Defesas Previstas

quinta-feira, 29 de abril de 2010


Está disponível a partir de hoje, no link http://www.historia.uff.br/stricto/teses_a_defender.php a listagem das defesas do PPGH-UFF previstas. O acesso também é possível através do menu Stricto Sensu/ Teses e Dissertações/ Defesas Previstas.
► Leia mais...

ANPUH - SC: Inscrições para Simpósio Temátic o sobre "Religiões e religiosidades no Tempo Presente"


             XIII Encontro Estadual de História da ANPUH - SC, que se encontra com inscrições abertas para a submissão de trabalhos e inscrição em mini-cursos. O evento será realizado entre os dias 5 e 8 de setembro de 2010, na Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó.
            
             Dentre as atividades do evento, gostaríamos de pedir a atenção ao Simpósio Temático "Religiões e religiosidades no Tempo Presente", que tem a intenção de estabelecer um espaço favorável à exposição de múltiplas abordagens e análises relacionadas às religiões e às manifestações de sacralidade no tempo presente.
           
            Solicitamos que remetam seus trabalhos e pesquisas, ainda que em fase inicial, para que as discussões sejam feitas conhecidas e se possível, verticalizadas. Além deste simpósio, outros também estão com inscrições abertas. Maiores informações sobre os Simpósios Temáticos oferecidos, por favor consulte o link: http://www.anpuh-sc.org.br/encontro_2010_simp.htm

            Sobre o envio dos resumos: Cada proponente deverá escolher apenas 1 (um) simpósio temático, e apresentar apenas 1 (uma) proposta de trabalho.  As propostas devem conter: indicação do simpósio escolhido; nome, titulação, e-mail e vínculo institucional do proponente; título do trabalho; resumo (máximo de 1.500 caracteres com espaços); três palavras-chave.  As propostas devem ser enviadas para o e-mail: anpuh-sc@anpuh-sc.org.br 
 
           O prazo máximo para envio de resumos é 02 de maio de 2010. 

           Poderão enviar propostas de trabalhos profissionais e estudantes (pós-graduandos e graduandos), sejam ou não associados à ANPUH. Os graduandos deverão necessariamente participar de projetos de pesquisa ou extensão das instituições às quais estão vinculados, indicando o/a profissional responsável pela coordenação do projeto e comprovando sua participação.

            Nos colocando à disposição para informações sobre o Simpósio Temático "Religiões e religiosidades no Tempo Presente", agradecemos gentilmente,

            Profs. Eduardo Guilherme de Moura Paegle e Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho.
► Leia mais...

Curso sobre a Trajetória das mulheres negras na história do Brasil


CURSO: Trajetória das mulheres negras na história do Brasil

A ODUN PROMOVE: Uma história pode ser contada por meio de diversas versões. Na versão "oficial" da história do Brasil a trajetória das mulheres negras é pouco evidenciada, contudo, este curso apresentará uma cronologia de alguns períodos da história política brasileira com enfoque na trajetória das mulheres negras.  
O curso acontecerá na plataforma de educação à distância Moodle e contará com recursos interativos de vídeos, chat e fóruns de debates que permitem a troca de conhecimento e um rico diálogo sobre a realidade da mulher negra e a sua produção intelectual.
O curso está dividido em oito módulos, sendo que os sete primeiros farão referência a um período histórico brasileiro e o oitavo será uma web-conferência. Em cada módulo haverá textos e atividades que deverão ser realizadas no prazo de até quatro dias. Os textos serão descritivos e informativos. Cada turma contará com no máximo 60 participantes e será acompanhada por uma tutora (ou tutor).
Trajetória das mulheres negras na história do Brasil
Conteúdo programático
Módulo I
Contando o conto sem retirar um ponto: a mulher africana e a colonização brasileira
Módulo II
Independência sem morte? A mulher negra e a luta pela liberdade no Brasil Imperial
Módulo III
Áurea das Yayás: a mulher negra no pós-abolição
Módulo IV
Talhando o leite sem queimar o café: a mulher negra e a identidade nacional
Módulo V
Engrossando o caldo: movimentos de mulheres negras no pós-ditadura militar
Módulo VI
Existir para resistir: rumos apontados pelo feminismo negro
Módulo VII
Orgulho para ancestralidade: panorama contemporâneo das mulheres negras
Módulo VIII
Web-conferência com Dra. Sueli Carneiro
Tema: História de resistência: construção de novos caminhos estratégicos para avanços práticos



A Odun é um empreendimento que atua na produção e formação de bens culturais utilizando-se de uma metodologia tripartite: compreensão, responsabilidade e organização. No âmbito da formação uma das nossas frentes de trabalho acontece via Educação à Distância. O objetivo desta plataforma é para desenvolver nossos projetos e estabelecer parcerias com organizações não governamentais, entidades, empresas e órgãos público e que tenham afinidades com as nossas linhas de atuação. Saiba mais sobre a ODUN
► Leia mais...