Conferência LIVRO DAS AVES - Profa. Dra. Maria Eurydice Ribeiro

terça-feira, 27 de abril de 2010


Conferência a acontecer hoje na UFF sobre o Livro das Aves.

A respeito do tema da conferência, o chamado Livro das Aves (De avibus ou Liber Avium ou ainda Aviarium, entre outras designações) é o primeiro dos quatro livros do tratado De bestiis et aliis rebus do século XII.

Esse em particular (os demais teriam autoria distinta), escrito entre 1132 e 1152, é atribuído ao francês Hugo de Folieto (Hugues de Foulois), prior de St.-Nicholas-de-Régny, uma casa de religiosos agostinianos próxima a Amiens (Fr.). Já houve quem identificasse uma única autoria ao conjunto dos quatro livros, conferindo-a incorretamente a Hugues de St.-Victor.

A obra pertence ao gênero medieval dos bestiários, textos onde se parte da natureza de vários animais para deles extrair ensinamentos moralizantes.

Ainda sobre o Livro das Aves é importante mencionar ter tido grande divulgação em toda a Europa, dele se conhecendo inúmeras cópias (três das quais em Portugal), ter o seu autor tomado como base o Physiologus Latino (tradução no séc. VIII de texto grego do séc. III) e ser destinado, como se diz no prólogo, à educação dos simples ou iletrados.

Sobre o gênero medieval dos bestiários vide: Medieval Bestiary; já as referências de manuscrito do Livro das Aves existente na Torre do Tombo em Portugal, leia Direcção-Geral de Arquivos; por fim quem desejar consultar on line texto integral bilingue (latim-inglês) precedido de extenso estudo introdutório, seguir para The Medieval book of birds : Hugh of Fouilloy's Aviarium (edição, tradução e comentário de Willene B. Clark, New York, 1992).


Fonte: eiauff_eventos
► Leia mais...

Presidente de Portugal entrega prêmio a Maria Helena da Rocha Pereira


Maria Helena da Rocha Pereira sensibilizada com reconhecimento do estudo da Antiguidade Clássica

publicado 07:33 22 Abril '10

Lisboa, 21 abr (Lusa) -- A professora catedrática Maria Helena da Rocha Pereira declarou-se hoje sensibilizada com o reconhecimento da importância do estudo da Antiguidade Clássica, ao receber o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores (APE) e Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Maria Helena da Rocha Pereira sensibilizada com reconhecimento do estudo da Antiguidade Clássica
No valor de 25 mil euros, o galardão foi-lhe entregue pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva -- "uma honra", sublinhou --, hoje ao fim da tarde, em Lisboa, no salão nobre do edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, numa cerimónia que contou também com a presença dos presidentes da APE, José Manuel Mendes, e do conselho de administração da CGD, Faria de Oliveira.

"Gostaria de salientar um aspeto que me desvanece: é o facto de a Associação Portuguesa de Escritores ter entendido que uma vida consagrada ao ensino e ao estudo da Antiguidade Clássica e da sua presença na Modernidade também tem o seu lugar na nossa cultura", disse a premiada, de 85 anos, professora jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
► Leia mais...

2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil


Sejam bem vindos à 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil
Bem-vindos à 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil!

A 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil ocorreu em 2009, contou com cerca de 16 mil inscritos e foi um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país!

A 2ª Olimpíada traz novamente o desafio de se estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais!

Serão 5 fases online e uma fase final, presencial, que ocorrerá na Unicamp. Mas atenção: esse ano, a Olimpíada acontece mais cedo: inicia em 19 de agosto, e a final presencial ocorre em 23 e 24 de outubro.
Leia com atenção o nosso Regulamento: lá estão todas as informações sobre inscrições, o desenvolvimento das provas e as formas de participação de estudantes e professores!
Monte sua equipe e venha participar da 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil!

Acesse http://www.mc.unicamp.br/2-olimpiada/inicio/index
 
Fonte: GEHB
► Leia mais...

Ancestralidade africana


Ancestralidade africana

Por Da Redação - agenusp@usp.br
Publicado em 26/abril/2010

Nessa quinta-feira (29), a partir das 16 horas, haverá um debate na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP com o título Exu Pede Passagem. A temática será a reflexão sobre a ancestralidade africana presente na cultura brasileira e o processo de "embranquecimento" e "satanização" desta por várias religiões cristãs.

O evento acontecerá no Auditório Freitas Nobre, no Departamento de Jornalismo e Editoração. O endereço é Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo. A iniciativa é do Núcleo de Apoio a Pesquisa em Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro (NEINB), da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Confirmaram presença os pesquisadores Dilma de Melo Silva, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e Liana Sálvia Trindade, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Wagner Gonçalves, Betina Schmidt e Antônia Aparecida Quintão, Mara Passos e ainda Mãe Sylvia de Oxala, do Axé Ilé Obá.

O evento é gratuito, aberto a todos os interessados e não é necessário fazer inscrição.
Mais informações: emails dilsil@usp.br e dennisoliveira@uol.com.br
 
Fonte: GEHB
► Leia mais...

Centro de estudos português recebe brasileiros


Centro de estudos português recebe brasileiros
 
Inscrições para bolsa "Um mês no Cepese" vão até 30 de abril

O Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (Cepese), localizado na cidade do Porto, em Portugal, como parte das iniciativas de celebração de seu 20º aniversário, criou a Bolsa de Investigação "Um mês no Cepese".

A bolsa se destina a apoiar o diálogo científico entre pesquisadores de diferentes países e, ao mesmo tempo, proporcionar ao pesquisador visitante a oportunidade de se dedicar à sua própria pesquisa durante a sua estadia de um mês no Cepese.

De acordo com o regulamento, são elegíveis pesquisadores de nacionalidade não portuguesa, desde que não possuam residência fixa em Portugal e que não exerçam atividade profissional em Portugal.  A bolsa destina-se a cobrir as despesas relativas a deslocamento e estadia (incluindo alojamento e refeições) no país europeu, não podendo em caso algum ser convertida em dinheiro.

As inscrições encerram em 30/4 e devem ser enviadas, obrigatoriamente, por correspondência registrada ao presidente do Cepese, para o seguinte endereço:

Bolsa de Investigação "Um mês no Cepese". Cepese - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade. Rua do Campo Alegre, n.º 1021, 4169-004, Porto, Portugal

Para conhecer mais sobre a Bolsa de Investigação "Um mês no Cepese" visite: http://cepese.up.pt/pt/detalhe.php?ID=409

Informações adicionais podem ser obtidas por correio eletrônico: cepese@cepese.pt
 
Fonte: GEHB
► Leia mais...

História, imagem e narrativas: Edição 10 já está no ar


Confiram, em www.historiaimagem.com.br

Cordialmente,
Equipe História, imagem e narrativas
► Leia mais...

3º Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia


3º Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia
 
Evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HCTE/UFRJ), acontece de 13 e 15 de outubro

Entre as atividades previstas para o evento estão conferências, simpósios temáticos, apresentação de painéis, lançamento de livros e eventos sócio-culturais.

As inscrições de trabalhos estão abertas até 2 de julho. Mais informações www.scientiarumhistoria.ufrj.br
► Leia mais...