Informe Casa Rui Barbosa 16-31/08/10

segunda-feira, 16 de agosto de 2010


 
Informe quinzenal - de 16 a 31 de agosto de 2010
Romances de Machado de Assis em hipertexto
Está no ar mais um romance de Machado de Assis como hipertexto: Memórias póstumas de Brás Cubas, quinto livro do escritor. O leitor poderá não apenas desfrutar o romance em si, mas também achar, nas notas em forma de links, explicações sobre todas as citações e alusões do texto.
FCRB nas redes sociais
Com o objetivo de estreitar o contato, pesquisadores, artistas, professores e cidadãos em geral podem acompanhar os eventos e as novidades da Fundação Casa de Rui Barbosa pelo Twitter e pelo Facebook.
A casa senhorial em Portugal
Curso sobre a casa senhorial portuguesa dos séculos XV ao XIX: temática sobre programas distributivos, decoração fixa e equipamento móvel, com o arquiteto Helder Carita. De 16 a 27 de agosto. Inscrições abertas.

Arquivos Pessoais: reflexões e experiências
O seminário tem como objetivo apresentar questões suscitadas pela pesquisa em arquivos pessoais. Dias 23 e 24 de agosto, das 9 às 17h, na sala de cursos. Entrada franca.

Memoria & Informação
A série promove a palestra Documentos Digitais como prova em questões judiciais, ministrada pela professora Ana Amelia Menna Barreto (FGV). Dia 25 de agosto, às 14h30, na sala de cursos. Entrada franca.

História e Culturas Urbanas
Palestra Espaço urbano, ocupação e planejamento / Revisitando a favela ministrada pela socióloga Ana Clara Torres Ribeiro (UFRJ/Ippur, CNPq-Faperj). Dia 31 de agosto, às 18h, na sala de cursos. Entrada franca.

Fundação Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, 134 Botafogo
Rio de Janeiro
comunica@rb.gov.br


► Leia mais...