Convocatoria de revista Antíteses. Dossiês:"Representações en torno ao território e relações sociais nas fronteiras ibero-americanas, séculos XVIII e XIX" até 15 de novembro de 2010. Coordenado pela Profa. Dra. Sara Ortelli

quarta-feira, 7 de abril de 2010


Revista Antíteses

Chamadas:

Dossiês:

- "Representações en torno ao território e relações sociais nas fronteiras ibero-americanas, séculos XVIII e XIX" até 15 de novembro de 2010. Coordenado pela Profa. Dra. Sara Ortelli, Professora da Universidad Nacional del Centro da Provincia de Buenos Aires (UNICEN) e Pequisadora do CONICET / Argentina. Correspondente ao v. 4, n. 8, jul.-dez. de 2011.

A revista Antíteses é um periódico semestral eletrônico on-line em Open Access, no sistema ahead of print e volume fechado, do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina. Publica, após processo de avaliação entre pares, contribuições multidisciplinares inéditas a partir da perspectiva histórica nos idiomas português, espanhol e inglês.

Revista avaliada com conceito B1, um dos extratos considerados de excelência, pelo Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES.

No link SOBRE encontrará tudo o que você precisa saber acerca de: equipe editorial, políticas de seção, processo de avaliação, normas, processo de submissão on-line, estatísticas internas e externas, indexadores, sistema de arquivamento, etc.

Indexada em: ASEZA (Alemanha), BASE (Alemanha), BIBSYS (Noruega), CLASE (México), Dayang Journal System (Coréia), DOAJ (Suécia), EBSCO Host: Current Abstracts, EBSCO A-to-Z, Fonte Acadêmica e TOC Premier (Estados Unidos), E-journals.org (Estados Unidos), e-Revist@s (Espanha), Ex Libris: MetaLib e SFX (Inglaterra), EZB (Alemanha), GeoDados (Brasil), Google Scholar (Estados Unidos), Harvester2 (Canadá), HeBIS-Verbundkatalog (Alemanha), HKU Libraries (Hong Kong), Journal Finder (Estados Unidos), JournalSeek (Estados Unidos), Latindex (México), LivRe! (Brasil), Maestroteca (México), MPG: vLib (Alemanha), MPG/SFX: Citation Linker (Alemanha), New Jour (Estados Unidos),  OAIster (Estados Unidos), OAKList (Austrália), OCLC: WorldCat (Estados Unidos), PIRATE (Canadá), Refbase (Estados Unidos), ResearchGATE (Estados Unidos), Researching Brazil Bibliographic Index (Estados Unidos), SPARC Europe (Europa), Sumários de Revistas Brasileiras (Brasil), TULIPS-Linker (Japão), Ulrich´s Periodicals Directory (Estados Unidos), VUB (Bélgica) e WRLC: Aladin (Estados Unidos). Catalogada em Latindex (México). Em processo de indexação em Scopus (Holanda), com ingresso previsto para dezembro de 2009 ou Janeiro de 2010, e em RedALyC (México).

Preservada digitalmente pela Koninklijke Bibliotheek (Biblioteca Nacional), da Holanda.

Disponíveis nos catálogos digitais (Online Public Access Catalog: OPAC) das bibliotecas da Charles University (República Checa), Gorky St. Petersburg State University (Rússia), Hebrew University of Jerusalem (Israel), Hong Kong University (Hong Kong), Institut Ruder Boškovic(Hungria), Lund University (Suécia),  National Ilan University (Taiwan), National Library of Norway (Noruega), Queensland University of Technology (Austrália), Seoul National University (Coréia do Sul), Simon Fraser University (Canadá), Tsinghua University (China), Universidad de Puerto Rico (Puerto Rico),  Universidad de Sevilla (Espanha), Universidad Nacional Autónoma de México (México), Universidade do Porto (Portugal), Universitá degli Studi (Itália), Universitas Groningen (Holanda), Universität Bielefeld (Alemanha),  Universität Graz (Austria), Université d´Angers (França), University of Cape Town (Sudáfrica), University of Helsinski (Finlandia), University Kuala Lumpur (Malásia), University of Oxford (Inglaterra), University of Southern Denmark (Dinamarca), University of Tsukuba (Japão), University of Zurich (Suiza), Vietnam Academy of Science and Tecnology (Vietnam), Vrije Universiteit Brussel (Bélgica) e Yale University (Estados Unidos), entre outras.

Admitida no Portal do CLACSO, decorrente disso será incorporada no RedALyC (México), cujo ingresso já estava sendo providenciado independientemente com pareceres favoráveis, e as colaborações estarão protegidas autoralmente pela Creative Commons.

Os artigos encontram-se registrados e protegidos autoralmente pela Scientific Commons. Os mesmos podem ser citados, reproduzidos, total ou parcialmente, e postados para usos acadêmicos, sempre que se outorguem os devidos créditos autorais e não se deturpe o seu conteúdo.

Novidades:

Textos em Inglês:

A partir do vol. 2, nº 4 são traduzidos textos para o inglês. Nesta oportunidade foram selecionados os artigos da Profa. Dra. Mariana Joffily, da Universidade Federal de Santa Catarina, e da Profa. Dra. Marina Franco, da Universidad Nacional de San Martín, escolhidos pelo Corpo Editorial em base ao mérito acadêmico indicado pelos Consultores ad hoc, à relevância e à abrangência temática. Para isso, contamos com recursos da Especialização e do Mestrado em História Social, da Universidade Estadual de Londrina. Como em todo processo similar, fizemos uma escolha, mas gostaríamos de ter tido mais recursos para fazer jus a muitos outros excelentes trabalhos que os nossos leitores terão o prazer de ler na suas línguas originais.

CrossRef e DOI: 

Antíteses protocolou pedido na Universidade Estadual de Londrina para a assinatura de convênio com a CrossRef com o objetivo de obter o DOI (Digital Object Identifier). Foi concedida a autorização e já está sendo providenciada.

Processo de Avaliação:

A revista conta com avaliação dupla, triple em caso de empate, realizada por Consultores, todos doutores e especialistas nos assuntos abordados pelos colaboradores.

São aceitas colaborações originais, as quais, no caso de serem aprovadas, estarão protegidas autoramente pela Scientific Commons, já em curso, Creative CommonsCrossRef, que estão sendo providenciadas.  

Fonte: GEHB

► Leia mais...

ANPUH RJ - ST Memória e História: diálogos e interfaces


Estão abertas as inscrições para comunicações em Simpósios temáticos no XIV Encontro Regional da Anpuh-Rio, a ser realizado entre os dias 19 e 23 de julho 2010, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.
Estou coordenando, em conjunto com a profa. Diana Souza Pinto (PPG em Memória Social da UNIRIO) o ST n.º 22. Memória e História: diálogos e interfaces, para o qual peço ampla divulgação e convido à participação.
Acessem o site do evento para realizarem suas inscrições e para
obter maiores informações.
http://www.encontro2010.rj.anpuh.org/
 
Márcia Chuva
Prof.ª Depto de História da UNIRIO
PPGH - UNIRIO
 
Fonte: [historiacultural]
► Leia mais...

UFOP - Curso de Pós-Graduação em Cultura e Arte Barroca abre inscrições neste mês


Curso de Pós-Graduação em Cultura e Arte Barroca abre inscrições neste mês

O Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) da UFOP informa que em 12/04 têm início as inscrições para o curso de Pós-Graduação lato sensu em Cultura e Arte Barroca. O prazo se estende até o dia 17/05 e os interessados devem comparecer ao IFAC (Rua Coronel Alves, n° 55, Centro Ouro Preto, MG) em posse dos seguintes documentos: ficha de inscrição preenchida; cópia do diploma de graduação; uma foto recente 3x4; cópia da cédula de identidade; curriculum vitae; e cópia do comprovante de depósito (veja a tabela de valores de investimento – vencimento dia 5).

O curso é destinado a profissionais de nível superior nas áreas de Artes, Educação, Arquitetura, História, Restauração, Música ! ou outras afins e pesquisadores, professores e demais interess! ados em refletir e atualizar seus conhecimentos de história da arte. Os objetivos principais são oferecer qualificação de caráter informativo e reflexivo sobre a arte e a cultura do período colonial, discutir aspectos centrais da Cultura e da Arte Barroca e capacitar os alunos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e para a atuação no ensino e em programas ligados ao patrimônio cultural.

Dividido em duas opções, os interessados podem escolher entre cursar dois módulos com carga de 180 horas cada, ou quatro módulos com carga de 90 horas cada. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e 14h às 18h, com alguns sábados letivos.

Criado em 1985, o curso é o único no gênero realizado no Brasil e conta com uma grade de matérias que abrange os mais variados aspectos relacionados ao tema. Os professores são especialistas em teorias sobre o Barroco no país. As aulas são teóricas e práticas, realizadas não só em igrejas, museus e monumentos de Ouro Preto, mas também em viagens a cidades como Congonhas, Ouro Branco, Itaverava, Santa Rita Durão, Catas Altas, Mariana, entre outras, com custo de transporte incluído. Além disso, as aulas tratam de questões atuais ligadas ao patrimônio histórico.

Mais informações no edital ou pelo telefone (31)3559-1726.

Fonte: GEHB

 

► Leia mais...

Especialização em História do Brasil


Abaixo algumas informações sobre o curso.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO "LATO SENSU" ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA DO BRASIL
HABILITAÇÃO EM MAGISTÉRIO SUPERIOR APRESENTAÇÃO
 

Diante das transformações que se processam na sociedade brasileira, faz-se fundamental repensar constantemente esta mesma sociedade.

Neste sentido, as Faculdades Integradas "Espírita", através do seu Centro de Pós-graduação e Extensão – CPGEX, promovem o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em História do Brasil – Ensino e Historiografia.

O curso tem como objetivo o debate, consistente e plural, em torno das questões de interesse, seja do ponto de vista teórico, sócio-político ou educacional, deste início de século.

PÚBLICO ALVO
Graduados em Ciências Humanas e áreas afins.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Historiografia Brasileira. 30h/a
- Economia Brasileira. 30h/a
- História do Trabalho. 30 h/a
- Política Brasileira. 30 h/a
- Religião e Religiosidade no Brasil. 30h/a
- Gênero e História. 30h/a
- Metodologia da Pesquisa. 60h/a
- Didática do Ensino Superior. 30h/a
- Metodologia do Ensino Superior. 30h/a
- História do Pensamento Brasileiro. 30h/a
- História e Memória: Conceitos e Abordagens. 30h/a
- História dos Movimentos Sociais no Brasil. 60h/a
- História Cultural:Conceitos e Métodos. 30h/a
- História Brasileira Através das Escolas Literárias. 30 h/a

CORPO DOCENTE
Formado por Doutores, Mestres e Especialistas

CARGA HORÁRIA
480 horas

CRONOGRAMA
Aulas aos sábados das 8h às 18h.
INICIO (Sujeito à Formação de Turma)
2010

INVESTIMENTO
Inscrição: R$ 60,00
22 parcelas de R$160,00

CERTIFICADO E AVALIAÇÕES
O Certificado de Conclusão será fornecido ao aluno com freqüência mínima de 75 % e nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) – nota mínima exigida para todos os trabalhos que serão exigidos ao final de cada módulo.
Após a conclusão dos módulos, o aluno terá um período de seis meses para a apresentação da monografia, cuja nota mínima para aprovação é 7,0 (sete).
Em caso de não apresentação da monografia, o aluno terá direito a um Certificado de Aperfeiçoamento acompanhado do respectivo Histórico Escolar.
Regulamentado pela Resolução 01/2007 – CES/CNE de 08/06/2007.

Caso haja interesse em fazê-lo, favor encaminha ficha de pré inscrição e assim que feche-se turma, entramos em contato.
Att,
Rose
 
Fonte:GEHB
► Leia mais...

Convite - I Jornada de História Antiga da UNIRIO


A Equipe de História Antiga EAD da UNIRIO convida a todas(os) para a I Jornada de História Antiga da UNIRIO: O mundo mediterrânico e suas culturas, que ocorrerá no Auditório Vera Janacópulos, campus da Av. Pasteur, 296 - Urca, no dia 07 de maio de 2010, organizada pelos Professores-tutores Vanessa Lima e Jorwan Gama.
Serão conferidos certificados. As inscrições deverão ser realizadas através do e-mail inscricaojornadaunirio@gmail.com.
 
Confira a programação:

TEMA: O mundo mediterrânico e suas culturas

ABERTURA: Prof. Mestrando Jorwan Gama e Prof.a Mestranda Vanessa Lima (09:00 – 09:20)

PALESTRA: A Atualidade da Antiguidade Clássica (09:30)

 – Prof.ª Dr.ª Juliana Bastos (UNIRIO).

1ª MESA: Interações Culturais na Antiguidade (10:30)

COORDENADOR: Jorwan Gama

- Prof. Dr. Alexandre Carneiro (NEREIDA/UFF)

- Prof. Dr. Luiz Eduardo Lobianco (CEIA-UFF/UFRRJ)

- Prof.a Dr.a Norma Musco Mendes (LHIA/UFRJ)

- Prof. Dr. Jorge Davidson (CEIA/UFF).

INTERVALO: 12: 30 – 14:00

2ª MESA: O Ensino de História Antiga (14:00)

COORDENADORA: Vanessa Lima

- Prof.a Dr.a Regina Bustamante (LHIA-UFRJ):

- Prof.a Dr.a Claudia Beltrão (CEIA-UFF/UNIRIO)

- Prof. MsC Gilmar Oliveira (UNIRIO)

ENCERRAMENTO: Caminhos do ensino e da pesquisa de História Antiga na EAD: Equipe de Professores-tutores presenciais de Historia Antiga  - UNIRIO. (15:30)

 - Prof.a Mestranda Airan Borges (LHIA – UFRJ/ NERO-UNIRIO)

- Prof.a MsC Uiara Otero (LHIA – UFRJ/ NERO-UNIRIO)

- Prof. MsC André Eduardo Soares (NERO-UNIRIO)

- Prof.a Mestranda Carmen Sabino (LHIA – UFRJ/ NERO-UNIRIO)

- Prof. Doutorando Alexandre Moraes (LHIA-UFRJ/UFF/EAD-UNIRIO)

ORGANIZADORES: Prof.º Mestrando Jorwan Gama (LHIA-PPGHC-UFRJ/NERO-UNIRIO)

                                     Prof.ª Mestranda Vanessa Lima (CEIA-UFF/NERO-UNIRIO)

CONSULTORES: Prof.ª Dr.ª Claudia Beltrão (NERO/UNIRIO)

                                 Prof. MsC. Bernardo Milazzo (CEIA/UFF)

Fonte: [ceiauff_eventos]

► Leia mais...