IV Seminário de Pesquisa do PPGHS/UEL

domingo, 15 de agosto de 2010


É com satisfação que o Programa de Pós-Graduação em História Social da UEL anuncia a realização do IV Seminário de Pesquisa para o próximo mês de outubro. De periodicidade anual, este Seminário visa proporcionar um momento de reflexão e trocas entre docentes e discentes do nosso e de outros programas que dele participarem.
As informações sobre este evento já estão disponíveis na homepage do Programa ( http://www2.uel.br/cch/his/mesthis/), que apresentam algumas novidades em relação aos outros já realizados pelo Mestrado em História Social. Nele foram incluídas mesas compostas por conferencistas internos, sendo esta uma ótima oportunidade para que os pesquisadores da casa compartilhem com seus colegas de ofício, e com os alunos da graduação, especialização e mestrado, os resultados de suas próprias pesquisas. Outra novidade é a realização de uma mesa redonda composta por alunos egressos na qual as três linhas de pesquisa do nosso programa encontram-se representadas.
Esperamos contar com a participação de todos e que este evento possa contribuir para uma maior integração entre professores, alunos de pós graduação e graduação da nossa universidade, e dos de outras instituições que dele participarem, promovendo reflexões e debates sobre questões relativas ao nosso ofício.
 
Att.
 
Comissão Coordenadora
Coordenador:Silvia Cristina Martins de Souza
Vice-Coord:José Miguel Arias Neto
Rep. Docente:Márcia Elisa Teté Ramos
Rep. Discente:Gilberto da Silva Guizelin
 
Fonte: GEHB
► Leia mais...

O Jongo na Serrinha e Os Nove Pentes da África estão em nossa programação da semana


CINEMATIVA apresenta:

O JONGO NA SERRINHA: UM TRIBUTO À MESTRE DARCY


18/8 - quarta-feira, das 19h30 às 21h30

Um fenômeno de alegria, batuque e tradição, o Jongo é uma das maiores relíquias da música popular brasileira, sendo considerado um dos pais do Samba. O Grupo Cultural Jongo da Serrinha, que foi criado para dar continuidade aos trabalhos de preservação de patrimônio histórico do Jongo desenvolvidos por vovó Maria Joana e seu filho Mestre Darcy, têm hoje a Tia Maria do Jongo como sua matriarca. Com muita música e dança o documentário também toca, com humor em temas como racismo e religião.
Documentário. De Beatriz Paiva. Brasil. 2006.

Serviço:
Sesc Madureira
Ewbanck da Câmara, 90 - Madureira
Dia 18 de agosto de 2010.
às 19:30h
Classificação etária: 12 anos
Entrada: Gratuita
 
**************************
ESTIMATIVA indica:
 
OS NOVE PENTES D'ÁFRICA
(espetáculo em processo)

Baseado no livro Os Nove Pentes D'África, de Cidinha da Silva, o espetáculo de mesmo nome, traz para a cena, a história da família de Francisco Ayrá: marceneiro, escultor, negro, que antes de morrer deixa de presente para seus netos e netas, pentes africanos. Cada pente é signo de vários sentidos, aponta caminhos e faz perguntas.
A encenação é costurada por canções brasileiras e outras compostas especialmente para o espetáculo. Atabaques, tambores, pandeiros, cuícas, calimbas e marimbas conferem à trilha uma sonoridade que transita entre as músicas brasileira e africana.
O cenário do espetáculo é composto por pentes africanos gigantes que se transformam em bancos e cadeiras de madeira e ferro. O figurino urbano, investiga e absorve tecidos e adornos das culturas de África.
Quatro atores e três músicos, compõem o elenco deste espetáculo contemporâneo , que revela e celebra as reminiscências e ambiências das culturas de matriz africana reinventadas no Brasil.

Elenco:
Iléa Ferraz (direção/ cenografia e canto)
Luciana Lopes
Alexandre Firmino
Flávia dos Prazeres
Lincoln Oliveira

Figurino
Thaís Delgado

Músicos
Juninho Duvale ( arranjos)
Joás dos Santos

Patrocínio: Vale
Apoio Institucional: Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Serviço:
Espaço Tom Jobim / Galpão das Artes
Rua Jardim Botânico, 1008 Jardim Botânico
De 19 a 21 de agosto de 2010.
Quinta às 16:00h, Sexta e sábado às 15:00h
Classificação etária: 12 anos
Entrada: Gratuita

--
Visite nosso portal
www.estimativa.org.br
Msn: ong.estimativa@hotmail.com
skype: estimativa
Tel.: 21 2567-0011
Assista nossos vídeos
http://www.youtube.com/cineminativa
__._,_.___

Anexo(s) de Estimativa

2 de 2 foto(s)

► Leia mais...