Revista de História da Biblioteca Nacional - Brasil, Corpo e Alma

quarta-feira, 7 de outubro de 2009


Revista de História da Biblioteca Nacional
Assine já a Revista de História com descontos especiais
Outubro / 2009

Brasil, Corpo e Alma

Em parceria com a Casa do Saber do Rio de Janeiro, a Revista de História da Biblioteca Nacional oferecerá o curso Brasil, Corpo e Alma, Grandes Temas da Identidade Nacional. A partir de outubro, cinco encontros semanais abordarão alguns marcos que definem a alma – e o corpo – do Brasil, evocando temas antigos que permanecem como referências indeléveis em nossas motivações e sentimentos atuais.

Coordenado por Luciano Figueiredo, editor da Revista de História, o evento contará com a presença de Luiz Fernando de Almeida, presidente do Iphan; Lilia Schwarcz, antropóloga da USP; Claudia Márcia, diretora do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular; Renato Lessa, cientista político do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj); e Santuza Cambraia, socióloga da PUC-RJ. Assinantes da revista ganham 15% de desconto no valor total do curso

Mais informações podem ser encontradas no site da Casa do Saber ou pelo telefone (21) 2227-2237. Assinantes da Revista ganham desconto na inscrição. Confira abaixo a programação resumida. Veja os detalhes em nosso site.

19 OUT | PEDRA, CAL E SONHOS: A HISTÓRIA DO PATRIMÔNIO E SEUS RITMOS HOJE
Luiz Fernando de Almeida


26 OUT | AS ARTES DO POVO BRASILEIRO
Claudia Marcia Ferreira


09 NOV | RAÇA
Lilia Moritz Schwarcz


16 NOV | TRADIÇÕES POLÍTICAS
Renato Lessa


23 NOV | MÚSICA BRASILEIRA - ORIGENS E DESDOBRAMENTOS
Santuza Cambraia Naves

 


Confira também

:: Alberto da Costa e Silva e Lucia Bastos discutiram as guerras da independência em debate na Biblioteca Nacional.

:: Contra a lei, Aeronáutica retêm documentos relativos aos dois maiores casos de OVNIs no Brasil

:: Conheça Aldo Dittrich, sindicalista catarinense que deu trabalho aos órgãos de segurança no século passado.

::  O historiador Bruno Feitler traduziu o curioso livro 'A arte de peidar' e agora prepara uma publicação sobre a Inquisição de Goa.

:: As primeiras páginas do jornalismo brasileiro nos acervos digitais.

:: Cartas de Villegagnon estreiam coleção sobre a presença francesa no Brasil. Confira os temas dos próximos números.

► Leia mais...

Curso "A Imagem da Mulher na Arte"


Curso: A imagem da mulher na arte

O curso acontecerá no Centro Cultural Justiça Federal, tendo início no dia 4 de novembro de 2009, às 19:00 h.

"Penélope esperou por 20 anos a volta de seu marido, Ulisses, da guerra de Tróia, recusando propostas de casamento de vários pretendentes. Por esta razão, ela é considerada um símbolo de fidelidade. Ela e muitas outras estarão presentes no curso: A imagem da mulher na arte!

Nascida em uma época na qual as mulheres não podiam se matricular em instituições de arte, Berthe Morrisot ainda jovem ganhou respeito nos círculos de arte por seu talento e, mais tarde, participou da primeira exposição de pinturas impressionistas."

Acesse e saiba mais:

http://www.ccjf.trf2.gov.br/instit/releases/imagem.htm


Atenciosamente,

Equipe Imagem Cultural

(21)22205243

www.imagemcultural.com.br

._,_.___    
  **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: po                                                                                           Por Favor
.

__,_._,___
► Leia mais...

Memórias Reveladas


Criado em 13 de maio de 2009, o Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) - Memórias Reveladas é coordenado pelo Arquivo Nacional, da Casa Civil da Presidência da República. Tem por objetivo tornar-se um espaço de convergência, difusão de documentos e produção de estudos e pesquisas sobre o regime político ditatorial que vigorou entre 1º abril 1964 e 15 de março 1985.

Congregando instituições públicas e privadas, e pessoas físicas que possuam documentos relativos à história política do Brasil durante os governos militares, o Centro é um pólo catalisador de informações existentes nos acervos documentais dessas Instituições e pessoas.

Contribua  com o Memórias Reveladas participando da campanha de doação de documentos e registros de informações sobre o período de 1º de abril de 1964 a 15 de março de 1985, que:
• Digam respeito a toda e qualquer investigação, perseguição, prisão, interrogatório, cassação de direitos políticos, operação militar ou policial, infiltração, estratégia e outras ações levadas a efeito com o intuito de apurar ou punir supostos ilícitos ou envolvimento político oposicionista de cidadãos brasileiros e estrangeiros;
• Sejam referente a atos de repressão a opositores ao regime que vigorou no período de 1964 a 1985;
• Tragam informação relacionada a falecimentos ou localização de corpos de desaparecidos políticos.
Serão recebidos documentos originais ou cópias (textos, fotos, filmes e registros sonoros etc.) que retratem as atividades políticas do período e sua repercussão na sociedade.
Os documentos poderão ser emprestados ao Arquivo Nacional para que sejam reproduzidos na mídia adequada, e posteriormente devolvidos.
Os documentos e informações poderão ser entregues diretamente ou enviados por serviço postal em qualquer um dos endereços do Arquivo Nacional, registrados abaixo:
Sede:  Praça da República, n. 173, Centro, 20211-350
Rio de Janeiro, RJ


Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal Setor de Indústrias Gráficas - SIG - Quadra 6 - Lote 800 - 70604-900  Brasília, DF

O contato com o Arquivo Nacional para informar da existência de documentos ou para registrar informações ou ainda para obter mais esclarecimentos por meio do: memoriasreveladas@arquivonacional.gov.br – após a análise da informação será agendado um contato para os procedimentos de recebimento do documento físico e registro formal da informação.
0800 701 2441 - serão registradas as informações e ofertas de documentos e fornecidas orientações para a efetivação da doação.
A identificação é facultativa. Quando solicitado o sigilo da identidade será garantido.
O prazo de doação se encerra em 13 de maio de 2010.
Como obter mais informações?
memoriasreveladas@arquivonacional.gov.br;
ou 0800 701 2441;
ou no telefone: (0X21) 2179-1360.
*a campanha para doação de documentos e registro de informações do período 1964/1985 é regulamentada pela Portaria Interministerial nº 205 e pelo Edital de Chamamento Público nº 01/2009.

Para registrar informações ou doar documentos clique aqui.

O hotsite da campanha está no site Memórias Reveladas


(85) 9937 2697 - 3067 3767 MANUTENÇÃO EM INFORMÁTICA .'.
HTTP://VIAPOESE.BLOGSPOT.COM
HTTP://SACODETEXTOS.BLOGSPOT.COM
.

__,_._,___
► Leia mais...