome do livro é 1808.
Bom, mas o que me chamou atenção até agora é uma citação que ele faz logo no início, sobre o Museu da Quinta da Boa Vista. Ele descreve o Museu como uma casa velha, mal tratada, com os objetos de visitação espalhados ao acaso... Para falar a verdade, até muito pouco tempo atrás era isso mesmo! Tirando a parte que estão tentando organizar o acervo, o resto continua sendo verdade. Porém para uma carioca (como eu) ler isso em um livro falando da nossa história, foi duro, muito duro!
Como cidadã, fiquei muito indignada ao ser "lembrada" pelo autor que ali residiu o único soberano europeu que pisou no solo americano nas últimos quatro séculos e não há nem uma plaquinha sequer falando isso, ou alí era o banheiro, acolá a cozinha... Além disso, informações que nunca chegaram aos meus ouvidos e nem olhos, como saber que o prédio (extremamente mal tratado que hoje vemos) foi um palácio doado por grandes traficantes de escravos!
O que sabemos da nossa história? Descubro a cada dia, para não dizer a cada minuto (hoje vi uma reportagem de um carnavalesco falando sobre a cidade de Macapá, que me deixou de queixo caído, mas isso fica para um outro post)que não sei nada da nossa verdadeira História. Mas posso lhes dizer, que vou descobrir e partilhar com vocês, é só me acompanharem nessa caminhada!
► Leia mais...