Ciclo sobre choro

terça-feira, 5 de outubro de 2010


 
 

Informativo ASA

Choro: uma paixão carioca em forma de música

         A ASAAssociação Scholem Aleichem de Cultura e Recreação (www.asa.org.br) tem o prazer de convidar para o ciclo de 4 palestras sobre a mais carioca das manifestações musicais: o choro. A partir de 4 de novembro, às 19:30 horas, sempre às quintas-feiras, na sala de vídeo (rua São Clemente, 155), Elza Lancman Greif percorrerá a trajetória do choro, partindo da vida cultural no Rio de Janeiro do século XIX e chegando aos dias de hoje. As palestras serão ilustradas por CDs e, no dia 25 de novembro, encerrando o ciclo, o Grupo de Choro do Conservatório Brasileiro de Música dará uma canja.

Elza Lancman Greif é Doutora em Música e Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestre em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (CBM-CEU) e graduada em Piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalha no Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário como coordenadora do Núcleo de Pesquisa José Maria Neves e como professora das disciplinas Fundamentos da Arte-Educação e Iniciação Científica nos cursos de Musicoterapia, Licenciatura em Música e Bacharelado.

            Para participar, é necessário inscrever-se. Basta ligar para a secretaria (2539-7740 e 2535-1808, das 10 às 18 horas) ou mandar os dados para asa@asa.org.br. O ciclo custa R$ 40 (quarenta reais), quantia que deve ser paga na primeira palestra.

Programa

Quinta-feira, dia 4 de novembro

Os primórdios musicais no Rio de Janeiro: o lundu e a modinha.

A chegada da Família Real portuguesa. A intensa vida cultural musical do Rio de Janeiro no século XIX: compositores e mestres de música.

As condições da diversidade étnica, sócio-cultural e econômica dos moradores da cidade.

A emergência da música popular urbana.

Quinta-feira, dia 11 de novembro

As danças. Criação de novas formas rítmico-musicais: a polca, a polca-maxixe, o maxixe, o tango brasileiro, a valsa brasileira.

O choro e sua história. Proveniência e significado de seu nome. A roda de choro. A instrumentação dos conjuntos de choro.

Compositores das novas e autênticas formas musicais: Joaquim Antonio Callado, Henrique Alves de Mesquita, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, entre outros.

Quinta-feira, dia 18 de novembro

Entre o choro e o samba. As festas nas casas das tias baianas. Pixinguinha e Donga

Divulgação e recepção da música popular. A impressão de partituras e as inovações tecnológicas: o disco, o rádio.

Chorões no rádio: Benedito Lacerda (flauta), Dino 7 cordas, Meira (violões), Canhoto (cavaquinho), Altamiro Carrilho (flauta) e outros.

Chorões no disco: Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo (cavaquinho) e outros.

Compositores eruditos de choro: César Guerra-Peixe e Radamés Gnattali.

Quinta-feira, dia 25 de novembro

O choro hoje. Permanência e divulgação em escolas de choro, clubes de choro, festivais de choro no Brasil e no mundo.

Participação do Grupo de Choro do Conservatório Brasileiro de Música. Centro Universitário.

Componentes:

Bernardo Diniz: cavaquinho e violão.

Marcel Sousa: bandolim

Rodrigo Revelles: flauta e saxofone soprano

Thais Bezerra: pandeiro


► Leia mais...

Problemas de História da Ciência na época Colonial


Fonte: JC e-mail 4110, de 05 de Outubro de 2010.  
 Problemas de História da Ciência na época Colonial
 
Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) promove nesta quarta-feira, dia 6, mais uma palestra do ciclo Encontro com a História 2010

O palestrante do dia 6 será Carlos Ziller Camenietzki, professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele discutirá os "Problemas de História da Ciência na época Colonial: os caminhos de Sergio Buarque de Holanda".

A palestra começa às 14h, no Auditório do Mast (Rua General Bruce, 586, São Cristóvão), com entrada gratuita. Os interessados também podem acompanhar a transmissão da palestra em tempo real pela internet: www.mast.br

De acordo com Camenietzki, um dos grandes problemas relativos à vida intelectual (e, portanto, científica) da América Portuguesa liga-se à dificuldade de interpretação de sua própria existência, mas também de seus meios de expressão e dos próprios resíduos que a indiferença dos tempos não conseguiu apagar. Para falar sobre o assunto, o palestrante aborda a influência de Sérgio Buarque de Holanda como um dos grandes intérpretes do Brasil ativos no século passado:

"Para Sérgio Buarque de Holanda, o Brasil se fez ao longo dos séculos em uma terra desbravada e ocupada originalmente por populações seminômades. Aquilo que será o centro de seus estudos, os caminhos materiais e simbólicos da ocupação do território pelos portugueses, limita substantivamente a interpretação e até mesmo a identificação de uma cultura filosófica na América Portuguesa. Essa limitação estimula a ideia de que a ciência não era praticada no Brasil dos tempos coloniais", adianta Camenietzki.

(Assessoria de Comunicação do Mast)

► Leia mais...

XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH 50 anos


XXVI SIMPÓSIO NACIONAL HISTÓRIA - ANPUH 50anos

São Paulo (Cidade Universitária - USP)

17 a 23 de julho de 2011

Cronograma

01 de novembro a 1 de dezembro de 2010
Inscrições de propostas de Seminários Temáticos
Inscrições de propostas de Minicursos.

9 de dezembro de 2010
Reunião da Comissão Científica preliminar (Diretoria nacional e Anpuh - SP)
para avaliação das propostas de Seminários Temáticos e de Cursos, sugerindo
junções ou desdobramentos.
Indicação de conferencistas nacionais
Confirmação de conferencistas estrangeiros.

10 de dezembro de 2010
reunião com regionais para avaliar decisões da Comissão Científica
preliminar.

13 de dezembro de 2010
Divulgação dos Simpósios Temáticos e Minicursos aprovados

01 de janeiro a 21 de março de 2011
Inscrições de trabalhos nos Simpósios Temáticos aprovados.
Envio de propostas de mesas redondas

01 de janeiro a 30 de junho
Inscrições prévias nos Minicursos.

22 a 31 de março de 2011
Avaliação e seleção dos trabalhos inscritos nos Simpósios Temáticos, feitas
pelos coordenadores (com eventuais sugestões de remanejamentos ou junções,
lembrando que os coordenadores poderão acompanhar diariamente as
inscrições).

01 a 11 de abril de 2011
Envio pelos coordenadores da programação de trabalhos nos Simpósios
Temáticos, já considerados os remanejamentos (considerando as segundas e
terceiras opções).

14 de abril de 2011
Reunião da Comissão Científica (diretoria nacional e ANPUH SP, para definir
mesas e resolver eventuais pendências)

15 de abril de 2011
Reunião com regionais para fechar programação.

1º de maio a 11 de julho de 2011
Inscrições de ouvintes.

Fonte: GRUPO DE ESTUDOS DA HISTORIA DO BRASIL
► Leia mais...

História do Tempo Presente: Mestrado da UDESC (Florianópolis)


Desde 14 de Setembro até 15 de outubro de 2010 estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em História/Mestrado da UDESC, objetivando o preenchimento de até 20 vagas, para ingresso em 2011.

As inscrições serão realizadas em duas etapas sendo:

a) Primeira etapa: preenchimento da ficha de inscrição que será realizada exclusivamente pela internet, no site http://www.ppgh.udesc.br/, no link "Formulário de inscrição para o processo seletivo – turma 2011". Será de total responsabilidade do candidato, o preenchimento correto das informações solicitadas; o formulário de inscrição estará disponível on line apenas a partir de 14 de setembro de 2010.

b) Segunda etapa: envio dos documentos solicitados para efetivação da inscrição por correio (via SEDEX, com data limite de postagem até 15 de outubro de 2010) ou entregues na Secretaria de Pós-Graduação da FAED na Av. Madre Bevenuta, 2007 – Itacorubi, Florianópolis/SC (CEP: 88.035-001), no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados, em envelope lacrado. No envelope deverá conter o nome do candidato e que é destinado ao Programa de Pós-Graduação em História.

OBS: não será feita a conferência da documentação no ato da inscrição. Os envelopes contendo a documentação dos candidatos somente serão abertos após findas as inscrições pela Comissão de Seleção do PPGH. Havendo mais de um envelope por candidato será considerado apenas o mais recente.
Obtenha mais informações no próprio Edital.
► Leia mais...

DOCUMENTOS DO TRÁFICO TRANSATLÂNTICO ON LINE


DOCUMENTOS DO TRÁFICO TRANSATLÂNTICO ON LINE
 
A Universidade Emory, de Atlanta /EUA, lançou recentemente banco de dados eletrônico, interativo e gratuito com o nome de Voyages.
O arquivo, que se encontra disponível no site www.slavevoyages.org , contém cópia de quase 35.000 documentos originais acerca do tráfico transatlântico de escravos entre os séculos XVI e XIX, com listas de navios negreiros e as respectivas regiões de destino, e oferece planejamentos de aulas e outras ferramentas educacionais.
As informações estão distribuídas por cinco regiões: Europa, África, América do Norte, Caribe e Brasil, esse último indicado como o país que "dominou" o tráfico de escravos.
► Leia mais...

REVISTA DOMÍNIOS DA IMAGEM - CHAMADA


A Revista Domínios da Imagem está recebendo artigo para o seu 7° número.
Os interessados enviarem seus artigos para o endereço: REVISTA DOMÍNIOS DA IMAGEM
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO
Cx. POSTAL 6001
LONDRINA/PARANÁ/BRASIL
CEP 86051-990

Para maiores informações, acessar o endereço: www.uel.br/cch/his/dominiosdaimagem/  ou entrar em contato pelo e-mail dominiosdaimagem@uel.br
► Leia mais...