I Simpósio Nacional de Musicologia e III Encontro de Musicologia Histórica

sexta-feira, 8 de abril de 2011


        

I SIMPÓSIO NACIONAL DE MUSICOLOGIA

Escola de Música e Artes Cênicas da UFG

III ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA

Centro de Estudos de Musicologia e Educação Musical da UFRJ

Pirenópolis, GO – 11 a 13 de maio de 2011

Realização: Programa de Pós-Graduação em Música da EMAC-UFG/ Núcleo de Estudos

Musicológicos da EMAC/UFG e Centro de Estudos de Musicologia e Educação Musical da UFRJ

Local: Pirenópolis, GO – Auditório da UEG e Theatro de Pyrenópolis

Informações sobre inscrições para ouvintes em breve no site www.musica.ufg.br

E-mail para submissões: musicologiapirenopolis2011@gmail.com

DATAS IMPORTANTES

Período de submissão de resumos: 28 mar a 08 abr 2011

Divulgação dos resumos aceitos: 22 abr 2011

Data para envio da versão final do trabalho completo para os anais: 05 mai 2011

Divulgação dos horários das comunicações: 07 mai 2011

EXPEDIENTE:

Comissão Organizadora:

Dra. Ana Guiomar Rêgo Souza (UFG) - Presidente

Dra. Vanda Freire (UFRJ) - Presidente

Dra. Harlei Elbert (UFRJ)

Dra. Magda de Miranda Clímaco (UFG)

Ms. Maria Lúcia Mascarenhas Roriz (UFG)

Ms. Flávia Maria Cruvinel (UFG)

Ms. Othaniel Pereira de Alcântara Júnior (UFG)

Ms. Silvana Rodrigues Andrade (UFG)

Comissão Científica:

Dra. Sônia Ray (UFG) - Presidente

Dr. Anselmo Guerra de Almeida (UFG)

Dr. Flávio de Carvalho (UFU)

Dr. Marcelo Fagerlande (UFRJ)

Dra. Fernanda Albernaz do Nascimento (UFG)

Dr. Werner Aguiar (UFG)

Comissão Artística:

Ms. Consuelo Quireze Rosa (UFG) - Presidente

Dr. Ângelo Dias (UFG)

Dr. Carlos Henrique Costa (UFG)

Ms. Davi Castelo (UFG)

Dra. Marília Álvares (UFG)

Ms. Matheus Bertone da Silva (UFG)

Ms. Rosi Cândida Martins (UFG)

Dra. Urânia A. S.Maia de Oliveira (UFG)

Ms. Vanessa Bertoline (UFG)

NORMAS PARA ENVIO DOS RESUMOS

CHAMADA DE TRABALHOS

Período de submissão de resumos: 28 mar a 08 abr 2011

Divulgação dos resumos aceitos: 22 abr 2011

Data para envio da versão final do trabalho completo para os anais: 05 mai 2011

Divulgação dos horários das comunicações: 07 mai 2011

I - Informações gerais:

1. Os resumos devem ser enviados para uma das temáticas abaixo:

A- Novos Caminhos para a Pesquisa em Música e História

B- Música, Cultura e Sociedade na Visão do Musicólogo Contemporâneo

C- Abordagens Contemporâneas do Trabalho Musicológico com Arquivos e Edições

D- Musicologia e Performance Musical: práticas e abordagens musicais em diferentes contextos

E- Música em Goiás (Séc. XVIII a início do XX)

2. Somente serão consideradas propostas que abordem uma das temáticas acima.

3. O texto deve ser inédito (não publicado, não em processo de publicação, não apresentado em

outros eventos).

4. A língua oficial do evento é o português, porém serão aceitos também trabalhos em espanhol e

inglês.

5. Os arquivos não devem ultrapassar a dimensão de 10 MB.

6. A aprovação dos trabalhos é de inteira responsabilidade do Conselho Científico, ouvidos o

Conselho Executivo e os consultores ad-hoc.

7. Autores e co-autores devem se isncrever no evento até a data da submissão final do trabalho

(05 mai 2011) a fim de que sua participação seja incluida na programação e seu trabalho

incluído nos anais;

II – Submissão do resumo

1. A proposta deve trazer no alto da página as seguintes informações:

(fonte Times New Romam tamanho 10, espaço simples, justificado à esquerda)

Nome

e-mail

telefones

Instituição de origem (se alguma)

Atuação profissional

Temática escolhida

2 – Normas para submissão do Resumo (300-500 palavras + referências)

1. Título

2. Palavras-chave (até 5)

3. Contextualização do problema e justificativa

4. Objetivos da proposta

5. Fundamentação Teórico-Metodológica utilizada

6. Principais conclusões (ou resultados seguidos das principais conclusões)

7. Referências (apenas aquelas citadas no corpo do resumo)

8. Pede-se para se omitir auto-citações no corpo do texto e nas referências na versão de

submissão para garantir avaliação em caráter anônimo. (as mesmas devem ser revistas e

inseridas após aprovação)

3. As propostas devem ser enviadas exclusivamente pelo e-mail:

musicologiapirenopolis2011@gmail.com

III – Avaliação dos Resumos (Ficha do parecerista)

Título do Resumo avaliado:

Avaliador: Telefone: ( )

Pelo menos dois pareceristas avaliarão cada submissão e pontuarão cada item abaixo de 1 a 5, sendo:

1= insatisfatório; 2= razoável; 3= satisfatório; 4= muito bom e 5=excelente.

Pontuação de corte = 12 Pontos

1. Importância da proposta (item de desempate, caso necessário) = pontuação do item ( )

Questões a serem avaliadas neste item: se o texto é atual; se o assunto é relevante; se o texto traz

contribuição para o avanço do conhecimento na área de músicologia; se há relação com a temática escolhida.

2. Título, palavras-chave e resumo = pontuação do item ( )

Questões a serem avaliadas neste item: se o Título (e/ou subtítulo) é claro e explicita os objetivos do texto;

se as palavras-chave são indicadores adequados; se o resumo apresenta com clareza cada parte solicitada;

3. Conteúdo = pontuação do item ( )

Questões a serem avaliadas neste item: se existe clareza na exposição e argumentação das idéias; se os

objetivos estão coerentes com as conclusões (ou resultados);

4. Referências = pontuação do item ( )

Questões a serem avaliadas neste item: se as referências estão inseridas no final e citadas no resumo; Se as

citações são adequadas; se seguem as normas divulgadas na chamada do evento.

PONTUAÇÃO FINAL ( )

Comentário suscinto (obrigatório para pontuação igual ou inferior a 11):

O texto que obtiver 11 pontos ou menos estará recusado. Assim, justificamos a obrigatoriedade de um

comentário para sustentar a decisão do parecerista.

OBS: Trabalhos aprovados com pontuação igual ou superior a 12 pontos poderão ter comentários no parecer

indicando (se houver) problemas e/ou considerações observados pelo parecerista durante a

avaliação.Trabalhos com um aceite e uma recusa serão enviados a um terceiro parecerista para desempate.

IV– Corpo do trabalho Final (versão completa após aprovação)

O trabalho deve seguir as etapas e recomendações descritas abaixo:

1. Quanto à formatação, a submissão deverá ser apresentada com o título (Times New Roman

14, negrito centralizado), nome do autor (Times New Roman 12, itálico, alinhamento à direita), um

resumo do trabalho com cerca de 6 linhas (Times New Roman 10, espaço simples, justificado) e até cinco

palavras-chave (Times New Roman 10), seguido de sua tradução conforme explicado no item 2. O

texto deve ser escrito em fonte Times New Roman tamanho 12, alinhamento justificado, sem

indexação, espaço 1,5 e recuo de primeira linha de parágrafo de 2 cm. Caso o artigo se subdivida

em seções, os títulos das mesmas deverão ser em negrito, fonte Times New Roman 12. A página

deve ser configurada em tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm,

2. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados no início do texto na língua

utilizada no artigo. Para os trabalhos em português ou espanhol, após estes itens deve-se incluir a

tradução dos mesmos em inglês; para os trabalhos em inglês, estes itens devem ser traduzidos para

o português.

3. A submissão deverá ter até 8 páginas (incluindo título, resumo, palavras-chave e respectivas

traduções, notas, referências, ilustrações, exemplos musicais, figuras, tabelas, etc.). OBS:

Ilustrações, exemplos musicais, figuras e tabelas não devem ultrapassar o espaço equivalente a 25%

do texto final. Textos que excedam o tamanho máximo de 8 páginas não serão aceitos pelo

Conselho Científico para avaliação.

4. Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc. devem ser inseridos no texto como

figura, em gradações de preto (formato .tif ou .jpg em 300 dpi, lembrando que o arquivo máximo

não deve ultrapassar 10 MB), numerados e acompanhados de legenda sucinta e elucidativa de no

máximo 3 linhas quando necessário (Times New Roman 10, espaço simples, inserida sob a ilustração). As

iniciais dos nomes das notas musicais deverão vir sempre em maiúsculas (Dó, Ré, Mi etc.). Para

símbolos específicos como sustenido, bemol e bequadro poderá ser utilizada a fonte BACH. Você

pode fazer o download da fonte na seguinte URL: http://www.mu.qub.ac.uk/tomita/bachfont

5. As notas de rodapé devem ser incluídas apenas para informações complementares e comentários,

em fonte tamanho 10 com espaçamento simples.

6. Citações com até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto (entre aspas, Times New

Roman 12). As citações com mais de três linhas devem vir separadas como parágrafo e com recuo

de 4 cm à esquerda (sem aspas, fonte Times New Roman tamanho 10, espaço simples, alinhamento justificado).

7. Para a formatação das citações e referências, vide o modelo disponível usa do na Revista Música

Hodie (site: www.musicahodie.mus.br)

9. As normas de editoração que não estiverem previstas acima devem estar de acordo com as

normas vigentes da ABNT.

V -PROGRAMAÇÃO

(sujeita a pequenas alterações)

QUARTA, 11 maio 2011:

09h00min - ABERTURA

10h00min – MESA Redonda: "Diálogos entre Razão e Sensibilidade: novos caminhos para a

pesquisa em Música e História"

Dr. Paulo Castagna (UNESP)

Dra. Thereza Negrão (UnB)

Mediadora: Dra. Vanda Freire

12h00 - Almoço

14h00 – MESA Redonda: Música, Cultura e Sociedade

Dr. Antônio Augusto (UFRJ

Dra. Magda de Miranda Clímaco (UFG)

Mediadora: Dra. Fernanda Albernaz do Nascimento (UFG)

16h30 às 18h30 - COMUNICAÇÕES

20h00 –"A Loteria do Diabo" – Comédia Mágica em Três Atos. Theatro de Pyrenópolis

QUINTA, 12 maio 2011:

08h00 - COMUNICAÇÕES

10h00 - MESA Redonda: "Teatro Musical no Brasil"

Dra. Vanda Bellard Freire (UFRJ) – Mágicas no Brasil e em Portugal, sucesso de

bilheteria: "A Loteria do Diabo"

Ms. Maria Lúcia Mascarenhas Roriz (UFG) - Óperas do Judeu em Pirenópolis

Mediadora: Dra. Glacy Antunes de Oliveira (UFG)

12h00 – Almoço

14h00 – MESA Redonda: "O Trabalho Musicológico com Arquivos e Edições: abordagens

contemporâneas".

Dr. Adeilton Bairral (CBM)

Dra. Beatriz Duarte P. de Magalhães Castro (UnB)

Mediadora: Dra. Márcia Taborda (UFRJ)

16h00 às 18h00 - COMUNICAÇÕES

20h00 – Recital: "Música Sacra em Goiás" - Matriz Nossa Senhora do Rosário

SEXTA, 13 maio 2011:

08h00 – COMUNICAÇÕES

10h00 - MESA Redonda: "Música em Goiás (Séc. XVIII a início do XX)"

Dr. Ângelo Dias (UFG)

Dra. Ana Guiomar Rêgo Souza (UFG)

Dr. Marshal Gaioso (IFG)

Mediador: Dr. Flávio Carvalho (UFU)

12h30 – Almoço

14h00 – MESA Redonda: "Músicas e práticas musicais em diferentes espaços sociais"

Dr. Adalberto Paranhos (UFU)

Dr. Avelino Romeiro (UNIRIO)

Mediadora: Dra. Harlei Elbert (UFRJ)

16h30 às 18h30 – MESA Redonda: "Musicologia e Performance"

Dra. Glacy Antunes de Oliveira (UFG)

Dra. Sônia Ray (UFG)

Dra. Lilliana Margareta Bizibeche (Universidade de Évora)

Mediador: Ms. Davi Castelo (UFG)

20h30 – Recital: "Arias de Antônio José da Silva – o Judeu" Theatro de Pyrenópolis

__._,_.___
 
► Leia mais...

Palestra "Exército Brasileiro: a Estratégia Braço Forte e o Sistema Integrado de Vigilância de Fronteiras"


PALESTRA:
 
"Exército Brasileiro: a Estratégia Braço Forte e o Sistema Integrado de Vigilância de Fronteiras"
General-de-Divisão Eduardo Dias da Costa Villas Bôas
 
11 de abril, segunda-feira, das 11h às 12h30
 
LOCAL:
Universidade de São Paulo (USP)
Auditório do Depto. de Engenharia de Produção da POLI-USP, sala D2-015 - térreo
Av. Prof. Almeida Prado, Travessa 2, 128
 
Não há necessidade de inscrições
 
Haverá transmissão pela internet atravé do site do iptv.usp.br
► Leia mais...

DUAS VAGAS PARA HISTORIADORES NO CONCURSO DA MARINHA DO BRASIL


Há duas vagas para historiadores no concurso para o quadro técnico do Corpo Auxiliar da Marinha do Brasil
__._,_.___

Anexo(s) de Ass. Nac. de Historia - Pr.

1 de 1 arquivo(s)

► Leia mais...

Congresso "Cristianismo em Debate"


 

Congresso: "Cristianismo em Debate"
 
Caros amigos, peço que se inscrevam e nos ajudem na divulgação.
 
As informações sobre o 'Cristianismo em Debate: Congresso' estão disponíveis no site www.andrechevitarese.com

 

As inscrições, até o momento, estão sendo feitas apenas via internet e depósito bancário. Estamos estudando a possibilidade de criar alguns pontos físicos para as inscrições.

 

Apenas como lembrete, ao se inscrever é necessário, além de sua identificação, que preencha em qual categoria se insere:

 

(  ) Alunos da UFRJ - R$ 20

(  ) Alunos de demais universidades - R$ 30

(  ) Demais interessados - R$ 35

 

O pagamento deverá ser feito via depósito bancário na seguinte conta:

Banco Santander

Jamil Kehdi Pereira

Agência: 3016

C/c: 010804076

 

Lembrando que o 'Cristianismo em Debate: O Congresso' será realizado nos dias 26 e 27 de Abril, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS-UFRJ).

 

Peço que ajudem na divulgação deste evento.

 

Um abraço

Vitor Orlando Gagliardo

Jornalista

www.andrechevitarese.com.br

jesushistorico@gmail.com 

Twitter: @vitorgagliardo


► Leia mais...

Haiti, árabes e os ratos cariocas - Revista de História da Biblioteca Nacional


 

 


 

Primavera dos povos árabes

Os professores Francisco Carlos Teixeira (UFRJ), Michel Gherman (UFRJ) e Murilo Sebe Ben Meihy (PUC-Rio) participaram de um debate no Rio de Janeiro sobre os rumos das revoltas no Oriente Médio e Norte da África. Os três ficaram impressionados com a surpresa das nações do Ocidente com o movimento árabe e enxergam uma novidade nesses levantes.  [ leia mais ]

Brasil e Haiti

Ninguém gosta de ter seu país invadido por forças estrangeiras. Por isso, perguntamos a brasileiros e haitianos: como eles nos enxergam? Desde 2004, nossas tropas chefiam a missão de paz da ONU responsável por estabilizar o país que sofreu com ditaduras e, ano passado, com um terremoto que arrasou a ilha no Caribe. [ leia mais ]

Compra-se ratos

A medida sanitária de Oswaldo Cruz para combater a peste bubônica é tema de um artigo da edição de abril da 'Revista de História da Biblioteca Nacional'. Mas o assunto também deu nome para a música de Casemiro da Rocha e Claudino Costa, e serviu de mote para o curta em animação 'Rattus rattus'. [ leia mais ]

Brasilianas na internet

A formação de bibliotecas digitais, com acervos a respeito do Brasil, representa um importante passo na democratização da cultura. É o que explica o professor Renato Venâncio em sua coluna "Acervo digital".  [ leia mais ]

► Leia mais...

História e Cultura Afro-Brasileira- Curso a Distância - 40 horas


 

Gpec - Educação a distância

Pouco a pouco.....transformando a educação

www.gpeconline.com.br

Associada a ABED

(Associação Brasileira de Educação a Distância)

Formação Continuada

História e Cultura Afro-Brasileira– 40 horas

9039-historia-cultura-afro-brasi.jpg

Autora e Professora: Maria José Caldas

  

Inscrições Abertas

Início em 11 de Abril

   

DESCRIÇÃO

PROGRAMA DE CURSO

A lei 10639/03 estabelece:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA decreta e sanciona a seguinte Lei:

"Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileira.

OBJETIVOS

O objetivo do curso é trazer subsídios para a formação da diversidade cultural.

O curso visa aperfeiçoar o desempenho docente em sala de aula e a todos os interessados através de ensino-aprendizado e conhecimentos específicos da história e cultura afro-brasileira.

PÚBLICO

Graduados e Graduandos em História ou em outras áreas das ciências humanas; pesquisadores, pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, estudantes de história, pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação e todos os interessados em conhecer a História e Cultura Afro-Brasileira.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil. A presença dos africanos no Brasil, as heranças africanas, a resistência negra. Arte Africana, Quilombos.

METODOLOGIA

A metodologia do curso compreende estudo dirigido e debates através de textos, artigos em revistas e jornais; discussões de temas atuais e relevantes;

Módulo I

Contexto e discussão da lei 10639/03

História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas

Módulo II

Escravidão

A presença dos africanos no Brasil, as heranças africanas,

Cultura Africana e Cultura Afro-brasileira

A cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional

Módulo III

Diáspora negra

O negro e movimentos sociais e formas de Cidadania nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil

Módulo IV

A música afro-brasileira como representação da cultura

Resistência negra, Arte Africana, Quilombos.

CARGA HORÁRIA E HORÁRIO DO CURSO

A carga horária estimada para esse curso é de 40 horas/aula, divididas entre estudos e interação online e pesquisas offline. O horário de estudos é estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade.

REQUISITOS NECESSÁRIOS

Ter certa disciplina e motivação (essenciais para estudar a distância).

Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet, fazer download de arquivos e enviar e-mail. Temos também fóruns de discussão e chats  dentro do curso onde estas ferramentas serão muito utilizadas.

Não há encontros presenciais, assim o curso permite que todos estudem em seus dias e horários mais convenientes.

Todos os inscritos terão acesso ao vídeo do Manual do Aluno, de fácil entendimento, para conhecer  e utilizar todas as ferramentas disponíveis na plataforma de ensino a distância da GPEC.

SUPORTE TÉCNICO

Disponibilizamos um suporte técnico por e-mail, telefone e por  skype para auxiliar os inscritos na navegação.

COORDENAÇÃO E TUTORIA

Professora e Autora Maria Jose Silva Caldas Fagundes

Graduação Lincenciatura Plena em História, Universidade Bandeirantes - UNIBAN - 2008 Aspirante a Bolsa de Pós Graduação de Mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo. É professora On-line no site Vestibular. Resenhista, revisora, editora e colaboradora do site Profissão Mestre e Revista Museu.

Coordenação de Apoio -  Patricia Limaverde Nascimento

Mestre em Educação:Currículo pela PUC-SP, Bióloga (CRBio1 61128/01-D), possui 14 anos de experiência em coordenação e direção pedagógica. Foi orientanda de Maria Cândida Moraes e desenvolve projetos de assessoria pedagógica em escolas particulares e públicas. Trabalha na formação de professores da rede privada e pública sempre voltada para as inovações em didática e abordagens curriculares. Já apresentou seus trabalhos de educação transdisciplinar em diferentes estados no Brasil e também na Espanha, em Barcelona. Autora de 3 coleções de livros didáticos de educação infantil e co-autora de 4 coleções de livros didáticos de ensino fundamental. Já ministrou cursos sobre Transdisciplinaridade, Trabalho com Projetos em sala de aula, além de cursos nas áreas de matemática e semiótica aplicada no currículo de educação infantil e de ensino fundamental. Recebeu, em maio de 2006, o prêmio de Melhor Experiência em Educação Humanitária no Congresso Latino-Americano de Educação Humanitária realizado no Memorial da América Latina em São Paulo.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

 O curso possui uma série de atividades avaliativas propostas como:

1.     Realização de atividades interativas de acompanhamento;

2.     Reflexão das leituras complementares e vídeos indicados;

3.     Atividades de auto-avaliação da unidade didática;

4.     Participação nas listas e no fórum de discussão (A avaliação dessa participação será feita em função do conteúdo e da relevância das mensagens).

O resultado das avaliações será expresso em porcentagem, em escala de 0 a 100%. Os alunos que conquistarem 75% das metas do curso, obterão a certificação. Todas as atividades serão realizadas on-line.

Após conquistar 75% das metas do curso, o participante receberá por e-mail seu certificado digital, registrado internamente pela GPEC e enviado por e-mail. O participante poderá imprimir seu certificado na sua própria impressora. Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura digitalizada do(a) professor(a) do curso, dados da GPEC (CNPJ, endereço), e o código de registro do certificado.

Caso o participante queira solicitar um certificado impresso, este será enviado por correio, mediante pagamento de uma taxa de impressão e postagem.

Este certificado será impresso em papel especial, terá todos os itens do certificado digital e mais outros itens como: conteúdo programático, carimbo da Gpec , selo de autenticidade e selo da ABED.

Os cursos online oferecidos pela Gpec  estão classificados como cursos de atualização, aprimoramento, qualificação profissional e pessoal sob a perspectiva de Educação Continuada.

Os certificados tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, respeitando a carga horária descrita.

Base legal: Lei de Cursos Livres, nº. 9394/96 art. 67 e 87, inciso III e Parecer nº. 64/2004 - CEDF.

Valor

Este curso possui um investimento total de R$ 65,00 ( Sessenta e cinco Reais)

Formas de Inscrição e Pagamento

Temos três opções de inscrição e pagamento:

1- Parcelado no cartão de crédito  (Cartão VISA - MASTER, Dinners, Hipercard, Aura e American Express)

2- À vista através de pagamento on-line ou Boleto Bancário

O pagamento é realizado através do PagSeguro, que aceita cartões de crédito, débito automático em conta ou boleto bancário. Esse tipo de pagamento é totalmente seguro, garantido pela UOL.

Para se inscrever, acesse nosso site: www.gpeconline.com.br e localize o curso em nossa página.

Você encontrará um banner do Pag Seguro. Clique no banner : Pagar com Pag Seguro . Abrirá uma janela de formulário.

Após digitar o Cep, clique em ok, pois automaticamente aparecerá o seu endereço e as opções de pagamento para realizar a sua inscrição. 

A sua inscrição será efetivada e  você receberá por e-mail as instruções de acesso  para ingressar na área deste curso.

Os seus dados serão mantidos em sigilo absoluto e não ficarão à disposição da Gpec, apenas da PagSeguro.

 O pagamento realizado pelo PagSeguro é rápido, simples e super-seguro. Assim que efetuar o pagamento você receberá o comprovante da ordem de serviço por e-mail.

3 - Envio por e-mail de Boleto Bancário da Caixa Econômica em até duas vezes sem juros com seus dados para pagamento

(para esta opção, você deverá enviar por e-mail: Nome completo, Endereço completo, CEP e CPF).

Este boleto permite efetuar o pagamento em qualquer agência bancária  e em casas lotéricas.

Qualquer dúvida ou maiores esclarecimentos envie um e-mail para: gpec@gpeconline.com.br

" Pouco a pouco.....transformando a educação"

GPEC - GRUPO DE PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO & CULTURA LTDA

Tel. 11 - 3782-0635 – 7040 -4042

São Paulo - SP

www.gpeconline.com.br

► Leia mais...

24º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática


24º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática
 
Vai-se realizar a 17 e 18 de Junho, na Escola Naval, no Alfeite, o 24º Encontro do Seminário Nacional de Historia da Matemática. Este encontro contará como conferencistas convidados os Professores Mariano Esteban Piñeiro e Isabel Vicente Maroto, do Instituto de História Simancas, Universidade de Valladolid.
Haverá um número muito limitado de conferências de 45 minutos, com mais 5 minutos para perguntas da assistência, sendo a maioria de 20 minutos, com igualmente mais 5 minutos para questões da assistência e debate.
Pedimos a todos os que quiserem apresentar comunicações neste encontro que enviem um título e um resumo entre 6 e 12 linhas, se possível com uma bibliografia curta, ate' ao dia 17 de Abril. Distingam igualmente se são candidatos para as conferências de 20 ou 45 minutos. Agradecemos que os que se voluntariam para comunicação nos façam chegar já a sua intenção, podendo mandar o resumo mais tarde, até ao prazo acima indicado. Isso é muito importante para nós, para podermos ir estruturando o Encontro. As propostas de comunicação serão analisadas pelo Secretariado do SNHM e com brevidade informaremos os proponentes da sua aceitação ou não aceitação.
Quanto às inscrições sem comunicação, o prazo de inscrição prolongar-se-á até 15 de Maio.
 
O custo das inscrições é:
 
1.  Estudantes de licenciatura, de mestrado e de doutoramento: 30 Euros;
 
2.  Sócios da SPM, APM, SPE: 40 Euros;
 
3.  Outros: 60 Euros;
 
Estes valores incluem o preço do almoço, a tomar na Escola Naval, nos dias 17 e 18 de Junho
 
Para quem estiver interessado, é provável que Escola Naval possa proporcionar alojamento no Alfeite a um preço muito barato - 10 Euros por noite - mas há um número limitado de lugares, pelo que quem o quiser deverá expressar a sua intenção, tão breve quanto possível. Estará disponível um sistema de transportes, a partir de Lisboa (1º dia), de Cacilhas ou da entrada da Base Naval, cujos pormenores de funcionamento serão divulgados dentro em breve.
O Jantar da conferência será no dia 17 de Junho, prevendo-se que seja possível fazê-lo a bordo da fragata D. Fernando, havendo para isto inscrições à parte. Daremos mais pormenores mais tarde e logo que nos seja possível, podemos já adiantar que é de 20 euros o preço por pessoa.
 
As inscrições e o correio electrónico, relacionado com o encontro, deverão ser endereçadas para o endereço que foi criado para o efeito (mailto:24snhm%40gmail.com).
Na website da SPM (www.spm.pt), na área do SNHM, estará igualmente o boletim de inscrição disponível, e aí daremos mais notícias, incluindo o programa completo do Encontro, quando estiver finalizado.
 
Luís Saraiva, Coordenador Geral do SNHM
 
Instruções e notas:
 
1. Para beneficiar dos preços especiais destinados a associados das SPM, APM, SPE ou para estudantes, deve enviar o comprovativo.
 
2. Haverá alojamento na Base Naval (cerca de €10 por noite), em número limitado, pelo que se pede aos interessados que o façam saber tão breve quanto possível.
 
3. O Jantar do Encontro realizar-se-á no dia 17, na Fragata "D. Fernando II e Glória", com um custo próprio de €20 (vinte euros), sendo necessário fazer uma inscrição prévia, o pagamento terá lugar posteriormente.
 
4. As inscrições podem ser pagas de uma das seguintes formas:
a. Cheque passado em nome da Sociedade Portuguesa de Matemática e enviado com este boletim preenchido, pelo correio, por FAX ou e-mail
b. Por transferência bancária para a conta da SPM, NIB 0035 0127 00051934930 69, enviando o comprovativo da transferência pela mesma via.
 
5. Outras informações podem ser obtidas no portal da SPM, www.spm.pt
 
6. Contactos:
 
SPM – Secretariado do 24º SNHM
Av. Da República, 45, 3º Esq.
1050-187 LISBOA
e-mail: mailto:24snhm%40gmail.com
Telf. +351 217939785
FAX +351 217952349
Tlm: +351 969035743
► Leia mais...

Convite Conferência "A Imigração Espanhola na Argentina "


Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO
 
 
Niterói, 05 de abril de 2011.
 
Ilmo (a)  Sr. (a)
 
O Grupo de Pesquisa "História e Imigração Fluminense", vinculado à Linha de Pesquisa "Ideologia e Política" do Programa de Mestrado em História da  UNIVERSO, tem a honra de convidar V.Sa. a participar da palestra com Ilmo Professor Ruy Gonzalo Farías, doutor em História pela Universidade de Santiago de Compostela, e professor da Universidad Nacional General Sarmiento que abordará o tema: "A Imigração Espanhola na Argentina ", a ser realizada no dia 14 de abril de 2011 às 10h na Sala do NPJ -  Rua Marechal Deodoro, 217 Bloco A – Niterói.
 
Contamos com sua presença.
 
 
Prof. Jorge Prata de Sousa
 
Coordenador do Mestrado em História
► Leia mais...

Convite: VIII Simpósio de História: Estado, Poder e Violência


Professor/Pesquisador,


Entre os dias 16 e 20 de maio o curso de graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira estará realizando seu VIII Simpósio de História, intitulado ESTADO, PODER E VIOLÊNCIA. Será uma grande satisfação recebê-lo em nosso evento. Peço a gentileza de divulgá-lo aos seus contatos e aproveito para convidar os interessados a apresentar comunicação em uma das mesas. Todos os que apresentarem trabalhos não pagarão taxas, receberão GRATUITAMENTE seus certificados e CD-Rom contendo publicação de seu trabalho com registro ISSN.

Para inscrever-se, basta enviar para este e-mail até o dia 30/04 os dados abaixo:

Nome:

Titulação/Vínculo acadêmico:

Título da comunicação:

Resumo (10 a 15 linhas):


Nosso último simpósio contou com mais de 100 comunicações distribuídas em 14 mesas, a maioria delas apresentadas por pós-graduandos de todos os programas de pós-graduação em História do Rio de Janeiro (e alguns de outros estados), bem como mestres e doutores que atuam na Educação Básica e/ou Superior. Trata-se, portanto, de mais um espaço para divulgação de pesquisas realizadas e em andamento para um público constituído de alunos de graduação e pós-graduação lato sensu, além de professores de História que já atuam nas redes pública e privada.

Aqueles que desejarem publicar o texto completo deverão encaminhar o arquivo até 08/05 de acordo com as regras que estão ao final desta mensagem.

Universo São Gonçalo - RJ


VIII Simpósio de História: Estado, poder e violência

Regras para a formatação do artigo

·        O texto deve conter no máximo 10 (dez) laudas (ou até 22.000
caracteres com espaços);

·        Os arquivos deverão ser salvos na extensão "doc", digitados
em programa editor de texto no padrão do Microsoft Office Word, edição
97 ou superior.

·        Fonte Arial 12 e espaçamento 1,5;

·        Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm;

·        A autoria (nome completo) deverá vir após o título, à
direita. Em nota de rodapé (asterisco) deve ser colocada a Instituição
de origem, Titulação e Agência financiadora, quando for o caso;

·        Os textos deverão conter resumo com até 10 (dez) linhas, 3
(três) palavras-chave em português;

·        Os textos não deverão conter tabulação, colunas ou separação
de sílabas hifenizadas;

·        Caso o trabalho contenha imagens estas deverão ser escaneadas
em 300 dpi no formato TIF ou JPG, dimensionadas no formato de
aproximadamente 5x5 cm e gravadas no próprio documento;

·        As tabelas devem ser digitadas seguindo a formatação padrão
do programa editor de texto;

·        As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no
corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal.
As referências devem indicar entre parênteses nome do autor em letras
maiúsculas, ano de publicação e páginas (HOBSBAWM, 1995:11-14);

·        As citações a partir de quatro linhas devem ser em Arial 10,
com recuo esquerdo de 4 cm. As referências devem constar no corpo do
texto, entre parênteses, como no exemplo acima;

·        O uso de notas de rodapé deve ter apenas o caráter
explicativo/complementar. Devem ser numeradas em algarismos arábicos
seqüenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.) na fonte Arial 10 e espaçamento
simples;

·        As referências bibliográficas deverão ser colocadas no final
do texto e de acordo com as regras da ABNT, dispostas em ordem
alfabética por autor.

·        As páginas devem ser numeradas (margem inferior direita), com
exceção da primeira.
 
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História Social Instituto de História - UFRJ
Largo de São Francisco de Paula n. 1, sala 205 Centro, Rio de Janeiro, Cep. 20051-070 - Brasil
www.ppghis.historia.ufrj.br
► Leia mais...

Conferência: Egiptóloga Andrea Zingarelli


O Grupo de Estudos Egiptológicos Maat e o NIEP-PréK, da Universidade Federal Fluminense, convidam para a conferência:

MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO, com a egiptóloga Dra. Andrea Zingarelli (Universidad Nacional de La Plata, Argentina).

Data: 14 de abril de 2011

Local: Universidade Federal Fluminense, campus do Gragoatá, bloco C, sala 218.

 

 

Rennan de Souza Lemos (GEEMaat/CEIA-UFF)

 

__._,_.___

 

 
► Leia mais...