Inscrições no IV Seminário Nacional de História da Historigrafia – tempo presente & usos do passado

quarta-feira, 14 de julho de 2010


Encerra-se no dia 21 de julho de 2010 o prazo para as inscrições nas modalidades workshop e ouvinte no  4º Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do passado, que será realizado entre os dias 16 e 19 de agosto deste ano no campus de Mariana da Universidade Federal de Ouro Preto. As inscrições devem ser realizadas no site www.seminariodehistoria.ufop.br e pagas até 22 de julho. Esclarecemos que todos os workshops irão acontecer no dia 16 de agosto (segunda-feira) na parte da tarde.
O evento é uma realização do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH).
Seguem as ementas dos workshops:
História da historiografia latino americana do século XIX

Ministrante: Professor Dr. Fabio Wasserman (Universidade de Buenos Aires)

É pesquisador do Conselho Nacional de Investigações Cientificas e Técnicas (CONICET) e professor de história da Argentina na Faculdade de Letras da Universidade de Buenos Aires (UBA). Publicou várias obras sobre história política e cultural da Argentina e da América Latina do século XIX, dentre elas, parte de sua tese de doutorado, "Entre o Clio e la Polis".

Ementa:

1) A historiografia platina e o problema das origens da nação.

2) Tendências atuais na História da Historiografia Platina do século XIX.

A escrita da história na antiguidade

Ministrante: Professor Dr. Jacyntho Lins Brandão (Universidade Federal de Minas Gerais)

Doutor em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo, é Professor Titular da Faculdade de Letras da UFMG, onde coordena o projeto "Resistência e adesão ao mito nos autores cristãos dos séculos II e III d.C.". Publicou, entre outras obras, "A invenção do romance" (UnB, 2005) e "Luciano e a história", estudo que acompanha a edição de "Como se deve escrever a história" (Tessitura, 2009), de Luciano de Samósata.

Ementa:

1) Gêneros historiográficos na antiguidade.

2) Historiografia antiga e tempo presente.
Teoria da História

Ministrante: Professor Dr. Estevão de Rezende Martins (Universidade de Brasília)

Doutor em Filosofia e História pela Ludwig Maximilian Universität München, é Professor Titular da Universidade de Brasília, onde coordena os projetos "Cultura, poder e ética nas relações intra- e internacionais" e "Teoria e metodologia das ciências sociais". É autor de "Cultura e Poder" (Saraiva, 2007) e co-organizador de "Brasil - União Europeia - América do Sul: Anos 2010-2020" (Fundação Konrad Adenauer, 2009), dentre outras obras. Preside a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia - SBTHH.

Ementa:

1) As contribuições da obra de Jörn Rüsen à teoria da história contemporânea.

2) O conceito de tempo presente na teoria da história contemporânea.
Cordialmente,
Comissão organizadora
Seminário Nacional de História da Historiografia
http://www.seminariodehistoria.ufop.br/
seminario_ichs@yahoo.com.br
► Leia mais...

V Simpósio Nacional de História Cultural


V Simpósio Nacional de História Cultural

Universidade de Brasília – UnB

novembro 8, 2010 – novembro 12, 2010

O V Simpósio Nacional de História Cultural: Ler e Ver - Paisagens Subjetivas, Paisagens Sociais ocorrerá na cidade de Brasília (DF), nas dependências da Universidade de Brasília (UnB), no período de 08 a 12 de novembro de 2010, ano em que Brasilia completa 50 anos. O simpósio integra, portanto, as comemorações do cinquentenário da nossa Capital, cidade que serviu de berço à UnB. Nesta quinta edição de seu Simpósio Nacional, o GT Nacional de História Cultural busca divulgar pesquisas e suscitar debates tanto em torno de temas já consagrados no âmbito da História Cultural, quanto de perspectivas teóricas e metodológicas que visam a ampliar os campos de interlocução do historiador da cultura.

Para este V Simpósio Nacional de História Cultural, o Comitê Científico propõe não apenas o esquadrinhamento de uma temática e/ou de uma proposta de trabalho, mas um diálogo abrangente que articule temas e objetos de História Cultural - Imagens, Paisagens e Subjetividades - ao campo da História Social, por intermédio das Paisagens Sociais. A intenção é promover, a partir de experiências individuais e coletivas, o contato dos homens e das mulheres com a realidade, implicando numa forma de conhecimento desse real apreendido pelas dimensões subjetivas. Desse modo, o aspecto cognitivo organiza, interpreta, traduz e classifica as manifestações sensíveis através de representações políticas e sociais, enquanto a sensação se transforma em sentimentos ou "estados d'alma", atribuindo ao mundo significados partilhados e transmitidos.

Nossa proposta, portanto, no V Simpósio Nacional de História Cultural, é a de pensar como as subjetividades afetaram e foram historicamente afetadas pelas mudanças ocorridas nos comportamentos e nas visões de mundo, nas formas de conhecimento do real e na concepção de valores e verdades, nas experiências estéticas e nas expressões artísticas, nas crenças e mitos, na moral e na norma, nas formas de agregação dos indivíduos e dos grupos, no sentido do público e do privado. Que razões e sentimentos estavam contidos nessas transformações que ocorreram na história?

Mais informações sobre o evento e procedimentos de inscrição podem ser obtidos através deste link: http://soac.bce.unb.br/index.php/SIHC/VSIHC 

Atenciosamente,

Comissão organizadora

► Leia mais...

Lançamento: confira a programação completa do 2º semestre



Casa do Saber | Rio Parceria: SESC-Rio
Programação - 2º Semestre 2010
A seguir, os nossos 78 novos cursos, nas áreas de
Pensamento,Arte,História, Ciências e Atualidades.
Confira a programação completa Faça o download do catálogo dos cursos Descubra a Casa do Saber Empresas
Casa do Saber | Rio
Av. Epitácio Pessoa 1.164 Lagoa Rio de Janeiro RJ Cep 22410-090
T 21 2227 2237 (222SABER) inforio@casadosaber.com.br
www.casadosaber.com.br
 
► Leia mais...

Chamada de artigos - Oralidades: Rev ista de História Oral da USP (Dossiê Religiões e Religiosidades)


Chamada de artigos da Oralidades: Revista de História Oral (ISSN 1981-4275), que está recebendo trabalhos para o dossiê temático "Religiões e Religiosidades", que comporá nossa oitava edição. 

A Oralidades, vinculada ao Núcleo de Estudos em História Oral da USP, oferece-se como espaço para a divulgação e o debate de questões relacionadas à história oral. A revista recebe artigos, entrevistas (histórias de vida), resenhas e traduções. Para o referido dossiê, lembramos aos interessados que o prazo para recebimento de contribuições é 30 de agosto de 2010.

Nosso sítio: www.oralidades.com.br
► Leia mais...