Entendendo o texto... HAOcid - Peloponeso

sábado, 23 de fevereiro de 2008


Peloponeso: O Peloponeso (em grego, Πελοπόννησος) constitui uma larga península no sul da Grécia, separada do continente pelo Istmo de Corinto.




Fonte: Wikipédia
► Leia mais...

Entendendo o texto... HAOcid - Indo-europeus


Indo-europeus: Os Indo-europeus são um conjunto de povos ou um suposto grupo étnico da Europa e da Ásia que falam línguas indo-europeias e possuem traços genéticos em comum, como o R1a.

É de notar que a classificação como indo-europeu refere-se apenas a matérias linguísticas, e não necessariamente a etnias ou culturas, embora traços genéticos como o R1a comprovem de facto a existência física de um povo que "invadiu" via migrações uma área imensa que vai do Noroeste da Europa até o Noroeste da China e Norte da Índia(Punjab).

Fonte: Wikipédia
► Leia mais...

Entendendo o texto... HAO - Terras de aluvião


Terras de aluvião: O aluvião é um depósito sedimentar, formado por materiais em geral grosseiros, mal rolados, e mais ou menos soltos, transportados por águas correntes (rios, ribeiros, etc.). O mesmo que alluvium ou alúvio.

Sedimento clástico (areia, cascalho e/ou lama) depositado por um sistema fluvial no leito e nas margens da drenagem, incluindo as planícies de inundação e as áreas deltaicas, com material mais fino extravasado dos canais nas cheias. Sedimentos clásticos depositados em zonas estuarinas e, para alguns autores (ex.gr. AGI), sedimentos terrígenos trabalhados diretamente por ondas nas zonas costeiras marinhas ou lacustrinas também são considerados aluviões.

Apresentam maior desenvolvimento nas planícies de inundação, com lamas (silte e argilas) por extensas áreas, e em sopés de montanhas como leques aluviais, com depósitos comuns de fanglomerados e areias associados que atingem boa expressão areal e grandes espessuras. Os depósitos aluvionares, normalmente muito férteis para a agricultura, tem sido fator da maior importância para o desenvolvimento das sociedades humanas.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Aluvi%C3%A3o"


Fonte: Wikipedia
► Leia mais...