Newsletter CPDOC

quinta-feira, 23 de setembro de 2010


 
 
Newsletter CPDOC
23 de setembro de 2010   

Informativo do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea da Fundação Getulio Vargas distribuído aos assinantes cadastrados no Portal. Acesse seu cadastro em http://www.fgv.br/cpdoc/busca/Login/Logar.aspx

  Nesta edição:
  1. "As cartas de Carlos Drummond & Mário de Andrade - anotando-as e as interpretando", palestra com Silviano Santiago
  2. Cineclube FGV apresenta "Nas trilhas do cinema", de Marcelo Ernandez e Suiá Omim
  3. Coleção de bolso "Entenda o Mundo" da FGV lança livro sobre a China
  4. FGV é membro do EUROPEAN CONSORTIUM FOR POLITICAL RESEARCH (ECPR)
  5. "A Carreira de Gestão de Políticas Públicas", palestra com Mauricio Santoro
  6. Democracy Then and Now
1. "As cartas de Carlos Drummond & Mário de Andrade - anotando-as e as interpretando", palestra com Silviano Santiago sobe

O Laboratório de Estudos Brasileiros (LEB) do CPDOC convida para palestra de Silviano Santiago intitulada As cartas de Carlos Drummond & Mário de Andrade - anotando-as e as interpretando. O evento será no dia 24/09, às 15 horas, no auditório 1014.

Local: Fundação Getulio Vargas. Praia de Botafogo, 190. Auditório 1014 (10º andar)
Data: 24 de setembro de 2010, sexta-feira
Horário: 15h

A entrada é gratuita e não é preciso fazer reserva. A FGV não permite o acesso de pessoas com shorts ou bermudas nem com sandálias tipo havaiana.

2. Cineclube FGV apresenta "Nas trilhas do cinema", de Marcelo Ernandez e Suiá Omim sobe

O Cineclube FGV convida para exibição do filme "Nas Trilhas do Cinema" e para o debate, logo após a sessão, com a presença do diretor e da professora-pesquisadora Mônica Kornis. A exibição será dia 29/09, às 15:30h, no auditório 1027.

http://cpdoc.fgv.br/noticias/eventos/29092010

Local: Fundação Getulio Vargas. Praia de Botafogo, 190. Sala 1027 (10º andar)
Data: 29 de setembro de 2010, quarta-feira
Horário: 15h30

A entrada é gratuita e não é preciso fazer reserva. A FGV não permite o acesso de pessoas com shorts ou bermudas nem com sandálias tipo havaiana.

3. Coleção de bolso "Entenda o Mundo" da FGV lança livro sobre a China sobe

O Centro de Relações Internacionais CPDOC/FGV e a Editora FGV lançam "O que a China quer?", novo livro da série de Relações Internacionais "Entenda o Mundo" da coleção FGV de Bolso. O livro foi organizado por Matias Spektor e Dani Nedal e conta com artigos de John Ikenberry, Jeffrey Legro, Rosemary Foot e Shaun Breslin. Mais informações em http://www.editora.fgv.br/?sub=produto&id=393.

http://www.editora.fgv.br/?sub=produto&id=393

4. FGV é membro do EUROPEAN CONSORTIUM FOR POLITICAL RESEARCH (ECPR) sobe
A FGV é a mais nova instituição-membro do European Consortium for Political Research, instituição européia que reúne os mais prestigiados centros de pesquisa nas áreas de Política e Relações Internacionais. Para mais detalhes acesse: www.ecprnet.eu.
5. "A Carreira de Gestão de Políticas Públicas", palestra com Mauricio Santoro sobe
O Centro de Relações Internacionais CPDOC/FGV convida para um encontro com Maurício Santoro, na quinta-feira, dia 30 de setembro, de 9h20 às 11h. Maurício Santoro, que é administrador governamental do Estado do Rio de Janeiro, tratará da carreira de Gestão de Políticas Públicas, abordando exemplos de projetos práticos nas instâncias estadual e federal, bem como casos de cooperação internacional. Mais detalhes em: http://cpdoc.fgv.br/relacoesinternacionais/aulasantoro.

Local: Fundação Getulio Vargas. Praia de Botafogo, 190. Sala 418 (4º andar)
Data: 30 de setembro de 2010, quinta-feira
Horário: 9h20

A entrada é gratuita e não é preciso fazer reserva. A FGV não permite o acesso de pessoas com shorts ou bermudas nem com sandálias tipo havaiana.
6. Democracy Then and Now sobe
O Centro de Relações Internacionais da FGV convida para o curso Democracy Then and Now, com o Dr. Michael Scott (Universidade de Cambridge). Este curso é destinado a alunos de graduação da Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro e em São Paulo, que estejam cursando no mínimo o 5º período. As vagas são limitadas e as inscrições vão até 20 de outubro. Mais informações sobre o processo seletivo em http://cpdoc.fgv.br/relacoesinternacionais/eventos/6122010.
Para cancelar a assinatura da Newsletter, por favor envie e-mail para faleconosco.cpdoc@fgv.br solicitando o cancelamento.
CPDOC/FGV
Praia de Botafogo, 190, 14° Andar - Botafogo  •  Rio de Janeiro  •  22253-900  • 
Tel.:(21) 3799.5676  •  Fax: (21) 3799.5679  •  e-mail: faleconosco.cpdoc@fgv.br  • 
Internet: http://www.fgv.br/cpdoc
 
► Leia mais...

1º Passeio Histórico-Cultural pela antiga Vila de Iguassu - inscrições abertas


 
   EXCURSÃO "VILA DE IGUASSU", UM NOVO OLHAR"
 
Torre da Igreja de N. S. da Piedade de Iguassu-Agosto 2010-acervo Clarindo

Venha participar. São novas concepções que fazem refletir sobre o que sabemos até hoje. Novas ruínas identificadas e um olhar diferenciado sobre os diversos aspectos. Conheceremos a Fazenda da Olaria, o Engenho do Camarista, vários portos, poços, a provável cadeia mais antiga da Vila, a suposta Câmara, o Rancho do Benfica (tão falado por Saint-Hilaire), etc.
 
Cemitério de Iguassu-paroquianossasenhoradaconceicaotingua.blogspot

Data: 02 de outubro de 2010 (sábado)

Horário: 8:30 às 17:30

Cemitério de Iguaçu Velha-Julho 2010-acervo Clarindo



Local de saída: Arquivo da Cúria Diocesana de Nova Iguaçu (ao lado do SESC) – Bairro Moquetá

Custo: R$30,00

Oferecemos: ônibus especial, água gelada, lanche e roteiro escrito
Reservar a  vaga  por  telefone:  9862-3036 (Edson) ou 9765-6038 (Clarindo).

Efetuar o pagamento antecipado (até o dia 27/09) - direto no Arquivo da Cúria Diocesana de Nova Iguaçu (Lacerda) ou por depósito Banco: Itaú (341), agência: 6158, c/c: 02085-6, nome: Paulo Clarindo)
 

Vila de Iguaçu-década de 1970-acervo do Arquivo Histórico da Diocese de Nova Iguaçu


VAGAS LIMITADAS
► Leia mais...

Livro "Uma breve história do Brasil" do Professor Renato Venancio


Livro "Uma breve história do Brasil" do Professor Renato Venancio da ECI/UFMG na lista dos mais vendidos
 
Em "Uma breve história do Brasil", Mary Del Priore e o Professor Renato Venancio, do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação/UFMG, apresentam um quadro geral da história do país. Ao longo de 33 capítulos, os autores reconstroem a evolução das estruturas econômicas, políticas e culturais brasileiras, incorporando perspectivas dos diferentes grupos sociais que constituíram nossa sociedade.

 

Livro Uma breve história do Brasil

 

__._,_.___
► Leia mais...

I Seminário "Marxismo e História"


Universidade Federal de Goiás

I Seminário "Marxismo e História"

O variado elenco de temas e problemas abordados pela tradição teórica marxista nos últimos anos coloca a necessidade de ampliação do debate acerca dos mesmos, visando o aprofundamento das pesquisas em curso e o desenvolvimento de novas áreas de reflexão e pesquisa. O I Seminário "Marxismo e História" tem por objetivo principal suscitar o debate aberto e pluralista sobre os mais diversos temas e problemas que são objeto de estudo da historiografia atual, bem como aqueles relativos à realidade contemporânea. A referência ao marxismo visa não só aprofundar o estudo e a reflexão sobre esta importante perspectiva teórico-metodológica, mas também garantir o diálogo com as demais ciências sociais e correntes metodológicas e realizar um balanço da produção atual em Goiás e região.

Informações e inscrições: http://www.historia.ufg.br/

Fonte: [historiacultural_go]

► Leia mais...