Convite - Biblioteca Fazendo História: Brasil e EUA

terça-feira, 15 de março de 2011


 
Brasil e EUA em discussão


 

Evento 'Biblioteca fazendo história' volta agora em março com as relações entre os dois gigantes das Américas, do Norte e do Sul, capa da edição de março da 'Revista...'


No mês em que o presidente norte-americano Barack Obama visita do Brasil, o melhor é ficar por dentro das relações históricas entre as duas nações. O "Biblioteca fazendo história" - evento que reúne dois pesquisadores para discutir um assunto em pauta da "Revista de História da Biblioteca Nacional" (RHBN) - retorna neste mês de março, trazendo como tema o dossiê de capa da RHBN 66.


Os textos da edição buscam as raízes históricas das trocas culturais, políticas e econômicas entre os dois países. Discutem, em perspectiva comparada, o passado de colonização européia, a escravidão, a religião adotada, o regime presidencialista e o sistema eleitoral.


Os convidados são os professores da PUC-Rio: Marco Antonio Pamplona, autor de "Revoltas, repúblicas e cidadania. Nova York e Rio de Janeiro na consolidação da ordem republicana" (Record, 2003); e Angela Randolpho Paiva, autora de "Católico, protestante, cidadão" (UFMG, 2003).


O pesquisador da RHBN Marcelo Scarrone vai mediar a conversa, que acontece dia 22, às 16h, no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional (R. México, s/n°, Centro do Rio), com entrada franca. Mais informações podem ser obtidas pelo email eventos@revistadehistoria.com.br. Para quem não puder acompanhar ao vivo, o debate também será transmitido via twitter da RHBN (http://twitter.com/rhbn).

 

Serviço:

Palestra: "Brasil e Estados Unidos: somos tão diferentes?" por Marco Antonio Pamplona e Angela Randolpho Paiva 
Data: Terça-feira, 22 de março
Horário: 16 h. 
Local: Auditório Machado de Assis – Biblioteca Nacional. 
Endereço: Rua México, s/nº. 
Entrada franca. 
Emitimos certificados de participação.
Contato: eventos@revistadehistoria.com.br

► Leia mais...

Chamada para publicações nas edições da Revista Tempo e Argumento


                                                                                                         Chamada

                                                                                      REVISTA TEMPO E ARGUMENTO

A Revista Tempo e Argumento (ISSN 2175-1803), publicação semestral on-line em Open Ascess, no sistema ahead of print e volume fechado do Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), anuncia que recebe colaborações para os seus dois próximos dossiês:

- "Globalização e relações internacionais", correspondente ao volume 3, número 2, julho / dezembro de 2011.
- "Ensino de História", correspondente ao volume 4, número 1, janeiro / junho de 2012

Também solicitamos colaborações destinadas às seções "Artigos" e "Resenhas". Os interessados encontrarão maiores informações pelo sítio eletrônico da Revista: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/tempo


Comissão Editorial

--
Revista Tempo e Argumento
Setor de Publicações - DPPG
PPGH/FAED/UDESC
► Leia mais...