Seminário História Econômica

segunda-feira, 30 de agosto de 2010


História Econômica

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP realiza nesta quarta-feira (1), às 11h30, o seminário História Econômica que terá como tema "O padrão de acumulação dos fazendeiros do Oeste Paulista, 1850-1901: primeiras notas de três estudos de caso – um comendador, um marquês e um conde".

O seminário será ministrado por Maria Alice Rosa Ribeiro, professora do Centro de Memória (CMU) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O evento é gratuito e aberto ao público. Os interessados devem se inscrever pelo email do professor da FEA responsável pelo evento, José Flávio Motta (jflaviom@usp.br).

Mais informações: (11)3091-6054

Fonte: GEHB
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Curso sobre Egito Antigo com o professor Júlio Gralha


A vida cotidiana no Egito Antigo

Com o professor Dr. Julio Gralha

(Aulas no Centro Cultural Justiça Federal)

Com base nos textos egípcios,  na iconografia dos templos, nos artefatos arqueológicos e recentes publicações pretendemos desenvolver a vida cotidiana no Egito Antigo de modo que o  participante do curso possa fazer um paralelo entre a cultura faraônica e a sua.

O presente projeto pretende responder as questões abaixo mencionadas de forma  clara, de modo à atender as necessidades dos estudantes e do público em geral.

Como era a estrutura familiar? Do que se alimentavam?  Como se vestiam? Existiam escolas? Como eram as moradias? Que profissões
existiam? Quais as formas de lazer? De que forma o amor, o sexo e o casamento eram concebidos?

PERÍODO

14 de setembro a 05 de outubro

3ª feira das 19:00 às 21:00h

Aulas na Cinelândia (Centro Cultural Justiça Federal)

Av Rio Branco 241

Duração: 4 aulas

Valor R$ 280,00(10% de desconto** para pagamento à  vista = R$ 252,00)  ou

Em duas  parcelas  R$ 140,00 *

Valor por aula

R$ 75,00

*Em  cheque pré datado

(os cheques deverão ser entregues impreterivelmente no ato da matrícula).

**Desconto  não cumulativo com outros descontos.

***Pagamento  somente com: cartões de débito Redeshop e/ou VisaEletcron,cheque e depósito  bancário.

Renata Machado
Imagem Cultural

www.imagemcultural.com

www.twitter.com/imagemcultural

21 2220-5243/ 8108-9390
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Revista Histórica - edição 43 ª


Revista Histórica – edição 43 ª

Informamos a publicação da 43ª edição da revista Histórica – publicação on-line do Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Acesse http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/


Submissão de artigos para a próxima edições:

Edição 44 – Outubro
Tema: Corpo - salubridades e religiosidades
Prazo de envio: 13 de setembro

 
Fonte: GEHB
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5º Colóquio: O Atlântico como ponte: a Europa e o espaço lusófono (s.XVI-XXI) – II


     5º Colóquio do Polo de Pesquisas sobre Relações Luso-Brasileiras (PPRLB):

O Atlântico como ponte: a Europa e o espaço lusófono (s.XVI-XXI) – II 

Promovido pelo Real Gabinete Português de Leitura, acontece de 13 a 17 de setembro, o colóquio O Atlântico como ponte: a Europa e o espaço lusófono (s.XVI-XXI) – II, organizado pelos pesquisadores do PPRLB (Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras), sob a coordenação-geral da Professora Gilda Santos.

O colóquio dá seguimento ao ciclo de conferências ocorrido no Centro Cultural da Fundação Calouste Gulbenkian, de Paris, em fevereiro de 2010, e reunirá no Rio cerca de 120 professores e investigadores de universidades e instituições brasileiras e estrangeiras, em 9 sessões plenárias e 25 painéis de comunicações, demostrando a vitalidade dos estudos sobre o Atlântico na perspectiva da lusofonia.

Os palestrantes estrangeiros confirmados são Ettore Finazzi-Agró (Univ. de Roma La Sapienza), Jacqueline Penjon (Univ. Sorbonne, Paris), João Pedro Garcia (Fund. C. Gulbenkian, Lisboa), Jorge Vaz de Carvalho (Univ. Católica-Lisboa), José Cândido de Oliveira Martins (Univ. Católica-Braga), Pedro Serra (Univ. de Salamanca), Tiago Miranda (Univ. dos Açores) e Vanda Anastácio (Univ. de Lisboa).

Do Brasil, destacam-se Cleonice Berardinelli (ABL), Adma Muhama (USP), Angélica Madeira (UNB), Arno Wehling (IHGB), Francisco Lima (UEFS), Leila Algranti (Unicamp), Lucia Helena (UFF), Luciana Villas Bôas (UFRJ),  Luiz Felipe Baêta Neves (UERJ), Patricia Cardoso (UFPR).

Encarar o Atlântico como ponte é o desafio agora proposto: pensar tanto as constâncias da cultura européia e os seus ecos nos países americanos, quanto a repercussão que o contato com as culturas do Novo Mundo tiveram na Europa.

Maiores informações

Real Gabinete Português de Leitura

R. Luís de Camões, 30 – Centro

Tels: 2221.3138 e 2221.2960

E-mail: pontes-atlantico2@realgabinete.com.br

Site: www.realgabinete.com.br 

 

INSCRIÇÕES ABERTAS NA SECRETARIA DO REAL GABINETE 

Taxa de inscrição para ouvintes: R$ 20,00

Para ver a Programação completa, clique no cartaz!

 

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Programa IV Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica 2010


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA BÍBLICA

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA BÍBLICA

FACULDADE DE TEOLOGIA DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

PROGRAMA

13/09

08:00 – Inscrições

09:00 – Sessão de abertura

09:30 – Conferência de abertura – Dr. Paulo Roberto Garcia – Imagens de Moisés no século I e o Evangelho de Mateus

10:30 – Intervalo

11:00 – Mini-cursos – comunicações coordenadas

12:30 – Almoço

14:30 – Comunicações livres

16:00 – Intervalo

16:30 – Conferência magna – Graciela Chamorro – Experiências indígenas do Mito e da História: desafios para a pesquisa bíblica

18:00 – Confraternização

14/09

08:45 – Início dos trabalhos

09:00 – Conferência magna – Athalya Brenner – Revisando o mito da "família bíblica": Reflexões sobre questões de metodologias e ideologias de interpretação

10:30 – Intervalo

11:00 – Mini-cursos – comunicações coordenadas

12:30 – Almoço

14:30 – Comunicações livres

16:00 – Intervalo

16:30 – Conferência magna – Cesar Carbullanca – Orígenes de la cristologí­a joánica desde la mitologí­a apocalí­ptica y los escritos de Qumran

18:30 – Assembléia da ABIB

15/09

08:45 – Início dos trabalhos

09:00 – Conferência magna – Leif Vaage – Mito, historia y biografía en el Evangelio de Marcos: el texto bíblico en sus tres dimensiones

10:30 – Intervalo

11:00 – Mini-cursos – comunicações coordenadas

12:30 – Almoço

14:30 – Mesa-redonda: Bíblia, mito e história – Coordenação: Paulo Augusto de Souza Nogueira – Participantes: Athalya Brenner, Cesar Carbullanca, Graciela Chamorro e Leif Vaage

16:00 – Conclusão dos trabalhos

Fonte: ceiauff_eventos

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PROCESSO DE SELEÇÃO DO PPE - MESTRADO EM EDUCAÇÃO - História e Historiografia da Educação



PROCESSO DE SELEÇÃO DO PPE - MESTRADO EM EDUCAÇÃO

TURMA 2011


* APRESENTAÇÃO

LINHAS DE PESQUISA e GRUPOS DE SELEÇÃO:

       * ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

       * HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO

       * POLÍTICAS E GESTÃO EM EDUCAÇÃO

* ESTRUTURA CURRICULAR

* ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO

* REGULAMENTO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

* FICHA DE INSCRIÇÃO

* EMISSÃO DE BOLETO BANCÁRIO - TAXA DE INSCRIÇÃO

NÃO HÁ INDICAÇÃO DE BIBLIOGRAFIA PARA A PROVA ESCRITA


APRESENTAÇÃO

O Mestrado em Educação foi implantado na UEM em 1990 por iniciativa de um grupo de professores do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) e com uma única área de concentração: Fundamentos da Educação. O Curso foi criado em convênio com a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como o primeiro Curso de Mestrado do interior do Paraná.

No período compreendido entre 1997 e 1999, um grupo de professores do Mestrado, em conjunto com professores do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), organizou um novo projeto para o curso, o qual passou a denominar-se Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) e a contar com duas áreas de concentração: Fundamentos da Educação (FDE) e Aprendizagem e Ação Docente (AAD).

Algumas reformulações foram efetuadas ao longo do tempo, mantendo-se como norte o pressuposto de que a educação contempla os processos de produção e transmissão de conhecimentos e saberes construídos socialmente e vinculados às formas de trabalho. Assim, as pesquisas realizadas no PPE abrangem as teorias e concepções que fundamentam a educação escolar e não escolar, a estrutura e organização do sistema escolar, as políticas educacionais e os processos de ensino e  aprendizagem. Esses aspectos são tratados em suas manifestações históricas com a finalidade de propor ações para a educação.

Em 2006, em busca de maior organicidade e integração entre as pesquisas desenvolvidas, a estrutura do curso, bem como a elaboração da proposta do doutorado, o PPE assumiu uma nova configuração. Atualmente o Programa apresenta uma área de concentração denominada Educação e três linhas de Pesquisa, cujas ementas e respectivas vagas são apresentadas abaixo:

Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores

A linha de pesquisa abrange investigações sobre os processos de ensino, aprendizagem, desenvolvimento e formação de professores no âmbito da educação escolar. Para tanto, a educação é compreendida em suas relações com o contexto histórico, social, cultural e político que orienta as concepções e práticas pedagógicas na contemporaneidade.

Total de Vagas no MESTRADO: 22 (vinte e duas)

História e Historiografia da Educação

A linha de pesquisa compreende as investigações sobre as teorias e metodologias da educação, da Pedagogia e das instituições educativas, historicamente determinadas. Nesse sentido, a Educação abrange os processos de produção e transmissão de saberes construídos socialmente e relacionados às formas de trabalho. A sistematização e a crítica desta relação constituem os núcleos investigativos da História e Historiografia da Educação, apreendidas pela utilização de fontes primárias, fontes secundárias, autores clássicos e teorias de base. A análise das temáticas investigadas são também objetos da própria historiografia da educação.

Total de Vagas no MESTRADO: 20 (vinte)

Políticas e Gestão em Educação

A linha de pesquisa tem como campo de investigação os processos de mudança no Estado e nas políticas educacionais num contexto de reestruturação dos processos produtivos e de globalização das economias. Nas políticas educacionais a ênfase é no planejamento educacional e escolar, a organização do tempo escolar, as políticas de educação inclusiva, questões de gestão, organização e avaliação de sistemas e unidades educativas em todos os níveis de ensino, currículo e culturas escolares, movimentos sociais e organizativos dos trabalhadores, escola e construção da cidadania, trabalho e educação e política de formação do profissional da educação.

Total de Vagas no MESTRADO: 6 (seis)


LINHA DE PESQUISA: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

GRUPO DE SELEÇÃO 1

Profª. Dra. Maria Terezinha Bellanda Galuch - (01 Vaga)

Doutora em Educação - PUC/SP - 2004

Grupo de Pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Conteúdo Escolar.

- Conteúdo Escolar e Processo Formativo;

- Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Histórico-Cultural;

- Educação Escolar e Desenvolvimento Humano.

Profª. Dra. Marta Sueli de Faria Sforni - (01 Vaga)

Doutora em Educação - USP/SP - 2003

Grupo de Pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Conteúdo Escolar.

- Aprendizagem Conceitual;

- Educação Escolar na Perspectiva Histórico-Cultural;

- Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento.

Profª. Dra. Nerli Nonato Ribeiro Mori - (03 Vagas)

Doutora em Psicologia Escolar do Desenvolvimento Humano - USP/SP - 1995

Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento, Aprendizagem e Educação.

- Educação e Diversidade;

- Leitura e Escrita.

GRUPO DE SELEÇÃO 2

Profª. Dra. Analete Regina Schelbauer - (02 Vagas)

Doutora em Educação - USP/SP - 2003

Grupo de Pesquisa: Formação de Professores

- Formação de Professores: Instituições Escolares e Idéias Pedagógicas;

- Ensino de Leitura e Escrita: História e Memória das Práticas Escolares e do Pensamento Educacional;

- Escola Pública Primária: História das Instituições Escolares e da Organização Pedagógica.

Prof. Dr. João Luiz Gasparin - (03 Vagas)

Doutor em Educação - PUC/SP - 1992

Grupo de Pesquisa: Formação de Professores.

- Didática: Fundamentos e Prática Escolar;

- Multiculturalismo e Formação de Professores;

- Processo de Ensino-Aprendizagem na Perspectiva Histórico-Crítica.

Profª. Dra. Regina Taam - (01 Vaga)

Doutora em Educação - UFF - 2000

Grupo de Pesquisa: O Idoso e o Processo de Envelhecimento.  

- Elaboração de Conteúdos Curriculares Sobre o Idoso e o Processo de Envelhecimento;

- Educação e Saúde de Pessoas Idosas;

- Educação: Velhice e Preconceito.

GRUPO DE SELEÇÃO 3

Profª. Dra. Geiva Carolina Calsa - (02 Vagas)

Doutora em Educação - UNICAMP - 2002

Grupo de Pesquisa: Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura.

- Educação, Mídia e Estudos Culturais;

- Currículo e Formação de Conceitos e Procedimentos;

- Processos Individuais, Sociais e Culturais de Aprendizagem.

Profª. Dra. Olinda Teruko Kajihara - (01 Vaga)

Doutora em Psicologia Escolar do Desenvolvimento Humano - USP/SP - 1998

Grupo de Pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Avaliação Escolar.

- Avaliação Escolar e Ensino de Alunos com Respiração Oral Decorrente de Obstrução Nasal;

- Avaliação Escolar de Alunos com Problemas e Distúrbios de Aprendizagem  Decorrentes de Fatores Orgânicos;

- O Processo de Aprendizagem de Alunos com Dificuldades Escolares Decorrentes de Fatores Orgânicos.

Profª. Dra. Teresa Kazuko Teruya - (02 Vagas)

Doutora em Educação - UNESP/Marília - 2000

Grupo de Pesquisa: Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura.

- Educação, Mídia e Estudos Culturais;

- Mídias na Educação e na Formação de Professores.

GRUPO DE SELEÇÃO 4

Profª. Dra. Eliane Rose Maio Braga - (01 Vaga)

Doutora em Educação - UNESP/Araraquara - 2008

Grupo de Pesquisa: Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Diversidade Sexual

- Gênero e Sexualidade;

- Educação Sexual Escolar e Diversidade Sexual;

- Violência de Gênero.

Profª. Dra. Marta Chaves - (01 Vaga)

Doutora em Educação - UFPR - 2008

Grupo de Pesquisa: Psicologia Histórico-Cultural e Educação

- Psicologia Histórico-Cultural, Intervenção Pedagógica e Educação Infantil;

- Aspectos Históricos e Metodológicos da Educação Infantil;

- Formação de Professores e Intervenção Pedagógica na Educação Infantil.

Profª. Dra. Rosângela Célia Faustino - (01 Vaga)

Doutora em Educação - UFSC - 2006

Grupo de Pesquisa: Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações. 

- Formação de Professores, Alfabetização e Cultura;

- Bilingüismo e Letramento em Comunidades Indígenas do Paraná;

- Política de Diversidade Cultural, do Multiculturalismo e da Interculturalidade na Educação.

Profª. Dra. Verônica Regina Müller - (03 Vagas)

Doutora em Educação - Universidade de Barcelona - 1996

Grupo de Pesquisa: Infância, Adolescência e Juventude.

- História de Crianças e Infância;

- Culturas da Infância, Adolescência e Juventude;

- Direitos Infanto-Juvenis. 

LINHA DE PESQUISA: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO

GRUPO DE SELEÇÃO 5

 Prof. Dr. José Joaquim Pereira Melo - (03 Vagas)

Doutor em História - UNESP/Assis - 1998

Grupo de Pesquisa: Transformação Social e Educação na Antiguidade e Medievalidade.

- A Educação na Antiguidade Clássica;

- A Organização do Pensamento Cristão;

- Pensamento Educacional na América: o Alvorecer da Modernidade.

Prof. Dr. Luiz Hermenegildo Fabiano - (01 Vaga)

Doutor em Educação - UFSCar - 1990

Grupo de Pesquisa: Transformação Social e Educação nas Épocas Moderna e Contemporânea.

- Educação, Mídia e Subjetividade;

- Industria Cultural e Formação na Contemporaneidade;

- Estética, Mídia e Banalização Cultural;

- Experiência Formativa e Sociedade de Massas;

- Teoria Crítica e Formação de Professores.

Profª. Dra. Maria Luisa Furlan Costa - (01 Vaga)

Doutora em Educação - UNESP/Araraquara- 2010

Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologias Educacionais.

- Educação a Distância;

- Educação Superior no Brasil;

- Tecnologias Educacionais e Formação de Professores no Brasil.

Profª. Dra. Terezinha Oliveira - (03 Vagas)

Doutora em História - UNESP/Assis - 1997

Grupo de Pesquisa: Transformação Social e Educação na Antiguidade e Medievalidade.

- História e Instituições Educacionais na Idade Média;

- Arte, Imagem e Cultura: da Baixa Idade Média à Revolução Francesa;

- Instituições e Educação na Idade Média e na Modernidade.

GRUPO DE SELEÇÃO 6

Prof. Dr. Célio Juvenal Costa - (03 Vagas)

Doutor em Educação - UNIMEP - 2004

Grupo de Pesquisa: Educação, História e Cultura: Brasil, Séculos XVI, XVII e XVIII.

- Companhia de Jesus na História do Brasil e de Portugal;

- História, Educação, Filosofia e Cultura no Período Moderno em Portugal e no Brasil;

- Instituições e Educação no Brasil Colonial.

Prof. Dr. Cézar de Alencar Arnaut de Toledo - (03 Vagas)

Doutor em Educação - UNICAMP - 1996

Grupo de Pesquisa: Política, Religião e Educação nos Tempos Modernos.

- História e Historiografia das Instituições Educativas;

- História e Historiografia das Ideias Pedagógicas;

- Filosofia e Educação;

- Religião e Educação.

Profª. Dra. Marcília Rosa Periotto - (01 Vaga)

Doutora em História - UNICAMP - 2001

Grupo de Pesquisa: História e Educação nos Séculos XIX e XX

- Educação e Imprensa.

GRUPO DE SELEÇÃO 7

Profª. Dra. Ednéia Regina Rossi - (01 Vaga)

Doutora em História - UNESP/Assis - 2003

Grupo de Pesquisa em História da Educação Brasileira, Instituições e Cultura Escolar.

- História e Memória das Instituições Escolares no Brasil ;

- História da Cultura Escolar no Brasil República;

- Identidades Culturais, Etnicidades e História da Educação Escolar.

Profª. Dra. Elaine Rodrigues - (01 Vaga)

Doutora em História - UNESP/Assis - 2002

Grupo de Pesquisa em História da Educação Brasileira, Instituições e Cultura Escolar.

- História e Historiografia da Educação no Brasil - Segunda Metade do Século XX: Abordagens, Conceitos e Metodologias;

- Investigações sobre o Campo Disciplinar em História da Educação: Cultura Escolar, Instituições Educativas, Infância, Imprensa Pedagógica e Produção Discente;

- Ensino e Pesquisa em História da Educação no Paraná.

Profª. Dra. Fátima Maria Neves - (01 Vaga)

Doutora em História - UNESP/Assis - 2003

Grupo de Pesquisa em História da Educação Brasileira, Instituições e Cultura Escolar.

- A Pesquisa e o Ensino de História da Educação no Brasil: Fontes, Objetos, Métodos e Recursos Midiáticos;

- História da Educação Brasileira (Colônia e Império);

- História, Cinema e Educação. 

Profª. Dra. Maria Cristina Gomes Machado - (02 Vagas)

Doutora em Educação - UNICAMP - 1999

Grupo de Pesquisa em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares.

- Intelectuais e Educação nos Séculos XIX e XX;

- História da Educação Pública: Imprensa e Legislação;

- História das Instituições Escolares no Brasil.

LINHA DE PESQUISA: POLÍTICAS E GESTÃO EM EDUCAÇÃO

GRUPO DE SELEÇÃO 8

Profª. Dra. Amélia Kimiko Noma - (01 vaga)

Doutora em História - PUC/SP - 1998

Grupo de Pesquisa: História, Estado e Educação.

- Políticas Educacionais Públicas no Brasil;

- Políticas Públicas e Gestão da Educação;

- Estado, Agências Internacionais e Políticas Educacionais;

- Trabalho, Estado e Educação.

Profª. Dra. Ângela Mara de Barros Lara - (01 vaga)

Doutora em Educação - UNESP/Marília - 2000

Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Infância.

- História da Infância e da Educação Infantil na América Latina: Séculos XIX e XX;

- Legislação e Políticas Públicas;

- Políticas Públicas para a Infância.

Profª. Dra. Elma Júlia Gonçalves de Carvalho - (01 vaga)

Doutora em Educação - UNIMEP - 2005

Grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais  e Ensino Superior.

- Política Educacional;

- Gestão Educacional;

- Gestão Escolar.

Profª. Dra. Irizelda Martins de Souza e Silva - (01 vaga)

Doutora em Educação - UNIMEP 2001

Grupo de Pesquisa em Política Pública e Gestão Educacional.

- Estado, Política e Formação de Professores;

- Política e Gestão da Educação Rural/Campo;

- Política Pública e Gestão da Educação no Brasil.

Profª. Dra. Maria Aparecida Cecílio - (01 vaga)

Doutora em Educação - UNESP 2002

Grupo de Pesquisa:  Política Pública e Gestão Educacional

- Políticas Públicas;

- Educação do Campo-Rurak;

- Trabalho Precoce.

Prof. Dr. Mário Luiz Neves de Azevedo - (01 vaga)

Doutor em Educação - USP/SP 2001

Grupo de Pesquisa em Política Educacional e Ensino Superior

- Políticas Públicas e Educação Superior;

- Internacionalização e Transnacionalização da Educação Superior;

- Educação Superior e Integração Política e Econômica;

- Educação Superior na América Latina e na Europa.


ESTRUTURA CURRICULAR  

O currículo do Mestrado em Educação é constituído de 32 créditos assim distribuídos: 8 créditos em disciplinas obrigatórias; 12 créditos em disciplinas eletivas; 2 créditos em Estágio de Docência e 10 créditos em elaboração e defesa pública de dissertação.

PÚBLICO ALVO

As inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, estarão abertas a graduados em cursos reconhecidos pelo MEC, quando obtidos no Brasil, ou revalidados por instituição brasileira, no caso de candidatos graduados no exterior (Conforme art. 48 da Lei n. 9394/1996).

O processo de seleção compreenderá duas fases:

I - Prova escrita, de caráter eliminatório (nota mínima para aprovação: 7,00), que consistirá na análise crítica de um texto ou em dissertação sobre um tema a ser sorteado no início da avaliação escrita.

II - Entrevista sobre o projeto de dissertação e o Currículo Lattes/CNPq do candidato.

A prova escrita é eliminatória - somente os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,00 (sete vírgula zero zero) poderão participar da entrevista.


Universidade Estadual de Maringá -- Programa de Pós-Graduação em Educação -- Mestrado e Doutorado

Av. Colombo, 5.790 - Bloco I-12 - Sala 11 - Maringá - Paraná - CEP: 87.020-900Fone: (44) 3011-4853 / 3041-5076

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