XIV Encontro Regional de História - ANPUH-Rio

quarta-feira, 30 de junho de 2010


XIV Encontro Regional de História - ANPUH-Rio
19 a 23/07/2010 - UNIRIO
XIV Encontro da Anpuh-Rio – Memória e Patrimônio – Informe 1
Data: 19 a 23 de julho de 2010
Local: UniRio
Secretaria do Encontro: tel: (21) 25422093 de segunda à sexta de 13 às 17hs.
Formato: O Encontro terá a duração de cinco dias e compreenderá as seguintes atividades:
- Simpósios Temáticos. Serão em número de até 25, com participação entre 20 e 40 apresentadores e ocorrerão todos os dias simultaneamente.
- Conferências. Serão três conferências realizadas no início, no meio e ao fim do Encontro, proferidas por profissionais renomados na área.
- Mesas Redondas. Três Mesas Redondas, com formato de dois apresentadores e um mediador, que tratarão dos seguintes temas:
Pesquisa (Os programas de pós-graduação em História e a CAPES);
Ensino de História (novas formas de ensinar História, Ensino a Distância e Grade Curricular e Conteúdo Programático);
A Profissão do Historiador.
- Assembléia Geral.
- Lançamento de livros.
A grade de atividades é a seguinte:
Horário/dia
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
08-10:00
Credenciamento
Minicursos
Minicursos
Minicursos
Minicursos
10-12:00
Conferência Abertura
Mesa Redonda
Mesa Redonda
Mesa Redonda
Simpósios
14-18:00
Simpósios
Simpósios
Assembléia
Simpósios
Simpósios
20:00-22:00
Programação
Cultural
Programação Cultural
Conferência
Lançamento de livros
Conferência Encerramento
Fonte: GEHB
► Leia mais...

Chamada de artigos - Oralidades: Revista de História Oral (Dossiê Religiões e Religiosidades)


Chamada de artigos da Oralidades: Revista de História Oral (ISSN 1981-4275), que está recebendo trabalhos para o dossiê temático "Religiões e Religiosidades", que comporá nossa oitava edição.  

Oralidades, vinculada ao Núcleo de Estudos em História Oral da USP oferece-se como espaço para a divulgação e o debate de questões relacionadas à história oral. A revista recebe artigos, entrevistas (histórias de vida), resenhas e traduções. Para o referido dossiê, lembramos aos interessados que o prazo para recebimento de contribuições é 30 de agosto de 2010.
Nosso sítio: www.oralidades.com.br

Atenciosa e cordialmente,
Equipe editorial
► Leia mais...

Simpósio de antiguidade


► Leia mais...

Seminário Internacional Justiça, Administração e Luta Social: Dimensões do Poder em Minas


 "Seminário Internacional Justiça, Administração e Luta Social - Dimensões do Poder em Minas" que ocorrerá no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto entre os dias 22 e 24 de setembro. Maiores informações podem ser obtidas no site www.seminariojals.ufop.br.
► Leia mais...

Revista História em Reflexão


É com imenso prazer e satisfação que comunicamos a publicação da VII Edição da Revista Eletrônica História em Reflexão (REHR). Fruto de um esforço coletivo dos editores discentes do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados, do membros do Conselho Editorial e do Consultivo, a cada lançamento a REHR tem dado passos significativos na tarefa de se consolidar como meio de interlocução acadêmica na área de História em Mato Grosso do Sul, e no cenário brasilero. Sublinhamos a confiança dos diversos autores que contribuem com seus respectivos trabalhos e acreditam na seriedade e qualidade da Revista.

Em sua VII Edição, a REHR traz  dossiê: Mundos do Trabalho: história e historiografia. Esta temática permitiu abranger diversos trabalhos com problemáticas referentes ao "mundos do trabalho", em suas mais diferentes relações. Questões como trabalho e trabalhadores, participação política, formas de organização, resistência e cultura de classe são algumas das perspectivas que abordam os artigos que compõem o dossiê. Os atigos evidenciam também ações de trabalhadores diante das condições de trabalho desfavoráveis, as resistências e os modos constitutivos de seus universos culturais inseridos na dinâmica do trabalho, tanto no campo como na cidade.

Convidamos a tod@s para que leiam e divulguem os trabalhos (artigos e resenhas) que corporificam a VII Edição da Revista História em Reflexão. O atalho para acessar a Revista na sessão de Periódicos da  Editora da UFGD é: http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao  
Fiquem a vontade para se aventurar no universo das palavras! Desejamos ótimas e prazerosas leituras.

Grande Abraço e muita Paz!

Editores Responsáveis:

Fabiano Coelho
Camila Cremonese
Daniele Reiter Chedid
Cássio Knapp
Fernanda Chaves de Andrade
► Leia mais...