"Mulher conquistou seu espaço, mas virou uma máquina de sexo", avalia escritora Mary Del Priori

segunda-feira, 31 de maio de 2010


ulher conquistou seu espaço, mas virou uma máquina de sexo", avalia escritora Mary Del Priori
Folha Vitória 
Fonte: GEHB
Foi-se o tempo em que a mulher representava na sociedade brasileira aquele símbolo de romantismo e que só fazia sexo com amor. As representantes do sexo feminino, impulsionadas pelas conquistas que tiveram ao longo do tempo, além de buscarem independência financeira e seu espaço no mercado de trabalho, elas agora também querem sentir prazer na relação sexual. E para agradar seus parceiros, segundo a escritora Mary Del Priori, elas passam horas na academia e viraram verdadeiras máquinas de sexo.

Confira a entrevista na íntegra:
Folha Vitória: Mesmo com toda essa independência, as mulheres conseguem fazer sexo sem amor e não se sentirem culpadas?
Mary Del Priori: Acho que toda essa obrigação do prazer faz com que as mulheres fiquem fragilizadas. Falta a elas amadurecimento, hoje a mulher virou uma máquina de fazer gozo. Elas passam horas na academia e acreditam que cada parte do corpo pode ser trabalhada como se fosse uma bunda ou uma coxa. Onde fica o amor, o companheirismo nessas horas? Elas viraram verdadeiras atletas sexuais.
FV: O que mudou em relação ao amor ao longo da história?
MDP: Nos 500 anos de história do Brasil as formas de amar mudaram ao longo do tempo. Antigamente os homens choravam sem o menor pudor. O casamento, por exemplo, era visto apenas para procriação e não estava ligado ao amor. As mulheres se satisfaziam com a relação de respeito que existia com seus maridos. Mas com os avanços da tecnologia e a descoberta da pílula isso começou a ser questionado e houve uma transformação no século XX. O carro passou a ser o primeiro motel, o surgimento da escova e a pasta de dente passou a existir o beijo de língua, que até então não existia por questões de higiene. Além disso, já mais recentemente, a entrada da mulher no mercado trouxe também outros desdobramentos que ela precisa enfrentar diariamente.
FV: A partir de quando houve toda essa mudança no comportamento?
MDP: Principalmente nos anos 70 e 80. Foi a televisão que começou a mudar o comportamento sexual e provocou mudanças com o aparecimento de movimentos feministas. Hoje as mulheres ganham seu salário, tem a pílula e acham que podem fazer o que querem. Foram 30 anos de mudanças, mas sem educação. As conquistas das mulheres trazem também consequências graves, como o alcoolismo entre os jovens, porque as mães estão muito ocupadas e não está sabendo conduzir as famílias. Estamos pagando um preço muito alto por isso, mas longe de mim dizer que devemos ser que nem nossas avós.
FV: Apesar dos avanços, você ainda acredita que vivemos em uma sociedade machista?
MDP: A própria mulher é quem faz a sociedade ser machista quando a mãe não ensina seu filho a lavar uma louça ou a arrumar sua cama. Esse machismo é alimentado basicamente por nós mulheres. Elas adoram ser chamadas de docinhos, cocadinha ou melancia.
FV: Hoje os relacionamentos estão durando menos. A que se deve esse fenômeno?
MDP: As práticas amorosas mudaram. Antigamente as pessoas não precisavam se provar para conquistar o outro. Ver a mão de uma mulher ou o pé de cinderela já deixava o homem encantado. Hoje existe uma cultura de beleza perfeita, o homem tem que ter o corpo bombado, alto e musculoso. E a imprensa contribui para manter esse padrão. Com isso, o amor virou um produto de consumo e existe a falta de comprometimento muito grande. A própria independência da mulher acaba fazendo com que as relações fiquem mais líquidas.
FV: Então é o fim do casamento?
MDP: O casamento concebido pela Igreja sim, mas acredito que não é o fim da família. E a liquidez desses relacionamentos traz consequências graves porque as pessoas acabam transferindo o afeto para seu cachorro ou um outro animal de estimação.
FV: As mulheres estão perdidas então com todas essas mudanças?
MDP: Acredito que falta reflexão para a mulher lidar com todas essas aquisições recentes que ela conquistou como a pílula, o mercado de trabalho. Hoje 45% dos lares são chefiados por mulheres, mas acredito que ao invés de ficar horas na academia podiam estar em casa cuidando mais dos seus filhos. É importante destacar que o amor é lindo, mas com educação é melhor ainda.
► Leia mais...

SIMPOSIO TEMÁTICO


Prezados informamos que aos simposios temáticos já existente no XII Encontro Regional de História, foi agregado um novo com a temática:

Temas investigativos no campo do ensino de história
Profª Drª Márcia Elisa Teté Ramos - UEL
Profª Drª Sandra Regina Ferreira de Oliveira - UEL

confira no portal de eventos da anpuh/pr

http://www.eventosanpuhpr.com/ocs/index.php/irati/
 
Fonte: GEHB
► Leia mais...