A Formação de Professores de História na Contemporaneidade: desafios da articulação entre teoria e prática

terça-feira, 31 de janeiro de 2012


Prezados Colegas de Luta e Trabalho,

Nos próximos dias 25 a 30/07/2012 realizaremos no XV Encontro Regional da ANPUH, o Simpósio Temático 003. A Formação de Professores de História na Contemporaneidade: desafios da articulação entre teoria e prática cuja ementa propõe:

A Formação de Professores de História no Brasil. História da Formação de Professores de História. Experiências de articulação entre teoria e prática de pesquisa e ensino de História na Formação de Professores. A Formação de Professores e História da Escola Básica. Alcances e limites da atuação dos Historiadores como Professores Universitários. Espaços e tempos formativos do Professor de História. Estágios Supervisionados, Práticas de Ensino, Oficinas de História: estratégias de articulação entre teoria e prática. Saberes docentes e Formação Profissional do Docente em História. Profissionalização do Historiador e Docência em História. Temas e Problemas contemporâneos da formação e atuação do docente em História.

Venha apresentar sua pesquisa e discutir conosco os temas e problemas deste campo de estudos. Será um prazer revê-los, conhecê-los e atuar com vocês.

Abraços fortes,

Cláudia Affonso e Paulo Pires

Pelo GT de Formação de Professores de História do Rio de Janeiro

Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa é o tema do XV Encontro Regional  de História da Anpuh-Rio a ser realizado entre os dias 23 e 27 de julho de 2012, na Faculdade de Formação de Professores, unidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, localizada na cidade de São Gonçalo.

Como a sede do encontro tem como principal característica a formação de professores, fica muito claro que o destaque será dado a este aspecto fundamental do ofício do Historiador: o espaço da sala de aula, sem com isso desmerecer, ou colocar em plano diferente, outro elemento necessário para formação do profissional de História que é a pesquisa.

Portanto, o convite para a participação no XV Encontro Regional  de História da Anpuh-Rio está feito para toda a comunidade de historiadores que ensinam e pesquisam História.

As inscrições para apresentação de trabalhos em Simpósios Temáticos estarão abertas entre os dias 25/01/2012 e 30/03/2012. Os interessados devem acessar o site do encontro (www.encontro2012.rj.anpuh.org) e ler atentamente as instruções no menu "Inscrições". Agradecemos a atenção e solicitamos sua colaboração na ampla divulgação dessa mensagem.

--
Att,
Secretaria do XV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio
http://www.encontro2012.rj.anpuh.org

encontro2012.anpuhrio@gmail.com

__._,_.___
 
► Leia mais...