LANÇAMENTO: O Dia em que Adiaram o Carnaval: Política Externa e a Construção do Brasil

sábado, 2 de outubro de 2010


O Dia em que Adiaram o Carnaval: Política Externa e a Construção do BrasilSão Paulo: Editora da UNESP, 2010.

      Do historiador e diplomata Luís Cláudio Villafañe G. Santos, autor de "O Império e as Repúblicas do Pacífico" (2002) e "O Brasil entre a América e a Europa" (2004).

    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=15012911&sid=79168138412927329437932074&k5=112DFBE6&uid=

SINOPSE: 

  A transcendência da morte de Rio Branco não escapou a seus contemporâneos. Uma rápida consulta aos jornais da época deixa clara essa percepção. Na edição vespertina daquele mesmo 10 de fevereiro de 1912, o diário A República assinalou: ?Nenhum brasileiro atingiu mais alto o culto da veneração popular. O Barão do Rio Branco era verdadeiramente um patrimônio nacional. A nação que o amou em vida há de idolatrar-lhe reverentemente a sua venerada memória?. A Gazeta de Notícias (11/02/1912), por sua vez, comentou que ?Dizer doBarão do Rio Branco uma rápida impressão de dor, de luto, de lágrimas, quando o país inteiro soluça é bem difícil. E sua obra foi enorme e grandiosa?. 
    Nem os festejos de Momo escapariam do choque trazido pela perda de quem já em vida era considerado um herói nacional. O sábado seguinte ao passamento do Barão, dia 17 de fevereiro, seria carnaval. Seria, porque o carnaval em 1912 acabou adiado para abril. O governo determinou que, em virtude do luto nacional, os festejos fossem transferidos para o período de 6 a 10 de abril. A força do mito criado em torno de José Maria da Silva Paranhos Júnior como construtor na nacionalidade, sua identificação com ?uma certa idéia de Brasil?, merece reflexão. Trata-se de um caso único, de um diplomata que surge como referência para a construção da nação, um ?fundador? da nacionalidade deslocado no tempo. Quando de sua morte, o Brasil já contava com quase noventa anos de vida independente. Já havia sido governado por imperadores, regentes e presidentes. Ainda assim, Rio Branco passou a disputar espaço importante na memória e no imaginário como um dos formadores da nação brasileira.
    O fato de Juca Paranhos estar indubitavelmente no panteão dos santos do nosso nacionalismo certamente revelará algo do processo de construção da identidade brasileira, uma discussão que já conta com uma longa e respeitável tradição intelectual. São muitas as perspectivas e premissas que animam esse debate. A nação brasileira foi construída pela literatura, pela historiografia, pelas ciências sociais e pelas grandes explicações multidisciplinares dos ?intérpretes do Brasil?. Vários são os enfoques e os recortes possíveis. Aqui, trilharemos um caminho ainda pouco explorado: a construção da idéia de Brasil, da nação e da nacionalidade brasileiras a partir da política externa do país.

__._,_.___
► Leia mais...

VI SIMPÓSIO NACIONAL ESTADO E PODER: CULTURA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


VI SIMPÓSIO NACIONAL ESTADO E PODER: CULTURA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Inscrições e informações no Site:
http://www.6simposioestadoepoder.com.br/index.htm  
DHI-UFS (79) 21056740
► Leia mais...