Lançamento livro O Brasil e o Capital-Imperialismo

sexta-feira, 10 de setembro de 2010


Debate e lançamento do livro O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história, de Virgínia Fontes
 
Expositores: Virgínia Fontes (conferencista), Mauro Iasi (comentador) e Carlos Nelson Coutinho (mediador da mesa)

Data e horário: 22 de setembro, quarta-feira, às 18h30
Local: auditório da Escola de Serviço Social (Campus da Praia Vermelha/UFRJ)
Organização: Editora da UFRJ, Escola de Serviço Social/UFRJ, Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas (NEPEM) e Laboratório de Estudos Marxistas José Ricardo Tauile (LEMA).
 
Evento gratuito e aberto ao público. Não é preciso inscrição prévia.
Após o debate, haverá uma sessão de autógrafos com a autora.


Fonte: GEHB
► Leia mais...

Livro discute historicidade dos 'povos conquistados'


Divulgação

Livro discute historicidade dos 'povos conquistados'

O processo de implantação da ordem colonial nos territórios indígenas e o impacto da incorporação nas comunidades indígenas de valores típicos do Antigo Regime – como honra, prestígio e reputação – é um dos temas principais do livro Os indígenas e os processos de conquista dos sertões de Minas Gerais (1767-1813) que será lançado neste sábado, 11, em Belo Horizonte.

A obra é o resultado da dissertação defendida por Adriano Toledo Paiva junto ao Programa de pós-graduação em História da UFMG. O autor, que dá sequência à pesquisa do tema no doutorado, explica que busca compreender as relações sociais e de poder na construção de uma freguesia nos "sertões do Rio Pomba e Peixe dos índios Coropós e Coroados", ao estudar do os processos de instituição do Estado na fronteira colonial através da construção de um aldeamento. "Meu principal objetivo foi resgatar a historicidade dos 'povos conquistados' em meio às representações e ações dos empreendimentos de conquista", explica.

O lançamento acontece a partir das 10h, na livraria Mineiriana Café da Travessa (R. Paraíba, 1.419, Savassi).

Fonte: GEHB
► Leia mais...

I Simpósio Políticas, Território e Cultura: Geografia e Patrimônio


O PPGG/UFRJ (Programa de Pós-Graduação em Geografia) e o Geoppol (Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território) convidam para o I Simpósio Política, Território e Cultura: Geografia e Patrimônio, que acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro próximos no Auditório do Programa, sala I-17, prédio do CCMN (Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza) na Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro. A programação segue  abaixo.

I Simpósio Política, Território e Cultura:


Geografia e Patrimônio

Política e Cultura são dois temas recorrentes e ganham cada vez mais destaque na pauta de discussões de nossa sociedade. Da mesma maneira, abordagens que procuram relacionar fenômenos políticos e fenômenos culturais também vêm crescendo dentro de alguns setores das ciências sociais.

Na geografia, notamos também esse caminho, seja pelo impressionante incremento na produção de trabalhos que remetem à geografia cultural a partir dos anos 1990, seja também por um interesse renovado na geografia política. Entretanto, especificamente, preocupações com a produção sistemática de conhecimento sobre a relação entre política e cultura a partir de uma abordagem geográfica ainda são raras. Há um vasto campo com temáticas importantes já em desenvolvimento por outros pesquisadores, mas que permanece em grande parte não explorado a partir do aparato teórico-metodológico da geografia.

Nesse contexto, nota-se um crescente interesse nas ações do Estado na área da cultura ao mesmo tempo em que abordagens a partir de categorias espaciais ganham maior relevância e conceitos espaciais como território, lugar e paisagem transformam-se em categorias fundamentais de políticas públicas, notadamente aquelas relacionadas às ações voltadas para o patrimônio cultural.       

Reunir e promover o debate e a reflexão entre geógrafos e não geógrafos, entre pesquisadores e policy makers da área cultural tem o papel de jogar uma luz sobre essa questão e promover o debate na geografia e demais campos preocupados com a espacialização da relação entre política e cultura.

Objetivos:

Reunir pesquisadores e policy makers atuantes na área de política e cultura, além de estudantes e público em geral, para discussão de temas relacionados à política, território e cultura.

Discutir a produção teórica, projetos e ações que estão sendo executados em áreas como políticas culturais e patrimônio e identificar sua relação com o território.

Contribuir para a formação de uma rede de pesquisadores, laboratórios e programas de pós-graduação interessados em política, território e cultura e em patrimônio cultural.

Organização

Geoppol – Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território

Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFRJ

Coordenação:

Rafael Winter Ribeiro
 
PROGRAMAÇÃO

13 de setembro

09:00

Abertura: Política e Cultura / Cultura e Política na Geografia

Diferentes possibilidades de inter-relação entre cultura, política e espaço na Geografia. Abordagens a partir da Geografia Cultural e da Geografia Política

Roberto Lobato Corrêa – PPGG/UFRJ

A política através da Geografia Cultural

Iná Elias de Castro

PPGG/UFRJ

A cultura através da Geografia Política

Rafael Winter Ribeiro – PPGG/UFRJ – Moderador

 

 

 

14:00

Espaço, Política e Cultura numa visão multidisciplinar

Abordagens espaciais de política e cultura a partir de diferentes disciplinas acadêmicas: História, Antropologia e Geografia

Márcia Chuva

História/UNIRIO

Singularidades da perspectiva histórica nos processos de patrimonialização de bens culturais e sua gestão

Renata Gonçalves de Sá Antropologia/UFF

Os estudos urbanos e a noção de patrimônio na Antropologia

Caio Augusto Maciel Geografia/UFPE

A geografia política da paisagem: imagens, narrativas e sensibilidades culturais em disputa no espaço público

Daniel Abreu de Azevedo– UFRJ – Moderador

14 de setembro

09:00

Turismo, território e Cultura

Discussões sobre a forma como turismo e cultura tem sido abordados na construção de políticas públicas  de patrimônio. Ações, reflexões e conseqüências

Tereza Paes

UNICAMP

Turismo e patrimonialização nas estratégias do planejamento: as categorias espaciais e os riscos de redução narrativa

Marcelo Sotratti

UNICAMP

As ideologias espaciais na promoção turística brasileira e o patrimônio cultural: o caso da Embratur

Leila Bianchi Aguiar

UNIRIO

Cidade morta, cidade monumento, cidade turística: a construção de memórias sobre Ouro Preto

Leticia Parente Ribeiro – UFRJ – Moderadora

 

 

 

14:00

Estado, paisagem, território e patrimônio

Análise da construção de políticas públicas de patrimônio cultural e abordagens espaciais possíveis

Fernando Fernandes de Mello

Prefeitura do Rio de Janeiro

As APAC's - Áreas de Proteção do Ambiente Construído: A ação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro na proteção da paisagem carioca

Lia Motta

PEP/COPEDOC/IPHAN

Políticas de preservação e fragmentos urbanos: o exemplo da Praça 15 de Novembro no Rio de Janeiro

Rafael Winter Ribeiro

PPGG/UFRJ

Políticas de preservação da paisagem: diferentes interpretações de um conceito e possíveis conseqüências espaciais – Brasil e Unesco

Sávio Raeder – UFRJ – Moderador

Nota: serão conferidos certificados de participação para aqueles com freqüência superior a 75%.

Local: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Geografia – sala I-17, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.

Fonte: LIIB - Icomos/Brasil

► Leia mais...

Revista Latinoamericana de Ensayo 1/2010, disponible en internet


Revista Latinoamericana de Ensayo
 
Un espacio de consenso y disenso para el pensamiento
 
Presentamos la Revista Latinoamericana de Ensayo, un nuevo espacio virtual de reflexión creado por un equipo de profesionales que hacen vida académica e intelectual en diversos países de América Latina.
Se trata de un proyecto integral a cargo del Departamento de Sociología y Antropología de la Facultad de Humanidades y Educación de la Universidad del Zulia (Venezuela), y es una publicación de La Vaca Mariposa Editora.
En este primer número participan diez ensayistas con marcada hibridez en cuanto a la naturaleza del ensayo. Algo de la historia más inmediata está presente en los diferentes ensayos; algo de naturaleza descosida, de las angustias humanas más sublimes, sutiles, pero también las más umbrosas y hoscas.
El editor J.L Monzantg, ensayista y profesor universitario venezolano, nos adelanta: "La Revista Latinoamericana de Ensayo se aleja de los moldes que «presuponen» la imaginada cientificidad y se adentra en la libertad del decir, y da cabida a la pluralidad del pensamiento humanista para disponer de un (otro) momento-espacio de encuentros y disenso, consenso y desencuentros teóricos en el campo de las artes y las humanidades. Como dice Miguel Ángel Campos, escribir con las libertades y sin el «afán citatorio» de la academia".
Un homenaje al ensayo, al ensayista. Al género y a su cultivador. Un tributo al arte de decir —nostalgia mediante— con la libertad que nos viene del papel en blanco, de la página en limpio, y en busca de todas las libertades: del pensamiento, de la expresión y —¿por qué no?— de la acción. 
Como nos recuerda su editor: "pongamos en práctica, en tinta, en bites, el milenario arte de desobedecer. Si de moldes se trata, que cada quien se fabrique el suyo, lo despliegue y logre expresarse con aciertos y desatinos, pero en la libertad del decir y de escoger la horma, la cartografía propia, sin purgar penas con camisones prestados".
 
En esta primera entrega:
Ricardo Otaiza Gil (Universidad de Los Andes, Mérida, Venezuela)
El signo arbóreo
Alberto Quero (Maracaibo, Venezuela)

Encuentros con lo inefable. Una aproximación a El falso cuaderno de Narciso Espejo
Fanny Pirela Sojo (Instituto de Comunicación y Cultura Contemporánea Walter Benjamin, Buenos Aires, Argentina)

Erotismo y violencia. Una aproximación a la narrativa de Israel Centeno
Valmore Muñoz Arteaga (Universidad Cecilio Acosta, Maracaibo, Venezuela)

El Marx de Bolívar. Marx y Bolívar en el pensamiento colonial europeo
J.L Monzantg (Universidad del Zulia, Maracaibo, Venezuela)

Ernesto Sábato "Antes del fin"
Ángel Lombardi (Universidad Católica Cecilio Acosta, Maracaibo, Venezuela)

La patria de los pragmáticos. Mitología del cambio y la revolución bolivariana
Miguel Ángel Campos (Universidad del Zulia, Maracaibo, Venezuela)

La identidad en Venezuela
Roberto López Sánchez (Universidad del Zulia, Maracaibo, Venezuela)

La mosca en la pared. Soledad y palabra en mujeres distantes
Adriana Morán Sarmiento (Universidad Nacional de La Plata, La Plata, Argentina)

La musa de Udón
Norberto José Olivar (Universidad del Zulia, Maracaibo, Venezuela)
 
Visite la revista aquí: Revista Latinoamericana de Ensayo
Lea el Editorial aquí: Editorial
Conozca los autores aquí: Autores
Contacto aquí:
 rlde.ensayo@gmail.com

_ _
J.L Monzantg

Revista Latinoamericana de Ensayo

 
   

Fonte: GEHB

► Leia mais...

Livros sobre Império Português


Livros sobre Império Português

Do USP Online

Acontece na segunda-feira (13), às 18h30, o lançamento dos livros Património de Origem Portuguesa no Mundo, de José Mattoso, e Rio de Janeiro: Capital do Império Português (1808-1821), de Jorge Couto. Ambos são edições da Fundação Calouste Gulbenkian.

O evento, que conta com apresentação e debates, tem em sua coordenação a professora Vera Lucia Amaral Ferlini, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Mais informações podem ser conferidas no folder do evento abaixo.

O local da cerimônia de lançamento é o auditório Fernand Braudel, da FFLCH, localizado na Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita e sem necessidade de inscrições.

Mais informações: (11) 3091- 2101

http://www.fflch.usp.br/scs/sistemas/scroll/upload/201009051747472010090220100913.jpg 

Fonte: GEHB

► Leia mais...