II Jornada de História Antiga da UNIRIO: Antiguidade e Cultura Material - Programação

sábado, 2 de abril de 2011


II Jornada de História Antiga da UNIRIO 
 
"Antiguidade e Cultura Material: abordagens e perspectivas" é o tema da II Jornada de História Antiga da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), que ocorre no dia 12 de abril. Com o objetivo de promover o debate entre pesquisadores e estudantes de História, a Jornada apresenta conferências e palestras com especialistas de instituições de ensino e pesquisa do Brasil para abordar as relações entre a produção do conhecimento em História Antiga e a Cultura Material. O evento, que é aberto ao público em geral, será realizado das 9h às 17h, no Auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade (CCH – Av. Pasteur, 458, térreo, Urca).
 
Durante a II Jornada de História Antiga da UNIRIO, arqueólogos, numismatas, epigrafistas e historiadores apresentarão resultados de pesquisas que tratam de questões relativas à documentação material das pesquisas sobre a Antiguidade, a produção do conhecimento e as novas perspectivas teórico-metodológicas que envolvem a pesquisa de ponta em História Antiga.
 
A II Jornada de História Antiga da UNIRIO é uma iniciativa do Laboratório de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (LIBER), do Núcleo de Estudos e Referências sobre a Antiguidade e o Medievo (NERO-UNIRIO),  com a organização da Profa. Dra. Claudia Beltrão, do Prof. Msc. Jorwan Gama e da Profa. Msc. Vanessa Lima. Os interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail inscricaojornadaunirio@gmail.com
 
 
 
PROGRAMAÇÃO DA II JORNADA DE HISTÓRIA ANTIGA DA UNIRIO:
 
 
9h – Mesa de abertura: Prof. Msc. Jorwan Gama (UNIRIO) e Profa. Msc. Vanessa Lima (UNIRIO).
 
9h30 – Conferência: – Grafites nas paredes de Pompeia: a perspectiva dos estudos culturais.
Profa. Dra. Renata Senna Garraffoni (UFPR)
 
11h – Palestra: Numismática, Arqueologia e Cultura Material.
Prof. Dr. Claudio Umpierre Carlan (UNIFAL)
 
14h – Palestra: Os artefatos, os artesãos e as Anthesterias.
Profa. Dra. Maria Regina Candido (UERJ)
 
15h – Palestra: Surrentum romana: um panorama epigráfico.
Profa. Doutoranda Maricí M. Magalhães (PPGHC/UFRJ)
 
16h – Palestra: Legitimidade dinástica no Egito Ptolomaico: uma análise da Cultura Material do Sagrado.
Prof. Dr. Júlio Gralha (UFF).
 
 
 
 
Confere-se certificado
 
Local: Auditório Paulo Freire – Av. Pasteur, 458, Urca.
► Leia mais...

Colóquio de História & Arte - PRORROGADO O PRAZO DE INSCRIÇÃO


Para maiores informações, acessem http://coloquiodehistoriaearte.blogspot.com/

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

CHAMADA DE TRABALHOS / CALL FOR PAPERS
Colóquio de História & Arte
UFRPE - Campus Dois Irmãos - Recife - 10 a 13 de maio de 2011


Apresentação

O Grupo de Estudo em História da Arte da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, juntamente com o Departamento de História da UFRPE, se propõem a realizar o Colóquio de História & Arte, que acontecerá na própria universidade, situada na cidade de Recife, capital de Pernambuco, entre os dias 10 e 13 de maio de 2011, contando com estrutura e material humano necessários para a realização de um evento deste porte.
A forma como o encontro será realizado contemplará as discussões através dos Mini-cursos, Oficinas, Mesas Redondas, mostra de vídeos, exposições artísticas, evento cultural e Conferências, tendo como eixo principal o tema proposto para o evento: "História e Arte: encontros".
Este colóquio visa descobrir o potencial artístico enquanto produção acadêmica relativo ao tema, como também as produções práticas envolvidas no evento.
O Colóquio de História & Arte será realizado com participação de estudantes, profissionais e comunidade em geral, buscando uma maior interação e discussões pertinentes entre os alunos da UFRPE/DOIS IRMÃOS, UFRPE/UAG e UFRPE/UAST e os diversos seguimentos históricos e artísticos de outras IES e produções de forma geral.

TEMA: "História e Arte: encontros"
O tema do Colóquio de História & Arte – Edição 2011 vem discutir sobre paradigmas historiográficos existentes e seu viés na vida do estudante e/ou profissional de história e outros seguimentos.
A cidade de Recife lado a lado com a história e a arte desde os tempos do Brasil holandês, campo amplo para as diversas discussões e que ainda não se tem uma reflexão própria sobre a produção cultural, por exemplo, dentro da academia. Dessa forma, o tema proposto assim de maneira aberta propõe conhecer um pouco mais da história por meio do seguimento da arte, fortalecendo dessa maneira a constituição do historiador.


► Leia mais...