Curso Nietzsche e Sócrates - extensão online começa dia 27

terça-feira, 21 de abril de 2009


Nietzsche e Sócrates, com o filósofo Paulo Ghiraldelli Jr.

O curso "Nietzsche e Sócrates" começa dia 27 de abril. Sempre a partir de dez da noite. Ele é um curso online ao vivo, pela TV Filosofia (www.mogulus.com/filosofia), mas com suporte também de vídeos já gravados e textos já confeccionados. Trata-se de um curso cujo conteúdo é a leitura e a interpretação de cada parágrafo do texto de Nietzsche "O problema de Sócrates", que está no livro O crepúsculo dos ídolos (São Paulo: Cia das Letras).

A bibliografia de acompanhamento está aqui:
Ghiraldelli Jr., P. História da filosofia. São Paulo: Contexto, 2008.
Ghiraldelli Jr., P. O que é filosofia contemporânea. São Paulo: Brasiliense, 2009.
Ghiraldelli Jr., P. O corpo - filosofia e educação. São Paulo: Ática, 2007.

Para receber o certificado do CEFA, em nível de "curso de extensão", você deve se matricular regularmente e pagar o investimento de 100 reais. Detalhes sobre isso com Francielle: fghi29@gmail.com

VEJA AQUI A PRIMEIRA AULA

Por favor: não deixe para fazer a matrícula na última hora ou depois do curso começado! Isso atrapalha os seus estudos, o certificado e tudo o mais. Faça antes do dia 27!
► Leia mais...

Encontro com a História - ao vivo e pela internet


Encontro com a História
Dia 29/4/2009

Faltam 10 dias para o início do evento. Duração: 1 dia


Agência FAPESP – O ciclo Encontro com a História, uma parceria entre o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), terá início no dia 29 de abril, na capital fluminense.

A cada encontro mensal, pesquisadores da Coordenação de História da Ciência (CHC) do Mast e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Unirio apresentarão palestras sobre temas diversos.

O primeiro encontro do ano, que abordará o tema "Relações internacionais e cooperação científica no Brasil", terá a participação de Marta Almeida, pesquisadora do CHC, e Keila Grinberg, coordenadora do PPGH. Na ocasião elas abordarão as relações políticas e científicas entre países da América Latina durante os séculos 19 e 20.

O evento terá transmissão ao vivo pela internet. A entrada é gratuita.

Mais informações: www.mast.br
► Leia mais...

Unesco lança biblioteca mundial digital na internet


A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lançou nesta terça-feira a Biblioteca Digital Mundial, que permitirá consultar gratuitamente pela internet o acervo de grandes bibliotecas e instituições culturais de inúmeros países, entre eles o Brasil.

Dezenas de milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas em todo o mundo foram digitalizados e traduzidos em diversas línguas para a abertura do site da Biblioteca Digital da Unesco (www.wdl.org).

A nova biblioteca virtual terá sistemas de navegação e busca de documentos em sete línguas, entre elas o português, e oferece obras em várias outras línguas.

Entre os documentos, há tesouros culturais como a obra da literatura japonesa O Conde de Genji, do século XI, considerado um dos romances mais antigos do mundo, e também o primeiro mapa que menciona a América, de 1507, realizado pelo monge alemão Martin Waldseemueller e que se encontra na biblioteca do Congresso americano.

Entre outras preciosidades do novo site estão as primeiras fotografias da América Latina, que integram o acervo da Biblioteca Nacional do Brasil, o maior manuscrito medieval do mundo, conhecido como a Bíblia do Diabo, do século XVIII, que pertence a Biblioteca Real de Estocolmo, na Suécia, e manuscritos científicos árabes da Biblioteca de Alexandria, no Egito.

Até o momento, o documento mais antigo da Biblioteca Digital da Unesco é uma pintura de 8 mil anos com imagens de antílopes ensanguentados, que se encontra na África do Sul.

A Biblioteca Nacional do Brasil é uma das instituições que contribuíram com auxílio técnico e fornecimento de conteúdo ao novo site da Unesco. O projeto contou com a colaboração de 32 instituições, de países como China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, México, Rússia, Arábia Saudita, Egito, Uganda, Israel e Japão.

O lançamento do site será acompanhado de uma campanha para conseguir aumentar o número de países com instituições parceiras para 60 até o final do ano. "As instituições continuam proprietárias de seu conteúdo cultural. O fato de ele estar no site da Unesco não impede que seja proposto também a outras bibliotecas", explicou Abdelaziz Abid, coordenador do projeto.

A idéia de uma biblioteca digital mundial gratuita foi apresentada à Unesco pelo diretor da biblioteca do Congresso americano, James Billington, ex-professor da Universidade de Harvard. Ele dirige a instituição cultural do congresso americano desde 1987 e diz ter aproveitado o retorno dos Estados Unidos à Unesco, em 2003, após 20 anos de ausência, para promover a idéia da biblioteca digital.

"Eu lancei essa ideia e sugeri colocá-la em prática nas principais línguas da ONU, como o árabe, chinês, inglês, francês, português, russo e espanhol", diz Billington. Ele se baseou em sua experiência na digitalização de dezenas de milhões de documentos da Biblioteca do Congresso americano, criada em 1800. O objetivo da Unesco é permitir o acesso de um maior número de pessoas a conteúdos culturais e também desenvolver o multilinguismo.

BBC Brasil

Fonte: Terra
► Leia mais...