Arqueólogos descobrem tesouro colonial enterrado em Mariana

domingo, 20 de junho de 2010


Arqueólogos descobrem tesouro colonial enterrado em Mariana


Flávia Ayer - Estado de Minas
Publicação: 20/06/2010 09:19

Historiador Moacir de Castro Maia e arqueóloga Alenice Baeta mostram resquícios do patrimônio descoberto em escavações nos fundos de prédio

Mariana – Nas andanças por Minas, o botânico e viajante francês Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853), um dos mais importantes naturalistas do século 19 muito viu e escreveu. Mas, ao subir a colina de São Pedro, na entrada da histórica Mariana, a 115 quilômetros de BH, na Região Central do estado, o estudioso se surpreendeu com o mais belo jardim do estado, no Palácio dos Bispos. "Pareceu-me desenhado com regularidade, maior e mais bem tratado que todos os outros (jardins) que vira no resto da província", relatou pelos idos de 1817. De área verde aclamada, o lugar, visitado até por dom Pedro II que se banhou em uma das fontes, em 1881, foi pouco a pouco enterrado pelo descaso, transformado em campo de futebol e, mais recentemente, em bota-fora Neste mês, o tesouro do patrimônio mineiro, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), começa a ganhar brilho novamente, com a descoberta de resquícios do jardim colonial por arqueólogos e historiadores.

Iniciadas em abril e concluídas este mês, as escavações revelaram um trecho e muro, restos do piso da parte central feitas de quartzito, além do meio-fio da calçada do centenário jardim, idealizado pelo franciscano dom Frei Cipriano de São José, bispo da Arquidiocese de Mariana entre 1799 e 1817. Ligado às artes e à botânica, o religioso deu ares europeus à chácara e mandou enfeitar o quintal com plantas ornamentais, tanques e peças artísticas, bem diferente das hortas e pomares típicos dos terraços mineiros Agora, o esforço do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), em parceria com a Arteffacto Consultoria, é a preservação dos vestígios dessa relíquia escondida e afastá-la de uma devastação ainda maior.

Nessa busca pela memória, o mapa da mina são duas aquarelas pintadas pelo padre José Joaquim Viegas de Menezes, em 1809, que retratam as maravilhas da área verde mais bela da província. "É um jardim simétrico, dividido em oito partes, de um estudioso da botânica. Há registro até da contratação de um jardineiro para cuidar das plantas", conta o historiador Moacir Rodrigo de Castro Maia, autor do artigo Uma quinta portuguesa no interior do Brasil, que reconstitui a história do patrimônio, principal base teórica da pesquisa. O trabalho foi concentrado em apenas uma parte do terreno. O trecho, de 1, 2 mil metros quadrados, separa o prédio do ICHS, onde antes funcionava o Seminário de Nossa Senhora da Boa Morte, e o Palácio dos Bispos, atual sede do Museu da Música, da Arquidiocese de Mariana.

Patrimônio ameaçado

O pontapé para achar os remanescentes ocorreu diante da ameaça de destruição do patrimônio. "Durante a restauração do Palácio dos Bispos, feita entre 2004 e 2007, não houve o cuidado para proteger o terreno, apesar de a obra ter sido autorizada pelo Iphan. Eles construíram uma caixa d'água de 70 mil litros no espaço onde havia a antiga área verde. Ao identificarmos uma parte do muro e uma escada, constatamos, ao mesmo tempo, a existência do jardim e o dano ao patrimônio", lamenta o diretor do ICHS, Ivan Antônio de Almeida. Com as aquarelas em mãos, foi a vez de os arqueólogos Alenice Baeta e Henrique Piló irem a campo atrás de mais evidências de um jardim perdido na história. "É uma bênção encontrar concretamente dados que eram virtuais",
comemora Alenice.

Primeiramente, a área, que estava coberta com quase um metro de entulho, foi limpa e só depois começaram as escavações. Ainda na retirada dos restos da construção civil, relíquias foram descobertas, como uma peça em pedra-sabão, que, de acordo com Alenice, poderia compor uma das fontes do jardim. Estruturas de canalização do século 18, feitas em pedra-sabão, também fazem parte do acervo encontrado. "Havia no entulho trabalhos raros em cantaria (técnica de cortar e entalhar rochas). A partir dessas peças, queremos que jovens possam aprender essa técnica, pouco difundida entre os restauradores" afirma a arqueóloga.

O próximo passo será gramar a área, deixando em evidência os resquícios descobertos, que serão restaurados. Uma exposição sobre o jardim do Palácio dos Bispos também será organizado pelo ICHS, contando a história do lugar e mostrando parte do patrimônio encontrado na pesquisa de campo. Em julho, relatório completo será entregue ao Iphan, que autorizou e acompanhou o trabalho, com a indicação de revitalização do jardim e de pesquisa em toda a extensão do terreno. "Quem valoriza o patrimônio sabe a relíquia de um acervo citado por Saint-Hilaire", destaca Alenice. De acordo com o ecónomo da Arquidiocese de Mariana, padre João Francisco Ribeiro, responsável por concluir as obras do Palácio dos Bispos, a construção da caixa d'água não ocorreu sob sua supervisão. "Foi numa etapa anterior. Não posso responder por uma obra que não é minha", diz.
► Leia mais...

Carlos MINC em “Meio Ambiente e Diversidade”, Niterói, RJ


[Anexos de Moni "Sangue Verde" Abreu incluídos abaixo]

 

Palestra "Meio Ambiente e Diversidade"

Com Carlos MINC

Dia: 30 de junho de 2010, às 19 horas.

Local : UFF Gragoatá, Bloco B, Auditório Macunaíma, quarto andar. 

Organização:  GIRASSOL, Grupo de Arte e Cultura Engajada: Walma Lúcia, Fernando Paulino, Solanges Pimentel, Moni Abreu.

 Apoio: Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, São DOM DOM Bar e Restaurante, Arte Jovem Brasileira – AJB, SINTUFF.

CARTAZ EM ANEXO.


 

__._,_.___

Anexo(s) de Moni "Sangue Verde" Abreu

1 de 1 arquivo(s)

 
► Leia mais...

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA MILITAR


CHAMADAS PARA ARTIGOS
REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA MILITAR
Acesse: http://www.historiamilitar.com.br/

Convidamos a todos os interessados em publicar seus trabalhos na Revista Brasileira de História Militar, a enviá-los para nossa redação através do e-mail editor@historiamilitar.com.br
As normas para envio, seleção e publicação encontram-se disponíveis em http://www.historiamilitar.com.br/normas.mht
Para a próxima edição, a data limite de recebimento dos trabalhos é dia 21 de julho de 2010.
Trabalhos enviados posteriormente, também serão avaliados e poderão ser publicados em edições posteriores.
Para mais informações é só entrar em contato.
Atenciosamente
Os Editores

A Revista Brasileira de História Militar é uma publicação eletrônica, independente, com periodicidade trimestral, destinada à divulgação de artigos de historiografia militar, produzidos por pesquisadores brasileiros ou estrangeiros, elaborados dentro dos padrões de produção científica reconhecidos pelos meios acadêmicos. Destina-se também a publicação de trabalhos de pesquisa e de metodologia, além da divulgação de eventos acadêmicos, desde que relacionados à História Militar e aprovados por seu conselho editorial.

Revista Brasileira de História Militar
revista@historiamilitar.com.br

--
Carlos Eduardo Gama
► Leia mais...

Processo de Seleção-Historiadores


PROCESSO DE SELEÇÃO

Historiadores e Afins

Os currículos devem ser encaminhados para: contato@estacaohistoria.com.br
 
Estação História está recebendo currículos de profissionais graduados em história e afins, com experiência em pesquisa, para compor equipe multidisciplinar. A mesma deverá desenvolver conteúdos relacionados a Inovação e Tecnologia. Os assuntos a serem pesquisados terão como foco os seguintes temas:

* Alimentos

* Comunicação

* Design

* Gestão Empresarial

* Meio Ambiente

* Tecnologia da Informação

Os pré-requisitos são:

1- Afinidade com um dos assuntos a serem pesquisados

2- Boa interação com a equipe de trabalho

3- Disponibilidade para o período da pesquisa, pelo prazo de 90(noventa
dias) podendo ser prorrogado por mais 60(sessenta dias).

O processo seletivo acontecerá em duas etapas:

1- Seleção dos currículos enviados

2- Entrevistas agendadas

Atenciosamente,

Estação História Cultura e Patrimônio

Rua Padre Adelino, 1095-casa 02

03303-000 – São Paulo/SP

11-2605-4882 e fax: 11-2606-5559

contato@estacaohistoria.com.br

www.estacaohistoria.com.br
► Leia mais...