XIV Encontro da Anpuh-Rio – Memória e Patrimônio

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010


Data: 19 a 23 de julho de 2010

Local: UniRio

Tema: Memória e Patrimônio

Chamada: Memória e Patrimônio é o tema do XIV Encontro da ANPUH-Rio. A dimensão superlativa do campo do patrimônio cultural na atualidade, evidenciada pela aceleração da necessidade de produzir memórias e consagrar patrimônios, numa ânsia por referências e elos de identidade, tem chamado a atenção dos historiadores para as demandas do homem contemporâneo em relação ao passado.

A construção de narrativas de pertencimento, que valorizam o universo singular das identidades locais e ressignificam as identidades e memórias nacionais, configura hoje um campo de trabalho para o historiador, que deve refletir sobre as aproximações e os confrontos entre o discurso historiográfico e o discurso patrimonial, entre história e memória. Essas questões, por sua vez, tornam ainda mais urgente as reflexões sobre temas como o mercado de trabalho do historiador e a regulamentação de sua profissão.

Nosso estado reúne condições que o tornam um lugar privilegiado para a reflexão sobre os processos de patrimonialização e construção de memórias. Em primeiro lugar, pela diversidade do seu acervo cultural, cujos vestígios materiais, traços e expressões culturais abrangem temas e problemas bastante variados, devido à histórica configuração desse território, remetendo às populações indígenas, aos remanescentes de quilombos, às populações de imigrantes estrangeiros, às redes de migração internas, à diversidade dos grupos sociais urbanos, ao cosmopolitismo da antiga capital e às configurações dos espaços e representações de poder em suas áreas urbanas e rurais. Em segundo lugar, por reunir um número expressivo de instituições de memória, como museus, centros culturais, arquivos, centros de memória e órgãos de preservação de patrimônio cultural, como as grandes instituições nacionais sediadas na capital e as demais instituições de caráter público e privado aqui existentes.

Diante desse quadro, convocamos os historiadores a ocuparem seu lugar e refletirem sobre seu papel nesse mundo em nosso XIV Encontro cujo tema é Patrimônio e Memória.

Formato: O Encontro terá a duração de cinco dias e compreenderá as seguintes atividades:

            - Simpósios Temáticos. Serão em número de até 25, com participação entre 20 e 40 apresentadores e ocorrerão todos os dias simultaneamente.

            - Conferências. Serão três conferências realizadas no início, no meio e ao fim do Encontro, proferidas por profissionais renomados na área.

            - Mesas Redondas. Três Mesas Redondas, com formato de dois apresentadores e um mediador, que tratarão dos seguintes temas:

Pesquisa (Os programas de pós-graduação em História e a CAPES);

Ensino de História (novas formas de ensinar História, Ensino a Distância e Grade Curricular e Conteúdo Programático);

A Profissão do Historiador.

            - Assembléia Geral.

            - Lançamento de livros.

A grade de atividades é a seguinte:

Horário/dia

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

08-10:00

Credenciamento

Minicursos

Minicursos

Minicursos

Minicursos

10-12:00

Conferência Abertura

Mesa Redonda

Mesa Redonda

Mesa Redonda

Simpósios

14-18:00

Simpósios

Simpósios

Assembléia

Simpósios

Simpósios

20:00-22:00

Programação

Cultural

Programação Cultural

Conferência

Lançamento de livros

Conferência Encerramento

 

► Leia mais...