Seleção PPGH 2010.2 (inscrições até 26 de julho)

quinta-feira, 22 de julho de 2010


http://www.ppgh.upf.br/

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO – TURMA 2010/1

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Universidade de Passo Fundo (UPF), torna pública a abertura das inscrições para as provas de seleção ao Curso de Mestrado em História para a turma 2010/2.

O Mestrado em História, com área de concentração em História Regional, tem como linhas de pesquisa:

1. Política e cultura;

Agrega as pesquisas sobre relações políticas e representações culturais, no âmbito regional, nacional e internacional nas dimensões amplas que compreendem o fazer histórico contemporâneo em termos de objetos, referenciais e metodologias.
Professores
Adelar Heinsfeld
Ana Luiza Setti Reckziegel
Eduardo Munhoz Svartman
Gerson Luís Trombetta
Gizele Zanotto
Janaína Rigo Santin

2. Espaço, economia e sociedade.
Agrega as pesquisas sobre os processos de ocupação do espaço e formas societárias; relações e conflitos sociais, econômicos e simbólicos nas dimensões regionais e inter-regionais; comunidades nativas, formação da sociedade luso-brasileira e ibero-americanas.
Professores
João Carlos Tedesco
Mário Maestri
Luiz Carlos Tau Golin

ESTRUTURA CURRICULAR:
A estrutura do Mestrado inclui um mínimo de 30 créditos, sendo 24 créditos de disciplinas e 6 créditos de orientação.

INSCRIÇÕES:
A inscrição deverá ser feita pela Internet, no endereço eletrônico: http://www.upf.br/posgraduacao/inscricoes.php. Do dia 15 de junho de 2010 até o dia 26 de julho de 2010. O valor será R$70,00(setenta reais).

A inscrição somente será efetivada mediante o envio da documentação necessária.

Modalidades de envio dos documentos:

Pela Central de Atendimento ao Aluno e Secretaria do Mestrado–
Universidade de Passo Fundo - Centro Administrativo

Por correspondência
Universidade de Passo Fundo - IFCH
Programa de Pós-Graduação em História
Campus I – Bairro São José – KM 171 – BR 285
Cx. Postal 611
CEP: 99001-970 - Passo Fundo, RS
Postado via Sedex com data do dia 23/07/2010

Poderão candidatar-se os(as) graduados(as) com Licenciatura Plena e/ou Bacharelado em História ou áreas afins.

Documentos necessários para a inscrição dos candidatos:
a) Curriculum Lattes documentado;

b) 3 (três) fotocópias do Projeto de pesquisa (modelo disponível no site do PPGH);

c) 2 (duas) fotocópias do diploma de graduação;

d) 2 (duas) fotocópias do respectivo histórico escolar;

e) 2 (duas) fotocópias da certidão de casamento ou de nascimento;

f) 2 (duas) fotocópias do documento de identidade;

g) 2 (duas) fotocópias do CPF;

h) 1 (uma) foto 3x4 recente;

i) Memorial descritivo contendo atividades acadêmicas e profissionais realizadas e motivação para o projeto de pesquisa;

j) Formulário de inscrição preenchido;

k) Quadro de pontuação do Currículo preenchido (Anexo I deste Edital)

l) Fotocópia do Comprovante de pagamento da inscrição

Homologação das inscrições: dia 28/07/2010.

SELEÇÃO:
A seleção é constituída dos seguintes critérios:

1) Prova escrita, tendo por base o Projeto de Pesquisa, inserindo a discussão do "regional" a partir da bibliografia sugerida – caráter eliminatório – dia: 03/08/2010, às 8h30min

2) Análise do Currículo do candidato – caráter classificatório;

3) Análise do Pré-Projeto de pesquisa – caráter classificatório;

4) Entrevista, baseada no curriculum e na exposição do projeto, pelo candidato - caráter classificatório - dia: 03/08/2010, a partir das 14 hs.

PROJETO:
O projeto deverá conter: descrição do tema, fontes de pesquisa e bibliografia.
Modelo disponível na página http://www.ppgh.upf.br/

NÚMERO DE VAGAS:
O número de vagas é até 15 (quinze), e o Programa não se compromete a preenchê-las.

RESULTADOS FINAIS:
Os resultados finais serão divulgados até o dia 06/08/2010

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
Não serão aceitos recursos quanto à homologação da inscrição e quanto ao processo de seleção e seu resultado.

A Comissão de Seleção decidirá sobre as questões não previstas no presente Edital.

A documentação dos candidatos não classificados deverá ser retirada, na Secretaria do PPGH, até o prazo máximo de 30/11/2010. Após esta data será encaminhada para reciclagem.

Para maiores informações: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo, prédio B4, sala 134. Campus I, Bairro São José, Passo Fundo – RS. CEP: 90001-970., Fone (54) 3316-8339, Fax (54) 3316-8330 endereço eletrônico pghis@upf.br.


PRÉ-MATRÍCULAS:
Dia 12 de agosto de 2010 pelo email pghis@upf.br.


Passo Fundo, 14 de junho de 2010.


Prof. Dr. Adelar Heinsfeld
Coordenador do PPGH/UPF
► Leia mais...

CHAMADA DE ARTIGOS CONTEMPORÂNEOS NR. 7


 Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades (ISSN 1982-3231), qualificada pela CAPES e indexada pela Sumarios.org, comunica que está aberta a chamada de artigos para a sétima edição cujo dossiê tem como tema DILEMAS DA CONTEMPORANEIDADE - RISCOS E PERIGOS DA VIDA CONTEMPORÂNEA. Estaremos recebendo artigos, ensaios, entrevistas e resenhas até o dia 15.8.2010 pelo email revistacontemporaneos@gmail.com. Vejam abaixo as normas editoriais.

Informamos ainda que será lançada às 19h no próximo dia 27 a edição nr. 6 da Contemporâneos cuja temática é DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA. O lançamento vai ocorrer na Universidade Católica de Salvador e está  inserido nas atividades do Simpósio Estadual da Associação Nacional de História -BA. Nesse mesmo dia e local será lançada a 15a. edição da Contemporartes - Revista de Difusão Cultural (ISSN 2107-4404). Essa revista, feita pelo mesmo grupo, também aceita colaborações de opiniões e crônicas nas seguintes áreas: Literatura, Fotografia, Cinema, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Música e Humanidades.

Normas Editoriais

A Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades é uma publicação eletrônica com ISSN 1983-3231, que tem como objetivo discutir a contemporaneidade, priorizando a interdisciplinaridade entre diversas áreas do conhecimento ligadas às artes e humanidades.
Esta revista tem periodicidade semestral e objetiva publicar artigos, resenhas, ensaios, entrevistas, opiniões e traduções. Além de documentos inéditos que mereçam ser divulgados.

As colaborações para a Contemporâneos devem seguir rigorosamente as seguintes especificações:

1. A simples remessa de texto implica autorização para a publicação e cessão gratuita de direitos autorais. Os conteúdos expressos nas contribuições publicadas por esse periódico são de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.

2. Todas as contribuições deverão ser entregues em fonte Times New Roman 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas e margens justificadas; em formatos compatíveis com o Word for Windows 2003 (arquivo DOC); e enviadas por e-mail (revistacontemporaneos@gmail.com), devidamente formatadas de acordo com estas Normas Editoriais. No assunto do email deverá constar o tipo de trabalho enviado (artigo, resenha, edição crítica ou opinião) seguido do título do referido trabalho. O Conselho Editorial acusará, por e-mail, o recebimento dos arquivos.

3. Todas as contribuições deverão vir acompanhadas de, no mínimo, três ilustrações. Além de ser enviadas em separado (aquivos JPG, 300ppi), estas ilustrações deverão ser inseridas no corpo do texto, em local escolhido pelo autor, devidamente numeradas e acompanhadas por legenda em Times New Roman 9, logo abaixo. As fontes dessas ilustrações deverão ser listadas em fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, numeradas progressivamente em arábico, na ordem que aparecerem, sob o título de Fontes das imagens. Este item virá após o texto e antes das referências bibliográficas, respeitando a legislação em vigor. As fontes de imagens retiradas da internet podem ser achadas ao se clicar com o botão direito do mouse sobre elas e selecionar as "propriedades".

Ex.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sanzio_01.jpg.

4. São publicados artigos em português e espanhol, originais e inéditos ou traduzidos. As traduções de artigos deverão vir acompanhadas do texto original e da autorização do autor do mesmo. Os artigos terão a extensão entre 10 e 25 páginas (incluindo referências bibliográficas), antecedidos por um resumo (no máximo 10 linhas) e de quatro palavras-chave. O título, resumo e palavras-chaves devem ser apresentados em português e em inglês.

5. Também são publicadas resenhas em português e espanhol. Poderão ser resenhados livros ou obras cinematográficas lançados no Brasil nos dois anos anteriores (contados a partir da apresentação da resenha), e no exterior nos quatro anos anteriores (contados da mesma forma). As resenhas terão a extensão entre 5 e 7 páginas. Para resenhas não são necessários resumo, palavras-chave nem bibliografia. O título deve ser apresentado em inglês e em português.

6. As entrevistas deverão ter extensão entre 5 e 10 páginas e vir acompanhadas da autorização do entrevistado(a). Devem começar com uma introdução (de no máximo 1 página) que contenha: uma pequena biografia do entrevistado(a) e descrição das circunstâncias (como se deu o contato, local e data) da entrevista. O título deve ser o nome do entrevistado (a). O subtítulo deve ser uma frase de efeito (entre aspas) encontrada na entrevista. Pode-se usar tanto a forma chamada "ping-pong", com as tradicionais perguntas e respostas, como a forma de texto corrido, na qual as perguntas são retiradas e o texto segue uma lógica própria. Devem ser ilustradas por no mínimo 4 imagens, sendo que uma delas é a foto do entrevistado. (Com relação à inserção de imagens veja o item 3).

7. As opiniões publicadas na Seção Opinião devem ser textos de no máximo 1 página e no mínimo 1 parágrafo que respondam as perguntas elaboradas por essa revista seguidas pelo nome do autor da contribuição, pequeno resumo do currículo e de uma foto do mesmo.

8. O nome do autor da contribuição, com exceção das entrevistas e opinião, deverá estar em itálico, alinhado à direita, abaixo do título. Deve vir ligado a uma nota de rodapé com um pequeno resumo do currículo do autor (titulação, nome da instituição a qual se vincula e, caso tenha, nome da instituição que deu apoio financeiro para a elaboração da pesquisa) e email para contato. No caso de múltiplos autores, todos deverão apresentar tais informações.

9. Fora o caso anterior, as notas de rodapé deverão se restringir a observações sobre o texto, comentários críticos ou a tradução de textos citados em língua estrangeira. Deverão vir em espaçamento simples, numeradas progressivamente em arábico, na ordem que aparecerem, colocando-se os números em forma de expoente, com corpo menor.

10. As citações pouco extensas, de até três linhas, deverão ser transcritas entre aspas, intercaladas no texto. As de mais de três linhas deverão vir em parágrafo distinto, em fonte Times New Roman 10, espaçamento simples e recuo quatro, não devem estar em itálico nem entre aspas. Em ambos os casos, na indicação das citações deve constar o último sobrenome do autor (em caixa alta), a data de publicação e a página de onde foi transcrita, separados por vírgula e entre parêntesis. Ex.: "A cultura de massas produz certamente símbolos" (SANTOS, 2000, p.145).

11. É recomendável o uso de intertítulos e divisão entre introdução, desenvolvimento e apontamentos conclusivos.

12. ATENÇÃO: Somente os artigos apresentados dentro destas Normas serão analisados pelo Conselho Editorial. Este se limitará apenas a revisão ortográfica e gramatical nos textos a serem publicados. Caberá ao Conselho Editorial a decisão referente à oportunidade da publicação das contribuições aceitas.

13. As referências deverão ser listadas ao final do artigo, com o título Referências Bibliográficas, em ordem alfabética, espaçamento simples e seguindo a seguinte normatização (cf. ABNT-NBR 6023)

Em tempo:

SEMINÁRIO VOZES DA GLOBALIZAÇÃO
MÓDULO II  - Identidades e Gênero

Palestra do próximo sábado, dia 24, às 10h30 às 12h30.

Gênero, música eletrônica/eletroacústica e ciberpoética.
Com Profa. Dra. Andrea Paula dos Santos (UFABC)
Local: Casa da Palavra - Praça do Carmo, 171, Santo André - SP.

Realização: Casa da Palavra - Escola Livre de Literatura

Prefeitura Municipal de Santo André

Apoio: Associação Cultural Morro do Querosene

-------------------

CONTEMPORÂNEOS
Revista de Artes e Humanidades
www.revistacontemporaneos.com.br
 
CONTEMPORARTES
Revista Semanal de Difusão Cultural
http://revistacontemporartes.blogspot.com/

NEPCON- Núcleo de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade
UFABC/ UFV/ UFJF/USS/ UFBA e outros

► Leia mais...

Seminário de História do Exército Brasileiro


Evento cultural do Exército Brasileiro
Nesse ano de 2010 comemoramos 50 anos da criação do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM) o "Monumento dos Pracinhas" localizado no Aterro do Flamengo, RJ.
Inscrevam-se no Seminário de História e Arquitetura que ocorrerá no Museu de Arte Moderna (MAM), participem da Solenidade Cívico-Militar!
       
Sites: http://www.dphcex.ensino.eb.br/evento/
          http://www.mnmsgm.ensino.eb.br/index.html

Qualquer dúvida: 2519-5105 - Divisão de Patrimônio e Projetos Culturais 
► Leia mais...

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES(AS)NEGROS(AS)


O VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) entre os dias 26 a 29 de Julho, debaterá sobre "Afrodiáspora: saberes pós-coloniais, poderes e movimentos sociais", a fim de apresentar e discutir os processos de produção/difusão de conhecimentos intrinsecamente ligados às lutas históricas empreendidas pela populações negras nas Diásporas Africanas, nos espaços de religiosidades, nos quilombos, nos movimentos negros organizados, na imprensa, nas artes e na literatura, nas escolas e universidades, nas organizações não-governamentais, nas empresas e nas diversas esferas estatais, que resistem, reivindicam e propõem alternativas políticas e sociais que atendam às necessidades das populações negras, visando a constituição material dos direitos.

Difundir e debater os saberes produzidos por negros(as) no Brasil implica no esforço de identificar no cenário sociocultural brasileiro, conhecimentos, manifestações e formas de pensar/estar no mundo, concepções, linguagens e pressupostos não hegemônicos, construídas pela multiplicidade de sujeitos que constituem as populações negras, focalizando essa população como produtora de conhecimentos científicos, técnicos e artísticos.

Essa temática também propõe uma reconfiguração dos quadros da memória, no que tange a experiência histórica da população negra no Brasil, que respeite a presença da ancestralidade e tradições africanas, mas, ao mesmo tempo, considere as composições, traduções e recriações realizadas nos movimentos da diáspora.

A escolha dessa temática para orientar os debates e proposições do VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as), leva em consideração a atual conjuntura brasileira, quando os segmentos negros organizados reivindicam e acentuam o incremento de mecanismos jurídicos-políticos de constituição material de direitos, tais como: a Lei n.º 10.6391 e suas Diretrizes Curriculares, a implementação de Políticas de Ações Afirmativas, a luta pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e do Projeto de Cotas para Negros nas Universidades pelo Congresso Nacional, o que tem implicado na exigência e na urgência de ampliar o campo de discussão e produção de conhecimentos sobre as populações negras.

Em suma, traremos à tona estudos e debates sobre a realidade das populações negras, principalmente as questões ligadas ao racismo, às reconstruções culturais diaspóricas, às resistências e (re)existências negras. A disseminação de conhecimentos e o debate sobre tais questões, a busca de alternativas que possibilitem a equidade social, farão parte dos trabalhos de intelectuais negros e negras no VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as).

Estimamos que sejam beneficiados(as) diretamente pelo VI COPENE cerca de 2000 participantes, de todas as Unidades da Federação e do exterior. Além disso, espera-se que na realização deste congresso, assim como nas edições anteriores, tenhamos um crescimento quantitativo e qualitativo da produção científica.

Fonte: http://www.abpn.org.br/ - GEHB
► Leia mais...