Cultura política - veja onde pesquisar

domingo, 17 de agosto de 2008


Mais um local de pesquisa sobre política brasileira:

Cultura Política circulou de março de 1941 até outubro de 1945. Era uma publicação bem divulgada, vendida nas bancas de jornais do Rio de Janeiro e São Paulo. Conforme explicitava seu próprio subtítulo, Cultura Política era uma "revista de estudos brasileiros", destinada a definir e esclarecer as transformações sócio-econômicas por que passava o país.

Além de relatar minuciosamente as realizações governamentais, a revista funcionava como uma espécie de central de informações bibliográficas, noticiando e resenhando todas as publicações sobre Vargas e o Estado Novo. Agora é possível ler a publicação no portal do CPDOC. São 48 números disponíveis, que abrangem os anos de 1941 a 1945.

Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional
► Leia mais...

“Vargas e a imagem pública dos líderes brasileiros”


Artigos de capa edição do mês da RHBN, “Vargas e a imagem pública dos líderes brasileiros” é o tema do encontro do Projeto Biblioteca Fazendo História. O encontro pretende analisar a figura e a trajetória do mais importante e polêmico político da História brasileira, além de abordar o surgimento do trabalho de construção das imagens dos líderes, a participação da imprensa nas reviravoltas políticas do país e a inauguração da era do marketing político no cenário nacional.

O debate contará com as participações da pesquisadora e professora da Fundação Getúlio Vargas, Lucia Lippi, e da professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisadora associada do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Alessandra Aldé. A mediação estará a cargo do pesquisador da equipe da RHBN, Marcello Scarrone.

O evento ocorrerá no dia 22 de agosto, sexta-feira, às 16 horas no auditório Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional. A entrada é franca. A série de debates tem, ainda, transmissão em tempo real. A Fundação Biblioteca Nacional está localizada na Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro (acesso pelo jardim).

No evento, serão distribuídos certificados de participação que poderão ser utilizados pelos alunos como horas de atividades complementares em suas universidades. Além disso, serão sorteadas duas coleções completas da RHBN, totalizando 35 edições.

Sempre que eu puder e souber, estarei informando vocês sobre palestras, seminários, cursos... então se souberem de algo que não esteja aqui, mandem também para podermos ajudar aos nossos amigos.

Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional
► Leia mais...