Chamada de artigos - Documento em Revista

quinta-feira, 6 de agosto de 2009


Encontra-se aberta a chamada de artigos de Documento em Revista para a próxima edição.
Informações sobre normas para publicação no site www.documentoemrevista.com.br
► Leia mais...

Informe Casa Rui Barbosa 1-16/08/09


A Casa Senhorial em Portugal dos séculos XV ao XIV
O curso será ministrado pelo historiador e arquiteto português Helder Carita. Inscrições abertas. De 10 a 21 de agosto, às 18h, no auditório. Informações: (21) 3289-4663.

Um domingo na Casa de Rui Barbosa
Evento com atividades voltadas para o público infanto-juvenil. Neste mês, uma homenagem ao folcore. Dia 2 de agosto, às 15h. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4663.

Série Memória & Informação
A série promove a palestra Imagens e documentos fotográficos em arquivos, com o arquivista André Porto Ancona Lopez (UnB). Dia 5 de agosto, às 14h30, na sala de cursos. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4677.

Colóquio cultura, trabalho e vida na crise do capitalismo global
O quinto encontro tem como tema Trabalho vivo no ato de defesa da vida até na hora de morrer, com Magda Chagas (Pós-Graduação Clínica Médica/UFRJ) e Laura Macruz Feuerwerker (Pós-Graduação Clínica Médica/UFRJ). Dia 6 de agosto, às 14h, na sala de cursos. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4636

A Escola apresenta Concerto do Duo Hyeronimus, com Wanda Eichbauer (harpa) e Nadge Breide (piano). Dia 10 de agosto, às 18h30, no auditório. Entrada franca. Informações: (21) 3289-4645.

Imagem e escrita: retorno aos ideogramas
Série de três conferências: Da ilustração como transgressão, A figura segundo Manet ou a imagem reinventada e As lições do branco: da arte da memória ao Lance de dados de Mallarmé. Ministradas pela professora Anne-Marie Christin, Universidade de Paris 7. Dias 11, 12 e 13 de agosto, às 10h, na sala de cursos. Entrada franca.

Informações: (21) 3289-4631.
Fundação Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, 134 Botafogo
Rio de Janeiro
comunica@rb.gov.br
► Leia mais...

Africa e africanidades: Dez conferencias/RJ


A Linha de Pesquisa "Africa e Diaspora Negra" do Laboratorio de Estudos das Diferencas e Desigualdades Sociais (LEDDES), vinculado ao Departamento de Historia e ao Programa de Pos-Graduacao em Historia da UERJ (PPGH) realizara' o evento Africa e africanidades: Dez conferencias, no periodo de 22/9 a 29/10/2009, 'as tercas e quintas, das 18:30 as 21:30 h. Mais informacoes em http://leddesuerj.blogspot.com/
► Leia mais...

HISTORIA NO BRASIL, N. 332, 06/08/2009


Historia no Brasil, n. 332, 06/08/2009Editor : Celso Castro

1. Nucleo de Audiovisual e Documentario do CPDOC/FGV abre selecao para estagio
2. Curso de Licenciatura em Historia/CPDOC
3. Programa de Pos-Graduacao em Museologia e Patrimonio/UNIRIO
4. Revista/Chamada para artigo
----------------------------------------

1. Nucleo de Audiovisual e Documentario do CPDOC/FGV abre selecao para estagio

O Nucleo oferece uma vaga para interessados em audiovisual que queiram aprender e exercitar tarefas de pesquisa, filmagem, edicao e os processos que cada uma dessas atividades envolve. O candidato deve estar matriculado entre o 3º. e o 6º. periodos em um curso de graduacao, ter coeficiente de rendimento (C.R.) maior ou igual a 7,0, ter conhecimentos (mesmo que minimos) em Final Cut, e enviar curriculos ate' 10/08 para [arbel.griner@fgv.br]. A selecao se dara' em 2 fases: prova escrita e entrevista com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) na primeira fase. O estagio tem carga de 20 horas semanais e a remuneracao e' de R$ 350 (bolsa + transporte), com direito a almoco no restaurante da FGV.



2. Curso de Licenciatura em Historia/CPDOC


O CPDOC esta' lancando um novo curso de Licenciatura em Historia, a comecar em marco de 2010. O projeto do curso reflete uma perspectiva interdisciplinar, caracteristica do CPDOC. Ele foi integralmente baseado na tradicao de pesquisa e tratamento documental do CPDOC. Concebido e ministrado por seus pesquisadores, este curso de graduacao busca o cruzamento entre uma solida formacao teorica e as perspectivas praticas de pesquisa e ensino, constituindo um padrao formativo de professores-pesquisadores preparados para enfrentar os novos desafios da educacao - e da Historia em particular - aptos a vincularem as tradicoes de pesquisa e de manutencao e tratamento de acervos documentais da instituicao 'a pratica pedagogica critica e reflexiva. A filosofia da Escola se orienta para formar profissionais com uma solida base conceitual interdisciplinar, estimulados a desenvolver suas praticas profissionais no dialogo constante com as demandas oriundas da sociedade e dos novos instrumentos
disponibilizados pelos avancos das tecnologias de ensino e de transmissao de conteudos. O curso permite ainda ao aluno optar por cursar as seguintes linhas de estudos complementares: Historia do Brasil Republicano; Bens Culturais; Politica e Sociedade; e Relacoes Internacionais no Mundo Contemporaneo. As inscricoes vao ate' 28/9/2009, no site do Vestibular FGV: http://www.fgv.br/vestibular. O periodo de inscricoes com valores diferenciados vai ate' 13/8. mais informacoes sobre o curso podem ser obtidas tambem no Portal CPDOC: http://www.fgv.br/cpdoc


3. Programa de Pos-Graduacao em Museologia e Patrimonio/UNIRIO


A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Museu de Astronomia e Ciencias Afins (MAST) lancam edital para processo seletivo do Programa de Pos-Graduacao em Museologia e Patrimonio (PPG-PMUS), que oferece 15 vagas para o Mestrado. As inscricoes estarao abertas de 13/8 ate' 13/9/2009. Mais informacoes em http://www.unirio.br/cch/ppg-pmus/ ou coordenacaoppg-pmus@unirio.br, marcus@mast.br.



4. Revista/Chamada para artigo


- O Centro de Educacao e Assessoria Popular (CEAP) anuncia que esta' no ar o numero 2,volume 4, da revista eletronica Patrimonio e Memoria. Mais informacoes em http://www.assis.unesp.br/cedap/patrimonio_e_memoria/patrimonio_e_memoria_v4.n2/home4_2.html.


- A Revista Eletronica Cadernos de Historia lanca chamada de trabalhos para a edicao ano IV nº 2, com secao tematica de artigos Republica, Democracia e Cidadania e secao livre para resenhas, transcricoes comentadas, entrevistas e traducoes. O prazo para envio de trabalhos vai ate' 31/8/2009. Mais informacoes em http://www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria.
► Leia mais...