Colóquio Ler, Escrever e Narrar na Idade Média

sexta-feira, 17 de abril de 2009


► Leia mais...

Revista Histórica – edição 35


Informamos que a publicação n. 35 da revista Histórica – publicação
on-line do Arquivo Público do Estado de São Paulo – já está disponível no
site www.historica.arquivoestado.sp.gov.br.
► Leia mais...

MEC e reitores definem quatro formas de adesão ao novo Enem


Achei a matéria interessante pois aqui muitos alunos vem pesquisar e precisam ficar atualizados. Espero poder ajudá-los.

Os membros da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o ministro da Educação, Fernando Haddad, definiram nesta sexta-feira, outras formas de adesão das instituições ao novo Enem. As universidades que aderirem ao novo Exame Nacional do Ensino Médio como processo seletivo unificado poderão utilizar o resultado da prova de quatro maneiras diferentes: como prova única, como primeira fase, combinado à nota do vestibular tradicional ou para seleção de estudantes para vagas remanescentes.

A proposta inicial do Ministério da Educação (MEC) era de que o Enem substituísse os vestibulares das universidades federais de todo o País. O ministro Fernando Haddad disse que cada instituição vai participar "da maneira que lhe é conveniente" e não acredita que essas quatro propostas prejudiquem a idéia inicial de unificação.

"Nós não podemos fazer o processo de maneira impositiva, há tradições a serem respeitadas e preocupações legítimas. Algumas que tiverem segurança e maturidade farão a adesão total, mas por que vedar a participação por outras metodologias? Seria autoritário e arbitrário usar apenas a fase única", argumentou.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Amaro Lins, durante toda a semana houve vários debates nas universidades sobre o assunto. Além da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que decidiu pela não adesão para 2010, a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) já se manifestaram pela adesão do Enem como prova única.

"Eu tenho conversado bastante com os reitores e encontrado uma visão muito otimista em relação à participação dentro do novo Enem nas diversas formas. As universidades ainda estão discutindo os detalhes. Há muito entusiasmo, mas as decisões serão tomadas dentro de algum tempo", afirmou.

Outra decisão tomada durante a reunião do comitê que está elaborando o novo Enem é a formação de comissões técnicas para elaboração da prova.

"Elas vão estabelecer as diretrizes do vestibular em cada uma das provas. Elas serão formadas por membros das sociedades científicas e das comissões de vestibulares das instituições federais, designadas pelos reitores", explicou o ministro.

Na próxima semana está marcada mais uma reunião do comitê. Para os dias 27 e 28 de abril está agendado um encontro entre os reitores na sede da Andifes.

Agência Brasil

Fonte: Terra
► Leia mais...