Curso A Casa Senhorial em Portugal dos séculos XV ao XIX

terça-feira, 28 de julho de 2009


Curso A Casa Senhorial em Portugal dos séculos XV ao XIX, que será realizado na Fundação Casa de Rui Barbosa no período de 10 a 21 de agosto.

O curso será dedicado à arquitetura e dará uma panorâmica da evolução tipológica e estilística da casa nobre em termos de modelos formais, figurativos e semânticos. Será dado destaque à questão das etimologias e da sua evolução semântica ao longo dos séculos, como é o caso de: solar, paço, palácio, quinta, torre, tribuna, varanda, dentre outros.

As aulas serão nos dias 10, 12, 14, 17, 19 e 21 de agosto (segundas, quartas e sextas-feiras), das 18 às 21 horas, no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). A inscrição custa R$ 100,00 (profissionais) e R$ 50,00 (estudantes, professores e servidores do Ministério da Cultura) Será concedido certificado para o participante com 75% de presença.

Para maiores informações, os interessados poderão consultar o Portal da Fundação, www.casaruibarbosa.gov.br ou contatar o Museu, por email museu@rb.gov.br ou tel. 21 32894664.

Desde já agradeço sua cooperação.


Atenciosamente,


Ana Pessoa
Diretora
Fundação Casa de Rui Barbosa
► Leia mais...

Seminário Memória, História e Educação: Olhares sobre a Produção da Professora Ernesta Zamboni


O Grupo de Pesquisa Memória, História e Educação, sediado na Faculdade de Educação da UNICAMP, reúne um significativo número de pesquisadores, em diferentes níveis de formação, vinculados a distintas instituições de ensino e pesquisa do país. Criado na década de 1980, como espaço de discussões que congregou um expressivo grupo de professores das redes de ensino de Campinas e região, em torno das preocupações com o ensino de história, o Grupo Memória se institucionalizou, a partir da década de 1990, como parte de um movimento mais amplo de reorganização dos espaços acadêmicos da Faculdade de Educação. Além da expressiva participação em diferentes fóruns de pesquisa, dentre os quais se destacam as reuniões da ANPUH (Associação Nacional de Professores Universitários de História) e os Encontros de Pesquisadores do Ensino de História, o grupo organizou alguns seminários, os quais contaram com a ampla participação de estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores.

O seminário Memória, história e educação: olhares sobre a produção acadêmica da Professora Ernesta Zamboni tem como objetivo refletir sobre a produção acadêmica da Profa. Dra. Ernesta Zamboni, figura central na criação do grupo de pesquisa e no delineamento de algumas linhas de pesquisa, cuja expressão se faz visível não apenas no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP, mas em programas de outras instituições cujos pesquisadores foram formados nesta universidade ou se vincularam aos projetos desenvolvidos pelo grupo. A contribuição das reflexões propostas mostra-se fundamental num momento em que o programa passa por uma reformulação, incidindo uma parte das indagações sobre o delineamento das linhas de pesquisa em torno das quais se articula a produção acadêmica.

Reunindo alguns dos pesquisadores formados pela Profa. Ernesta Zamboni, em torno da interrogação sobre a sua produção acadêmica, pretende-se, nesse sentido, contribuir para uma análise sobre as linhas de pesquisa do grupo e do programa e, ademais, para a contribuição do programa no delineamento de linhas de pesquisa de outras instituições. Coincidindo o evento com o momento da aposentadoria compulsória da professora, intenta-se que, além do balanço da produção de uma das mais renomadas pesquisadoras das questões ligadas ao ensino de história em nosso país, escolhida como primeira presidente da recém-criada Associação Brasileira dos Pesquisadores do Ensino de História, também seja uma oportunidade de homenageá-la pela sua atuação.


Público Alvo:
Professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação
Local: Faculdade de Educação da UNICAMP
Formato do evento: Mesas redondas
Inscrições: Não será necessária a inscrição prévia no Seminário
Comissão organizadora
Profa. Dra. Heloísa Helena Pimenta Rocha
Profa. Dra. Maria Carolina B. Galzerani
Profa. Dra. Maria do Carmo Martins
Profa. Dra. Vera Lúcia S. de Rossi

PROGRAMA PRELIMINAR

Data – 21/08/2009

Manhã – 9 às 12 h

Sessão de Abertura


Direção da Faculdade de Educação
Coordenação: Profa. Dra. Heloísa Helena Pimenta Rocha – FE/UNICAMP

Mesa Redonda 1 – Ensino de História, tempo e escolarização

Profa. Dra. Sonia Regina Miranda – UFJF
Prof. Dr. Luís Fernando Cerri – UEPG
Profa. Dra. Magda Madalena Tuma – UEL
Coordenação: Profa. Dra. Vera Lúcia S. de Rossi – FE/UNICAMP

Tarde – 14 às 17:00 h

Mesa Redonda 2 – Política, fóruns acadêmicos e ensino de História

Profa. Dra. Maria do Carmo Martins – FE/UNICAMP
Profa. Dra. Sandra de Oliveira – UEL
Profa. Dra. Selva Guimarães Fonseca – UFU
Coordenação: Profa. Dra. Maria Carolina B. Galzerani – FE/UNICAMP

Tarde – 17:30 h

Coquetel de encerramento
► Leia mais...