Concurso para professor substituto de História

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011


Data: 4 de fevereiro de 2011 14:06
Concurso para professor substituto

Foi publicado hoje o edital do concurso simplificado para contratação de professor substituto para a subárea de história do Aplicação. Assim, podemos definir o seguinte cronograma para o concurso:

fevereiro/ 2011
de 4 a 14: período de inscrições
15: sorteio do ponto, às 8:00hs na sala da subárea de história
16: início das provas didáticas, a partir das 8:00hs

Por favor, divulguem o concurso.

Fonte: [historiacultural_go]
► Leia mais...

Curso de extensão - Os Lusíadas relidos no Real


 
Atenção: Vagas  Limitadas.
 

Real Gabinete Português de Leitura
Centro de Estudos
Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras – PPRLB

Rua Luís de Camões, 30 (Centro) – CEP 20051-020 – Rio de Janeiro – RJ

Tel: 2221-3138    Fax:  2221-2960    E-mail: gabinete@realgabinete.com.br

 

Curso de Extensão

Os Lusíadas relidos  no  Real

O Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras (PPRLB) inicia as comemorações de seu

10º aniversário convidando a todos para uma detida releitura da epopeia camoniana, guiada pela voz crítica de mestres conceituados e apaixonados, que – examinando cantos, ou ecos e espelhos, ou temas afins – evidenciarão a beleza e a vigorosa atualidade do texto quinhentista.

 

Coordenação:  Profª. Doutora Gilda Santos (UFRJ/ PPRLB)

 

 

          Período: de 14/03/2011 a 20/04/2011 (24 aulas/ 12 encontros, às 2as. e 4as. feiras)

         Horário: 14:00h às 17:45

         Inscrições para certificado: Estudantes: R$ 15,00 /// Demais: R$ 20,00

 

PROGRAMA

DATA

14:00h

16:00h

MAR- 14

(2ª)

Quinhentismo, contexto cultural, Camões

Gilda Santos (UFRJ/PPRLB)

O livro e a circulação do saber

Sheila Moura Hue (UERJ/PPRLB)

MAR- 16

(4ª)

Leitura do Canto I

Gilda Santos (UFRJ/PPRLB)

Camões e seus contemporâneos

Sheila Moura Hue (UERJ/PPRLB)

MAR- 21

(2ª)

Leitura do Canto II

Clécio Quesado (UFRJ)

Mitologia, Erotismo e Censura

Luciana Salles (PPRLB)

MAR- 23

(4ª)

Leitura do Canto III

Gilda Santos (UFRJ/PPRLB)

O tema de Inês

Gilda Santos (UFRJ/PPRLB)

MAR- 28

(2ª)

Leitura do Canto IV

Jorge Fernandes da Silveira (UFRJ/CNPq)

A História, os heróis X "Poeta mendigo"

Sérgio Nazar David (UERJ/CNPq)

MAR- 30

(4ª)

Leitura do Canto V

Cleonice Berardinelli (ABL)

Os medos e a Ciência

Luciana Salles (PPRLB)

ABR- 4

(2ª)

Leitura do Canto VI

Luiz Fernando de Moraes (Esc. SESC Ensino Médio)

Leitura do Canto VII

Sofia de Sousa Silva (UFRJ)

ABR- 6

(4ª)

Leitura do Canto VIII

Luis Maffei (UFF/PPRLB)

Arte quinhentista e o pictórico no poema

Gilda Santos (UFRJ/PPRLB)

ABR- 11

(2ª)

Leitura do Canto IX

Ida Ferreira Alves (UFF/CNPq)

Paisagem e utopia

Ida Ferreira Alves (UFF/CNPq)

ABR- 13

(4ª)

Leitura do Canto X

Sérgio Nazar David (UERJ/CNPq)

D. Sebastião e o Sebastianismo

Gilda Santos (UFRJ/PPRLB)

ABR- 18

(2ª)

Os Lusíadas e a Crítica: Saraiva, Sena...

Jorge Fernandes da Silveira (UFRJ/CNPq)

Mensagem: FP leitor de Os Lusíadas

Cleonice Berardinelli (ABL)

ABR- 20

(4ª)

Sophia, leitora de Os Lusíadas

Sofia de Sousa Silva (UFRJ)

Um poeta nosso contemporâneo

Luis Maffei (UFF/PPRLB)

 
► Leia mais...

Pluralidade ganhou espaço no pensamento republicano


 
 

Pluralidade ganhou espaço no pensamento republicano
Interesses e conflitos são determinantes para a tomada de decisões

No pensamento republicano, a pluralidade ocupou um lugar definitivo substituindo o conflito e o interesse, enquanto categorias políticas. "Pluralidade é quando há diversidade de opiniões e, ao mesmo tempo, espaço para a existência simultânea e paralela para tamanha variedade", descreve a cientista política Maria Aparecida Azevedo Abreu. Com base em obras literárias de épocas distintas sobre o pensamento republicano, a pesquisadora analisou como foram tratados o "conflito" e o "interesse". A tese de doutorado Conflito e interesse no pensamento político republicano foi apresentada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, sob a orientação do professor Gabriel Cohn, do Departamento de Ciência Política.

"O conflito e o interesse estiveram juntos e no interior da política em dado momento, e fora dela em outros", aponta a cientista política. As obras estudadas por Maria Aparecida foram "Os discursos sobre a primeira década de Tito Lívio", de Maquiavel; "Oceana", de James Harrington (séc. 19); "O Contrato Social", de Rousseau (séc. 18); "Que é o Terceiro Estado?", de Emmanuel Joseph Sieyes; "O Espírito das Leis", de Montesquieu (séc. 18); "Os artigos federalistas", de James Madison, Alexander Hamilton Rice, e  John Jay (séc. 16); e "Da Revolução, de Hannah Arendt (séc. 20).

Ela cita como exemplo "Os artigos federalistas", do século 16, em que o conflito e o interesse se dissociaram. "Neste caso, o interesse permanece no interior da república e o conflito deu lugar à pluralidade. Hannah Arendt, na obra Da Revolução, do século 20, preserva a pluralidade, mas retira novamente o interesse da política", explica Maria Aparecida.

Em relação a Maquiavel, a pesquisadora descreve que a manifestação de interesses do cidadão maquiavélico, em conflito com os interesses opostos, tinha a função de gerar boas leis e a liberdade da república. "Em contrapartida, a concepção de Rosseau para a resolução de conflitos prega que os cidadãos deixem de lado seus interesses particulares e que aceitem a manifestação da vontade geral, obtida a partir da comunidade política como um todo, e não da soma de interesses gerais, vontade esta que em Sieyes se manifesta na forma de um interesse parcial, o do terceiro estado, como se fosse de toda a comunidade.

Concepção de interesse e conflito
A análise das obras literárias publicadas em diferentes épocas permitiu à pesquisadora apontar a diferenciação entre interesse e bem comum. "O interesse é algo parcial e definido pela pessoa ou por um grupo que deseja algo e que por meio de suas atitudes, opiniões e discursos busca alcançá-lo. Já o bem comum é definido como um interesse de toda a comunidade e para o qual a mesma deve agir em conjunto para atingi-lo", descreve.

Dentro das diversas épocas, locais e sociedades vários interesses são manifestados. Como conciliá-los é um dos maiores problemas. Segundo a pesquisadora, "alguns interesses entram em conflito, quando o grau de divergência é tão grande que não podem coexistir. Outros se encaixam naquilo que se denomina como pluralidade.
Nos artigos federalistas, os interesses entraram para a vida da república e foram seu combustível. "Não há conflito entre eles, mas tolerância e estímulo para que sejam manifestados em uma maior quantidade e diversidade de forma a impedir que se formem apenas interesses opostos ou contraditórios de grupos dominantes e uma possível concentração de poderes", descreve Maria Aparecida.

E o Brasil?
De acordo com a cientista política, o Brasil se encaixa perfeitamente nos republicanos federalistas. Afinal, segundo ela, "os mecanismos, dos primórdios republicanos para a manifestação de interesses, hoje, estão ausentes ou obscurecidos". Ela esclarece que a teoria não fornece elementos para que o Estado possa ter uma estrutura mais adequada a fim de que interesses plurais se manifestem de forma clara. "A insuficiência no estudo de interesses e conflitos em espaços deliberativos sobre políticas públicas, como os conselhos de participação, órgãos e agências de regulação sobre educação, saúde e meio ambiente, entre outras áreas, acabam por entrar em um desequilíbrio desnecessário, perdendo o objeto de suas funções que seriam políticas públicas de qualidade."

Mais informações: mazabreu@uol.com.br

► Leia mais...

Pós-graduação em História


 

Pós-graduação em história

FAPESP – O Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual Paulista (Unesp) abriu seleção para ingresso no mestrado e doutorado na área de conhecimento História e Sociedade.

Composto por três linhas de pesquisa – "Política: ações e representações", "Identidades culturais, etnicidades, migrações" e "Religiões e visões de mundo" –, o curso tem início previsto para o segundo semestre de 2011.

A seleção será feita em duas etapas. A primeira triagem se dará por meio de um exame de proficiência em língua estrangeira, sendo que para os candidatos ao mestrado será aplicado um idioma e para o doutorado, dois. E também uma prova de conhecimentos específicos.

Já na segunda fase o candidato será submetido a entrevistas e terá seu currículo e desempenho escolar analisados

As inscrições estão abertas até 11 de fevereiro e são aceitas somente pelo endereço portal-sistema.unesp.br:7778/inscricao_unesp/inscricao_unesp.

Mais informações: www.assis.unesp.br/posgraduacao/historia

► Leia mais...