Lei inclui cultura indígena na grade escolar

quarta-feira, 16 de abril de 2008


A partir de agora a grade das universidades também terão que se adequar a nova realidade, o que afinal é muito bom. Não só a questão indígena, mas também a questão da colonização e da escravidão deveria ser revista.

Lei inclui cultura indígena na grade escolar

Indios da Tribo Karirí-Xocó participam de projeto nas escolas de Itu.

Uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 24/03/08 vai incluir no currículo das escolas públicas e particulares de nível fundamental e médio o ensino obrigatório de história e cultura indígena brasileira. A implementação da lei deve começar a vigorar até o ano de 2010.

Para a diretora executiva do Instituto Indígena Brasileiro de Propriedade Intelectual, Lucia Fernanda Jófej, a lei pode ajudar a corrigir os erros históricos de omissão ou equívoco das escolas sobre a cultura indígena. “Existindo uma obrigação, vai haver uma demanda. Existindo uma demanda, então vai haver mais produtos, mais serviços, informações mais claras nesse sentido”, diz Lucia que critica a forma como a história do Brasil é ensinada. “A maior parte das escolas conta a história de um ponto de vista eurocêntrico”, defende.
“Dizer que o Brasil foi descoberto é, no mínimo, um eufemismo. Dizem que a estimativa era de 1 a 5 milhões de índios no país. Hoje temos 700 mil. Onde essas pessoas foram parar? O que houve foi um massacre sem precedentes”, afirma.
A FASAM - Familiares e Amigos da Saúde Mental de Itu - lidera em Itu o Projeto “Resgatando as culturas indígenas”, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância do conhecimento e o respeito à história e origem brasileira. O programa consiste em oferecer aos alunos de diversas escolas o contato direto com a cultura indígena, através do encontro com o Pajé Tchydjo da Tribo Karirí-Xocó – Alagoas, mostrando a simplicidade da vida em sua comunidade em contraste com a sabedoria e riqueza cultural, evidentes no respeito a todo ser vivo e principalmente ao meio ambiente.

Em agosto de 2007, como parte do programa “Cultura & Música para todos os Especiais” que ocorreu em Itu, no IBAO (Instituto Borges de Artes e Ofícios), o Pajé Tchydjo se apresentou com os demais integrantes, representando todo povo indígena.

“Acreditamos que o resgate histórico cultural dos grupos indígenas é muito importante, pois ao longo dos tempos, essas etnias foram perdendo parte de sua cultura, deixando de falar suas línguas originais, usando roupas civilizadas, deixando de caçar e pescar para se alimentarem de mantimentos industrializados e alguns vindo morar na cidade. Sendo assim, os índios devem retornar às suas culturas o mais rápido possível e o nosso papel é o de ajudá-los nesta importante tarefa de resgate cultural. Afinal de contas, a história indígena é nossa história também!”, afirma a presidente da Fasam, Vera Portela.

Fonte: www.itu.com.br
► Leia mais...