Atualização FGV CPDOC

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011


 
 
Newsletter CPDOC
19 de janeiro de 2011   

Informativo do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea da Fundação Getulio Vargas. http://www.fgv.br/cpdoc

  Nesta edição:
  1. James McGann profere palestra aberta sobre Think Tanks na FGV
  2. Inscrições abertas para o MBA em Relações Internacionais
  3. Inscrições abertas para a Pós-Graduação em Cinema Documentário
  4. Inscrições abertas para o MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão
  5. Chamada de papers para a 6ª Conferência Geral do ECPR


1. James McGann profere palestra aberta sobre Think Tanks na FGV

sobe

James McGann, renomado pesquisador sobre Think Tanks, professor da Universidade da Pensilvânia e Senior Fellow no Foreign Policy Research Institute, visitará a FGV entre os dias 7 e 8 de fevereiro. Prof. McGann dirige o Think Tanks and Civil Societies Program e coordena o International Survey of Think Tanks, que avalia anualmente a influência política e econômica de 817 think tanks em 95 países. No ranking elaborado por McGann, a FGV foi considerada o mais importante think tank da América Latina.

O professor McGann proferirá uma palestra aberta, intitulada Think Tanks: The Global, Regional and National Dimension, em 8 de fevereiro, às 16h, no auditório 1028.

Mais informações em: http://www.fgv.br/cpdoc


2. Inscrições abertas para o MBA em Relações Internacionais

sobe

O objetivo do MBA em Relações Internacionais da FGV é qualificar profissionais graduados para lidar criticamente com a conjuntura mundial, desenvolvendo seu instrumental analítico e preparando-o para atuar, principalmente, em empresas públicas e privadas, consultorias especializadas, firmas de advocacia, no mercado financeiro, no poder público, no jornalismo e em organizações e grupos internacionais. O curso é composto por seis disciplinas presenciais e duas on-line, sua carga horária totaliza 432 horas-aula, distribuídas em aproximadamente 14 meses.

O MBA em Relações Internacionais é vinculado ao Centro de Relações Internacionais da FGV, sediado no CPDOC. Mais informações em http://www.fgv.br/cpdoc/ri ou pelos telefones (21) 3799-5902 ou 5900.


3. Inscrições abertas para a Pós-Graduação em Cinema Documentário (Rio e São Paulo)

sobe

Com turmas em renovação desde 2005, a Pós-Graduação em Cinema Documentário combina as experiências de profissionais de cinema que, além de produzirem documentários, têm reflexão intelectual sobre o gênero, e a dos professores do CPDOC. O Programa fornece base teórica e prática para os interessados em realização, pesquisa e reflexão na área de Cinema Documentário.

O curso tem como público alvo graduados de todas as áreas do conhecimento que pretendam atuar como realizadores e pesquisadores de documentário. A coordenação acadêmica do curso é de Eduardo Escorel; a coordenação executiva, de Adelina Novaes e Cruz (adelina.cruz@fgv.br).

Informações adicionais para nova turma no Rio de Janeiro: http://www5.fgv.br/mgmrio/novosite/mgm-rio/DetCurso.aspx?codCurso=479

Informações adicionais para nova turma em São Paulo: http://www5.fgv.br/mgmsp/MGM-SP/DetCurso.aspx?codCurso=267


4. Inscrições abertas para o MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão

sobe

Um curso que alia excelência acadêmica e foco no mercado de bens culturais. O aluno do MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão, estará habilitado a aplicar o conhecimento produzido pela FGV em Ciências Sociais, Economia e História a uma das áreas mais dinâmicas do mundo contemporâneo. O curso foi criado em parceria por duas escolas da FGV - Escola Superior de Ciências Sociais (FGV/CPDOC) e Escola de Economia de São Paulo (FGV/EESP).

Apesar da importância e da expansão da área cultural, as ações e os projetos culturais carecem de recursos humanos com formação específica, focada nas áreas de história e cultura, de economia, de produção e gestão de bens culturais. O objetivo do MBA é dar aos profissionais que atuam, ou queiram atuar nesta área, (i) uma formação ampla, no que se refere à análise da evolução histórica e econômica do setor no Brasil e (ii) especializada, dando-lhes elementos para: conformar uma visão estratégica; controlar ferramentas de formulação, viabilização, implementação, avaliação e divulgação de projetos. O curso se destina a profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que busquem se especializar no desenvolvimento de atividades ou projetos privados e públicos relacionados a ações culturais e produção e gestão de bens culturais. É voltado, particularmente, para profissionais que atuam em empresas privadas ou fundações (institutos culturais, fundações de fomento à cultura) ou públicas (museus, setores culturais), em áreas de responsabilidade social, em agências do poder público e em organizações do Terceiro Setor.

Mais informações podem ser obtidas em: http://www5.fgv.br/mgmsp/MGM-SP/DetCurso.aspx?codCurso=265


5. Chamada de papers para a 6ª Conferência Geral do ECPR

sobe

A 6ª Conferência Geral do European Consortium for Political Research acontece na Islândia, de 24 a 27 de agosto de 2011. A professora do CPDOC Elena Lazarou será chair do painel "Multilateralism and Global Transformations: new actors and new issues". Sua co-chair, Tatiana Coutto, doutora pelo European University Institute, é bolsista no CPDOC/FGV. As propostas de trabalho devem ser submetidas pelo site da ECPR, e o prazo se encerra em 1 de fevereiro. Mais informações em http://www.fgv.br/cpdoc/ri.

Dúvidas ou informações, escreva para faleconosco.cpdoc@fgv.br.
CPDOC/FGV
Praia de Botafogo, 190, 14° Andar - Botafogo  •  Rio de Janeiro  •  22253-900  • 
Tel.:(21) 3799.5676  •  Fax: (21) 3799.5679  •  e-mail: faleconosco.cpdoc@fgv.br  • 
Internet: http://www.fgv.br/cpdoc
 
► Leia mais...