Lançamento de "Cinema, história e política"

segunda-feira, 27 de abril de 2009


Lançamento do livro

Cinema, história e política
de Michel Silva

Dia 04 de maio de 2009, segunda-feira, a partir das 20h, no hall da reitoria da UFSC, em Florianópolis, após a conferência de Elizabeth Jelin, na abertura do Colóquio Internacional "Gênero, Feminismos e Ditaduras no Cone Sul".


Sobre o livro:


"Os ensaios que compõem este volume trazem preciosas contribuições para o enriquecimento do debate cultural na perspectiva do marxismo revolucionário. Os objetos de estudo, filmes e movimentos artísticos abordados no livro são tratados como produtos de articulações históricas e políticas determinadas, ao mesmo tempo em que são respeitados em sua especificidade e vivificados pela exposição de seus nexos internos. As concepções acerca desses objetos são discutidas com rigor científico, sem excluir a paixão militante pelas posições que o autor advoga" (Do Prefácio, de Daniel Delfino)

"No texto que abre o volume, discute-se a imagem negativa acerca do Oriente construída pelo filme 300. Nos dois textos seguintes investiga-se as primeiras décadas do séculos XX, um deles analisando a utilização da estética expressionista no cinema e o outro, único inédito do volume, investigando a realização do filme Outubro, de Eisenstein, no contexto da chegada de Stalin ao poder na União Soviética. O quarto texto constitui-se em análise do boom do novo cinema político na América Latina, a partir das lutas sociais travadas no continente nos últimos anos. Por fim, no texto que fecha o volume, discute-se o esvaziamento histórico e político da protagonista do filme Olga". (Da Introdução, de Michel Silva)



Sobre o autor:
Graduando em História na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e em Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


O livro será vendido pelo valor de R$20,00. Pedidos também podem ser feitos pelo e-mail michelgsilva@yahoo.com.br


Dados da obra:
Autor: Michel Goulart da Silva
Título: Cinema, história e política
Editora: Câmara Brasileira de Jovens Escritores
Páginas: 114 p.
ISBN: 978-85-7810-305-7
Ano: 2009



Outras informações: http://historiasepoliticas.blogspot.com/
► Leia mais...