BRUXARIA BRANCA - A EXPRESSÃO DO MAL

sexta-feira, 25 de setembro de 2009


Os conceitos do viver africano e afro-diásporico não deveriam ser baseados no pensamento ocidental eurocêntrico e suas experiências de fadas e bruxas, porque não trazem as realidades históricas e mitológicas africanas, e as crianças pretas introjeta falsos sonhos-realidades do mundo que só servem para baixar a auto-estima.
Leia todo o artigo no Blogger do CNNC/Ba:
.

__,_._,___
► Leia mais...

Tesouro Budista


Arqueólogos encontram 'tesouro budista' na Mongólia

O deserto de Gobi, na Mongólia. Foto: Huw Cordey

Relíquias estavam enterradas no deserto de Gobi havia mais de 70 anos

Relíquias budistas raras desaparecidas havia mais de 70 anos foram encontradas neste sábado no deserto de Gobi, no sul da Mongólia, por uma equipe de arqueólogos austríacos e mongóis.

 

Entre os artefatos encontrados estão estátuas, obras de arte, manuscritos e objetos pessoais de um importante mestre budista do século 19, Danzan Ravjaa.
 
O líder da expedição, o austríaco Michael Eisenriegler, disse à BBC que sua equipe já desenterrou duas caixas cheias com "os mais impressionantes objetos de arte budistas".
 
"(O tesouro) é de extraordinário valor para a cultura da Mongólia, porque o budismo foi quase extinto durante o regime comunista, especialmente na década de 30", disse Eisenriegler. "Estou completamente exausto neste momento, mas também completamente impressionado com o que vi."
 
 
Mosteiro
 
As relíquias encontradas pela equipe pertenciam ao Mosteiro de Khamaryn e haviam sido enterradas no deserto de Gobi nos anos 30 por um monge chamado Tudev.
 
Na época, durante o regime comunista, centenas de mosteiros foram saqueados e destruídos na Mongólia. O religioso decidiu enterrar o tesouro para escondê-lo dos exércitos da Mongólia e da União Soviética.
 
Somente Tudev sabia onde os 64 baús com as relíquias estavam escondidos. Antes de morrer, ele passou o segredo a seu neto, o historiador Zundoi Altangerel.
 
Na década de 90, Altangerel conseguiu desenterrar alguns dos baús com as relíquias e abriu um museu para exibí-las.

Segundo o historiador, como a segurança do museu era mínima, na época ele decidiu deixar o restante do tesouro enterrado no deserto.

Eisenriegler ficou sabendo da história e convenceu Altangerel a participar de uma busca pelo resto do tesouro. Segundo o austríaco, 20 dos 64 baús enterrados por Tudev permanecem escondidos no deserto.
 
As peças encontradas neste sábado também serão expostas no museu, que fica na
cidade de Sainshand, no sul da Mongólia.
 
 

Equipe escavará deserto da Mongólia em busca de 'tesouro budista'

O deserto de Gobi, na Mongólia. Foto: Huw Cordey

 

O tesouro teria sido enterrado no deserto de Gobi nos anos 30

Uma equipe de arqueólogos austríacos e mongóis começa, neste sábado, uma escavação no deserto de Gobi, no sul da Mongólia, em busca de um tesouro budista que teria sido enterrado no local nos anos 30.


Os baús guardam o tesouro do Monastério de Khamaryn, destruído durante o governo comunista da Mongólia na década de 30.

Um historiador local, Zundoi Altangerel, disse que seu avô, um monge, salvou as relíquias do monastério e entregou a localização do tesouro ao neto.

Altangerel foi ao local e encontrou metade do tesouro. As peças foram colocadas para visitação pública em um museu criado por ele.

Segundo o historiador, como a segurança do museu era mínima, ele decidiu deixar o restante do tesouro, que inclui estátuas e objetos de decoração, enterrado no deserto.

 
Aventura

O aventureiro austríaco Michael Eisenriegler ficou sabendo da história e convenceu Altangerel a participar de uma busca pelo resto do tesouro.

Eisenriegler planeja transmitir a escavação, que começa neste final de semana, ao vivo pela internet.

"Não sei exatamente o que vamos encontrar. As outras caixas encontradas por Altangerel continham relíquias budistas preciosas, estátuas, livros, manuscritos", afirmou Eisenriegler ao correspondente da BBC em Ulan Bator, Michael Kohn.
 
Segundo Eisenriegler, o objetivo da escavação é ressaltar a história e a cultura budistas em Gobi.
 
Além disso, Altangerel usará o dinheiro arrecadado com a transmissão ao vivo da escavação pela televisão para pagar por uma melhoria no sistema de segurança do museu.
.

__,_._,___
► Leia mais...

Guerra da independência, revoltas em presídios e Collor - Boletim de setembro da RHBN


 

 Revista de História da Biblioteca Nacional



A guerra da Independência

"Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil", clama o Hino da Independência. A expressão define bem o processo de criação do país, cuja pluralidade de interesses criava disputas sobre a unidade territorial. A guerra da emancipação será o tema do próximo debate do Projeto Biblioteca Fazendo História, que ocorrerá no próximo dia 29, terça-feira, às 16 horas, no Auditório Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional com transmissão ao vivo. Confira o endereço e outras informações em nosso site.

+ Veja e opine sobre as capas descartadas da edição sobre Independência em A volta das que não foram

Filhos de Anchieta

Retratando a revolta presidiária em São Paulo no ano de 2006, o filme 'Salve Geral' é o atual candidato brasileiro ao Oscar. Nos anos 50, uma rebelião na Ilha de Anchieta (SP) também acabou parando nas telas dos cinemas e mudou o rumo das políticas penitenciárias do país. Dirceu Franco (USP) conta detalhes e efeitos desta insurgência que ganhou repercussão internacional. [ leia mais ]

Ao mar, armado
As compras bélicas atuais lembram os anos pré-guerra do início do século passado. Na época, longe dos submarinos nucleares, o Brasil investia pesado em modernos encouraçados a vapor. A compra dos monstros dos mares quase colocam o país em guerra com a Argentina. O historiador João Roberto Martins (UFSC) traça paralelos entre os dois momentos históricos.  [ leia mais ]

Collor imortal
Sem nenhum livro publicado, Collor é o novo membro da Academia Alagoana de Letras. Em 1926, igualmente sem experiência, Graciliano Ramos assumia a prefeitura de uma cidada do estado. [ leia mais ]

A Roma do mal
Publicado em parceria com o Jornal das Resenhas, texto do historiador Daniel Aarão analisa livro de Thomas Mann e a tentativa de convencer os alemães a se revoltarem contra o nazismo. [ leia mais ]

Confira também
Lançada obra póstuma do historiador José Luiz Werneck sobre as relações exteriores do Brasil entre 1808 e 1930. [ leia mais ]

Exposição destaca a contribuição pioneira dos franceses no levantamento da costa brasileira. Entre as peças, obras inéditas no Brasil, como uma pintura panorâmica do Rio de Janeiro de 1840. [ leia mais ]

Cora Coralina, anistia, cachaça, quilombolas e Joaquim Nabuco: estes e outros assuntos em destaque na seção 'Agenda' [ leia mais ]

Em sua última entrevista, Raul Seixas recorda da repressão militar e dos dias que passou com John Lennon. [ leia mais ]

.

__,_._,___
► Leia mais...