Historiador ganha prêmio com pesquisa sobre açúcar

segunda-feira, 22 de março de 2010


Historiador ganha prêmio com pesquisa sobre açúcar
22/03/2010 - 13h52m
*Da Redação, com informações de assessoria
redacao@portalibahia.com.br

O Prêmio Clarival do Prado Valladares anuncia o projeto vencedor da 6ª edição. Com o tema "Açúcar em águas revoltas: o comércio entre Brasil, Portugal e Holanda (1595-1618)", o economista e historiador Daniel Strum teve seu trabalho selecionado entre os mais de 200 projetos inscritos.
O trabalho de Strum apresentará um panorama da evolução da produção, comercialização e consumo de açúcar desde o início da colonização do Brasil até a invasão holandesa em 1630. Com um rico material colhido in loco nos arquivos do Porto, Lisboa e Amsterdã, a originalidade do projeto está justamente na integração e no cruzamento de fontes e literatura portuguesas, holandesas e brasileiras.
A sexta edição do Prêmio Clarival do Prado Valladares registrou 218 trabalhos inscritos por pesquisadores de 18 estados brasileiros. As temáticas versavam sobre as mais diversas áreas – história, arte, arquitetura, antropologia e política.
O estado que enviou o maior número de inscrições foi São Paulo, com 60 projetos, seguido do Rio de Janeiro (44) e Bahia (33). Entre os inscritos, profissionais das áreas de História, Jornalismo e Comunicação, Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Letras, entre outras.
SÉTIMA EDIÇÃO - Para a 7ª edição (2010), podem se inscrever no Prêmio Clarival do Prado Valladares, até o dia 30 de abril, pesquisadores de todo o Brasil, vinculados ou não à instituições acadêmicas, com projetos de pesquisa inéditos nas áreas de história econômica, evolução sociopolítica e criação artística das várias regiões brasileiras. A Organização Odebrecht é responsável pelos recursos necessários à realização completa dos projetos selecionados, da pesquisa à edição de livro ilustrado.
O Prêmio é uma das poucas oportunidades de se obter patrocínio para pesquisa histórica fora das fontes oficiais de financiamento. Não existe um valor pré-determinado para o patrocínio, que depende de cada projeto selecionado. Desde que foi criado, em 2003, recebeu quase mil inscrições e já publicou cinco livros. Entre os títulos, Igreja e Convento de São Francisco da Bahia, da professora Maria Helena Ochi Flexor e do Frei Hugo, recém-lançado, que celebra também os 50 anos de contribuição cultural da Organização Odebrecht.
 
Fonte: GEHB
► Leia mais...

Seminário - O Laboratório de Estudos sobre Militares (LEM) do CPDOC convida para sua reunião inaugural a ser realizada no dia 23 de março


Evento: Seminário
Data: Ter, 23/03/2010 - 14:00
Local: Sala 421 - 4º andar - Praia de Botafogo, 190
 
CONVITE PARA AULA INAUGURAL 
 
O Laboratório de Estudos sobre Militares (LEM) do CPDOC convida para sua reunião inaugural a ser realizada no dia 23 de março as 14h, na sala 421. No dia ocorrerá a apresentação dos projetos de pesquisa de:
Adriana Barreto de Souza (UFRRJ, Pesquisadora do CEO - Centro de Estudos do Oitocentos). Projeto de pesquisa "O velho modo arbitrário de julgar: Conselho Supremo Militar e de Justiça e a justiça militar no Brasil oitocentista (1808-1889)"
 
Francisco Ferraz (Universidade Estadual de Londrina). Projeto de Pesquisa: "A Escola Superior de Guerra e o Golpe de 1964" (Projeto de pós-doutorado a ser desenvolvido no CPDOC).

Laboratório de Estudos sobre Militares (LEM - CPDOC)
Reunião inaugural
Local: sala 421 (4º andar) - Fundação Getulio Vargas
Praia de Botafogo 190, Rio de Janeiro

A FGV não permite o acesso de pessoas com shorts ou bermudas nem com sandálias tipo havaiana.
CPDOC/FGV
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, 14° Andar - Botafogo  •  Rio de Janeiro  •  22253-900
Internet: http://www.fgv.br/cpdoc
 
► Leia mais...

Começa a programa do "Encontro com a História 2010", no Mast


JC e-mail 3973, de 22 de Março de 2010.  
Começa a programa do "Encontro com a História 2010", no Mast
 
Ciclo de palestras do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) começará nesta quarta-feira, dia 24


O primeiro palestrante da edição 2010 do ciclo é o coordenador do Laboratório de Estudos do Tempo Presente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Francisco Carlos Teixeira da Silva, para debater "A emergência da História do Tempo Presente: mutação ou continuidade no campo da História?".

A primeira palestra do ciclo "Encontro com a História 2010" acontece às 14h, no Auditório do Mast - Rua General Bruce, 586, São Cristóvão, Rio de Janeiro. A entrada é gratuita. Os interessados ainda podem acompanhar a transmissão do evento em tempo real pelo site www.mast.br

Baseado na temática central "A História do Tempo Presente" - que norteará o ciclo durante todo o ano -, o pesquisador irá discutir uma nova periodização, agenda de temas e novas abordagens para uma fase da história contemporânea, "que não encontra mais seus paradigmas nos debates decorrentes da Revolução Francesa ou mesmo da Primeira Grande Guerra". De acordo com Francisco Teixeira, as tensões, crises, utopias e esperanças vividas hoje decorrem da ruptura destes acontecimentos, entre eles, o fim do socialismo, a globalização, o choque civilizacional, entre outros.

O "Encontro com a História" acontece sempre às quartas-feiras, às 14h, no campus do Mast, com entrada gratuita. A série começou em 1998, como Seminários Internos do antigo Departamento de Pesquisa do Museu de Astronomia. A partir de 2002, os seminários foram abertos ao público e, já com o nome "Encontro com História", passaram ao formato atual, com a proposta de debater resultados recentes de pesquisas acadêmicas.

Em 2009, o ciclo foi estruturado a partir de uma parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio): a cada encontro, um pesquisador do Mast e um da Uni-Rio se reuniam em uma mesa redonda para explorar importantes pontos de convergência existentes entre as pesquisas realizadas pelas duas entidades focadas, respectivamente, na história da ciência e na história das instituições.

Este ano, o Encontro com a História estabelece a temática central "História do tempo presente" e recebe, todos os meses, um pesquisador de universidades e centros de pesquisa para falar a respeito do assunto sob diferentes perspectivas.
(Assessoria de Comunicação do Mast)
 
Fonte: GEHB
► Leia mais...

Curso "Jesus no Cinema"


Curso: "Jesus no cinema: as representações da ressurreição de Lázaro e da traição de Judas"

Objetivos:
* Analisar, numa perspectiva histórica, as diferentes versões cinematográficas da ressurreição de Lázaro e da traição de Judas (1905-2003) comparando as cenas conforme descritas nas narrativas evangélicas intra e extracanônicas;
* Mostrar como as diferentes versões filmadas alteram o foco da história;
* Situar as mudanças dentro do contexto da cultura norte-americana e da história do cinema em si mesma.

Prof.: Lair Amaro dos Santos Faria (Mestre em História Comparada (PPGHC/UFRJ)

Início/Duração: de 06 de abril a 22 de junho – (12 encontros)

Local: Residência João XXIII - R. Bambina, 115 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

Dia da semana: terças-feiras

Horário: das 19h00 as 21h00

Investimento mensal: R$ 60,00

Conto com a presença de todos e, se possível, ajuda na divulgação.
 
 
Fonte: [cristianismoantigo]
► Leia mais...

Curso: Religião, Ciência e Mídia / PUC-Rio


Curso: Religião, Ciência e Mídia. Dinâmicas em torno da Verdade

Início/Duração: 01 de abril a 01 de julho 2010

Local: Residência João XXIII - R. Bambina, 115 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

Dia da semana: quinta-feira

Horário: das 19h00 às 21h00

Investimento mensal: R$ 60,00

Prof.:Eleandro de Carvalho Gomes Cavalcante

Proposta:

A ciência e a religião são dois fenômenos que permeiam o nosso quotidiano. É por isso que, muitas vezes, como o ar que nos circunda, deixamos de percebê-las. Ou, ainda, ignoramos a nossa participação nos processos históricos que as formam e transformam. O que significa fazer ciência? Descobrir a verdade no mundo em que nos encontramos? E ter uma religião? Sentir a verdade que vem de outro mundo? Poderíamos reduzir uma e outra a estas experiências? Diferenciá-las entre um fazer, ativo, e um ter, passivo?

Iniciar-se no estudo sociológico da religião e da ciência é uma maneira fértil de pensar estas perguntas. Quando passamos a levar em conta as relações sociais e os valores que animam o conhecimento produzido em laboratório ou a crença cultivada no interior de cada um de nós, temos acesso a uma perspectiva mais ampla sobre estas duas dimensões tão significativas de nossa cultura – sobre as suas inegáveis tensões, mas também sobre alguns pontos de contato.

Neste sentido, a imprensa especializada em ciência parece um bom ponto de partida para uma reflexão. Recorrentemente, os jornais se preocupam em noticiar pesquisas e descobertas científicas que têm fortes repercussões sobre a religião de um modo geral, e, particularmente, sobre a cosmologia cristã: o darwinismo biológico, revisões historiográficas sobre a vida de Jesus Cristo etc.

Objetivos:

Apresentar, numa abordagem sociológica, diferentes aspectos da polarização rígida entre o dogma religioso e o conhecimento científico;
Pensar a polarização ciência e religião através da produção do jornalismo científico.


Prof.:Eleandro de Carvalho Gomes Cavalcante (Bacharelado em Ciências Sociais - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestrado em Ciências Sociais - Departamento de Sociologia e Política/PUC-Rio; Doutorando em Sociologia - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/Universidade Cândido Mendes)

Mais informações e inscrições:
http://www.clfc.puc-rio.br/curso_religiao2010.html
 
 
Fonte: [cristianismoantigo]
► Leia mais...

Encontro dos Pontos de Cultura


Encontro dos Pontos de Cultura
Ministério da Cultura - Sheila Sterf

A capital cearense sedia, de 25 a 31 de março, a Teia Brasil 2010 - Tambores Digitais, que reunirá mais de três mil participantes dentre artistas, delegados e representantes de Pontos de Cultura de todo o país, conveniados com o Ministério da Cultura, por meio do Programa Cultura Viva, e com os estados e municípios, em parceria com o Programa Mais Cultura.

Durante a realização deste 4º Encontro Nacional de Pontos de Cultura, serão promovidos o 3º Fórum Nacional de Pontos de Cultura, a Teia das Ações - Conceitos e Práxis e a Mostra Artística, para a qual foram selecionados cerca de 90 propostas: espetáculos de música e apresentações de artes cênicas, de artes visuais, de artes integradas e de cultura popular.

A Teia Brasil 2010 contará, ainda, com outras diversas atividades abertas ao público como homenagens, cortejos e mais manifestações culturais. Toda a programação será desenvolvida no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, nº 81, Praia de Iracema), em Fortaleza.

Saiba mais sobre o evento:
www.teia2010.org.br.

http://www.cultura.gov.br/site/2010/03/19/encontro-dos-pontos-de-cultura/
 
Fonte: [culturabrasil]
► Leia mais...