Newsbank/Readex e a CAPES

domingo, 7 de novembro de 2010


A apreciação das coleções citadas abaixo, disponíveis no portal periódicos da Capes termina no dia 5 de dezembro. Por tratar-se de coleções de documentos, possibilitará a todos que se dedicam aos estudos da América Latina ter em mãos uma coleção preciosa para suas pesquisas em geral. Peço aos que ainda não fizeram a avaliação da coleção que entrem no portal e o façam, mesmo que não seja do seu campo de estudo, que o façam, assim estará contribuindo para que outros a utilizem.

Queria informar La que a CAPES começou hoje o Trial das bases Latin American Newspapers e o United States Congressional Serial Set da Newsbank. Será possível você passar esta informação para os seus colegas para que possam começar a acessar estas duas grandes coleções históricas?

 

Segue abaixo uma pequena descrição:

Latin American Newspapers – 1805-1922

 Jornais latino-americanos (1805-1922) parte integrante do Arquivo Mundial de Jornais Históricos - Esta inovadora coleção on-line oferece o conteúdo de mais de 35 jornais Latino-Americanos publicados nos séculos 19 e 20 de forma inteiramente pesquisável. Com publicações de países como Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Guatemala, México, Peru,Venezuela, entre outros, a coleção Jornais Latino-Americanos apresenta uma cobertura inédita sobre pessoas, fatos e eventos, que foram parte desta região entre 1805 e 1922.

A cultura e o dia-a-dia da América Latina ao longo de dois séculos - Jornais Latino-Americanos destaca publicações importantes, tais como La Nación, La Prensa e Vanguardia (Buenos Aires),  Jornal do Comércio (Rio de Janeiro), O Estado de São Paulo (São Paulo), Mercurio (Santiago), La Prensa (Havana), El Guatemalteco (Guatemala City), Daily Chronicle (Georgetown, Guyana), La Revista de

Yucatán (Merida, México), La Pátria, Mexican Herald e El Monitor Republicano (México City), El Dictamen (Veracruz Llave, México), La Estrella de Panamá e Star & Herald (Panamá City), El Peruano e West Coast Leader (Lima), Port of Spain Gazette (Porto Espanha), o Venezuelan Herald (Caracas) entre outros tantos jornais e publicações. Através de manchetes, reportagens, editoriais, informações sobre legislação, cartas, poemas, anúncios, colunas sociais e obituários, esta coleção registra a evolução da cultura e do dia-a-dia na América Latina ao longo de dois séculos. Além disto, este acervo único proporciona uma variedade de pontos de vistas de culturas diversas - ideais para comparar diferentes perspectivas sobre fatos e eventos.

Criada em parceria com o Center for Research Libraries (Centro para Bibliotecas de Pesquisa) – um dos mais importantes repositórios de jornais do mundo – Jornais Latino-Americanos é a série inaugural do "Arquivo Mundial Jornais".

Informações do valor acadêmico dos mais importantes títulos podem ser achados aqui. Da mesma maneira, uma lista completa de títulos disponíveis da coleção completa podem ser achados aqui.

U.S. Congressional Serial Set (1817-1994)

Conjunto de Séries do Congresso dos EUA (1817-1994)- A edição definitiva de um acervo essencial do governo dos EUA

A série única mais importante das publicações do governo americano, o Conjunto de Séries do Congresso dos EUA é um acervo amplamente inexplorado de material de fonte primária sobre pessoas, problemas e eventos da história e da política americana. A edição digital da Readex deste tesouro nacional, os Relatórios, Documentos e Diários do Senado dos EUA e da Câmara dos Representantes, é a replica mais completa e precisa disponível.

 

Apresenta todas as publicações desde o 15º Congresso até o 103º Congresso, incluindo itens faltantes em outras edições, o Conjunto de Séries do Congresso dos EUA da Readex de 1817-1994 contém mais de 415 mil documentos individuais em mais de 14 mil volumes. Concebido para pesquisa legislativa e histórica, a edição digital da Readex apresenta recursos de procura únicos e metadados amplos, oferecendo novas oportunidades de pesquisa para estudantes e acadêmicos nos campos cultural, econômico, étnico, governamental, militar, de história e ciência política e outras áreas. A Readex usa os volumes originais para criar ótimas imagens digitais de cada publicação, incluindo aproximadamente 56 mil mapas. Mais de 8 mil ilustrações aparecem em cor de alta resolução.

Amplos registros bibliográficos para resultados de pesquisa superiores

Para assegurar os melhores resultados de pesquisa possíveis, a Readex cria sistematicamente toda nova indexação de termos de assunto, de agências executivas e de números de contas, bem como de nomes pessoais de comitês e geográficos. Além disso, o Conjunto de Séries da Readex oferece links ativos de termos em registros bibliográficos que possibilitam uma recuperação rápida de publicações relacionadas, um thesaurus, uma indexação de nível de mapa e OpenURLs para cada publicação. Registros de catálogo em formato MARC também estão disponíveis no Readex.

 

► Leia mais...

EDUCAÇÃO E IV ENCONTRO DE CINEMA NEGRO RJ


IV ENCONTRO DE CINEMA NEGRO

Prezadas(os) Docentes,

Divulgo e indico, tendo em vista a importância dos mesmos no que se refere a Educação e as história(s) e cultura(s) africanas e afro-brasileiras, os abaixo relacionados seminários e sessões de filmes do IV ENCONTRO AFROCARIOCA DE CINEMA.

Informo que:

OS SEMINARIOS SERÃO GRATUITOS

AS SESSÕES DE CINEMA PARA PROFESSORES (AS) E UM (A) ACOMPANHANTE, também, terão gratuidade, desde que apresentem  comprovante.

Maiores informações: http://www.encontrodecinemanegro.com.br/

Seminários

10 DE NOVEMBRO

CINE ODEON BR  - Praça Floriano, 7 - Cinelândia

10h - Seminário SENEGAL
. A importância da União dos países africanos
. Senegal - 50 anos de independência
. A importância do renascimento africano

Palestrante:
Prof. Dr. Iba Der Thiam, Historiador, Vice-Presidente do Congresso Nacional do Senegal
Sr. Amadou Lamine Faye, Especialista do Panafricanismo, Ministro da Diaspora.

Membros da mesa:
Prof. Dr. Madiagne Diallo (mediador), PUC-Rio
Mansour Sora Wade, cineasta, senegales
Zózimo Bulbul, cineasta, brasileiro

11 DE NOVEMBRO
CINE ODEON BR  -  Praça Floriano, 7 - Cinelândia

10h - Seminário AS VÁRIAS ÁFRICAS
. 50 anos de independência da Costa do Marfim, Chad e R.D. Congo
. A libertação de Cabo Verde
. Literatura, cinema e a importância dos roteiros

Mesa Redonda:
Sra. Ruth Pinheiro (mediadora)
Idriss Diabate - cineasta, Costa do Marfim
Guenny Pires - cineasta, Cabo Verde
Mahamat Seleh Haroun, cineasta, Chad
Léandre Alain Backer, cineasta, Republica Democratica do Congo

Sessões de filmes especiais para educadoras e educadores

10 DE NOVEMBRO

CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL  - Av. Rio Branco, 241 - Centro

14h
ASWAD - Diáspora Africana - 72'

Júlio Tavares
Debate com o cineasta após a sessão

SINOPSE: ASWAD – Diáspora Africana de Júlio César Tavares; documentário, 72' (Rio de Janeiro, 2005). Aswad significa "negro" em árabe e há dez anos dá nome também a uma das mais importantes conferências mundiais sobre a diáspora africana – a Association For The Study Of World African Diaspora (ASWAD), de Nova Iorque. O documentário do antropólogo e membro da coordenação do comitê de organização da ASWAD no Brasil, Júlio César de Tavares, faz um registro memorial da terceira edição da conferência, realizada em 2005, no Rio de Janeiro, com o objetivo de transformar o filme em uma ferramenta pedagógica a serviço da Lei nº 10.639/2003, que institui a obrigatoriedade do ensino da história africana e afro-brasileira nas escolas – o Brasil é o país com o maior índice populacional de descendentes africanos das Américas e o segundo maior do mundo, depois da Nigéria. Classificação: livre.

10 DE NOVEMBRO

CINE ODEON BR - Praça Floriano, 7 - Cinelândia

18h
Estreia de Renascimento Africano - 51'

Zózimo Bulbul (RJ)

SINOPSE: Renascimento Africano de Zózimo Bulbul; documentário, 56' (Rio de Janeiro, 2010). O testemunho de uma África liberta, renovada e vigorosa pelo olhar do brasileiro Zózimo Bulbul, em colaboração com o senegalês Mansour Sora Wade. Através dos depoimentos de líderes políticos, religiosos, intelectuais, artesãos e pescadores, o filme discute os rumos de uma nova África, seus impactos sobre a política, a economia e a cultura mundiais, tomando como ponto de partida o entendimento do continente como berço da humanidade e a diáspora africana como um sexto continente. O filme tem como mote o grande símbolo do momento no continente: o portentoso monumeto que lhe empresta o título, com 54m de altura (um para cada país da África), inaugurado pelo governo do Senegal durante as comemorações do cinquentenário de independência dos países do Oeste africano, em abril deste ano. Classificação: livre.

11 DE NOVEMBRO

OI FUTURO em Ipanema

14h
Mumbi - 7'
Viviane Ferreira (SP)

SINOPSE: Mumbi: 7 Cenas pós Burkina de Viviane Ferreira; documentário, 7' (São Paulo, 2010). Depois de participar de um importante festival de cinema, a jovem cineasta Mumbi não consegue conceber sua próxima obra. A recordação de obras marcantes do cinema brasileiro reaciona seu processo criativo. Classificação: 16 anos.

Renascimento Africano - 53'
Zózimo Bulbul (RJ)

12 DE NOVEMBRO

ESPAÇO TOM JOBIM Rua Jardim Botânico, 1008

13h
Mumbi - 7'

Viviane Ferreira (SP)

Renascimento Africano - 53`
Zózimo Bulbul (RJ)

13 DE NOVEMBRO

CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL Av. Rio Branco, 241 - Centro

14h
Pensando em Cheikh Anta Diop | 26'

Zózimo Bulbul (RJ)

SINOPSE:Pensando em Cheikh Anta Diop de Zózimo Bulbul; documentário, 26' (Rio de Janeiro, 2010) – na casa do reitor da Universidade Cheikh Anta Diop, em Dakar, professores e intelectuais senegaleses contam suas vivências com o antropólogo, político e historiador falecido em 1986 e discorrem sobre seu pensamento e sua importância no resgate da auto-estima do povo africano.

Renascimento Africano - 53'
Zózimo Bulbul
Debate com o cineasta Zózimo Bulbul e o Professor Madiagne Diallo

► Leia mais...

I Congresso Fluminense de História Econômica - chamada de trabalhos


  

Congresso de História econômica organizado pelo Laboratório de História econômico-social da UFF (Polis) e pelo Laboratório de Economia e História da UFRRJ (Lehi), a ser realizado em junho da no que vem. Inscrições a partir de 15 de novembro.


 

 

► Leia mais...