Origem da expressão mineira "UAI "

quarta-feira, 8 de abril de 2009


ORIGEM DA EXPRESSÃO MINEIRA "UAI"

O leitor e amigo Saulo Santiago, de Brasi­lia, DF, traz interessante contribuição à colu­na: O berço da expressão popular dos minei­ros UAI. Segundo o odontólogo Dr. Sílvio Carneiro e a professora Dorália Galesso, foi o presidente Juscelino Kubitschek que os in­centivou a lhe pesquisar a origem. Depois de exaustiva busca nos anais da Arquidiocese de Diamantina e em antigos arquivos do Es­tado de Minas Gerais, Dorália encontrou explicação provavelmente confiável.

Os Inconfidentes Mineiros, patriotas mas considerados subversivos pela Coroa Portu­guesa, comunicavam-se através de senhas, para se protegerem da polícia lusitana. Como conspiravam em porões e sendo quase todos de origem macônica, recebiam os compa­nheiros com as três batidas clássicas da Ma­çonaria nas portas dos esconderijos. Lá de dentro, perguntavam: quem é ?, e os de fora respondiam : UAI - as iniciais de União, Amor e Independência. Só mediante o uso dessa se­nha a porta seria aberta aos visitantes.

Conjurada a revolta, sobrou a senha, que acabou virando costume entre as gentes das Alterosas. Os mineiros assumiram a simpática palavrinha e, a partir de então, a incorpora­ram ao vocabulário quotidiano, quase tão indispensável como tutu e trem. Uai, sô ... TREM BÃO..


Fonte: A materia acima saiu no Jornal Correio Brasiliense
► Leia mais...

Revista de Sociologia e Política: submissão on-line via Scielo


A Revista de Sociologia e Política agora conta com um sistema de submissão on-line de artigos via Scielo: basta entrar no portal da Revista e procurar "Submissão on-line".

O endereço da Revista de Sociologia e Política no Scielo é o seguinte:

http://www.scielo.br/rsocp
► Leia mais...

Lançamento de Livros, Mesa-Redonda e Homenagem a Fátima Gouvêa


► Leia mais...

CONCURSO DE MONOGRAFIA ARQUIVO DA CIDADE/2009 - PRÊMIO AFONSO CARLOS MARQUES DOS SANTOS


Publicado no Diário Oficial do Município do RJ em 07/04/2009

REGULAMENTO DO CONCURSO DE MONOGRAFIA ARQUIVO DA CIDADE/2009
PRÊMIO AFONSO CARLOS MARQUES DOS SANTOS



O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, órgão da Secretaria Municipal de Cultura, tem como finalidade recolher, identificar, preservar e dar acesso à documentação produzida pela administração da cidade do Rio de Janeiro. Essas atribuições se estendem também aos arquivos privados de interesse público incorporados ao acervo da instituição.


Com o objetivo de difundir o seu acervo, o Arquivo da Cidade promove o Concurso de Monografia Arquivo da Cidade/2009, de caráter nacional, que confere ao vencedor o Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos de Pesquisa


1. Finalidade e tema


O Concurso de Monografia Arquivo da Cidade/2009 – Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos de Pesquisa promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, através do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, tem por objetivo selecionar uma (1) pesquisa que tome o Rio de Janeiro como tema, quer enfocando o passado da cidade, na linha do resgate histórico, quer tratando de temas do tempo presente, promovendo análises e discussões sobre o Rio Contemporâneo. O certame tem como finalidade a premiação de trabalhos nos quais, entre as fontes consultadas, figurem documentos impressos, manuscritos ou iconográficos depositados na instituição.


2. Habilitação


2.1 - Poderão participar do concurso, com trabalho único, brasileiros ou estrangeiros residentes no país, portadores de diplomas de nível superior;


2.2 - Somente será admitido trabalho inédito, redigido em língua portuguesa, e assinado sob pseudônimo, devendo, ainda, atender aos seguintes requisitos:


a) ter no mínimo 100 (cem) e no máximo trezentas (300) laudas de texto, incluindo os anexos;


b) formatação da lauda: fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinhas 1.5, notas e citações em corpo 10, citação recorrida quando tiver mais de três linhas;


c) ser apresentado em cinco (5) vias idênticas, nas quais conste apenas o pseudônimo do autor, sem qualquer informação que possibilite a sua identificação, e que serão distribuídas aos membros da Comissão Julgadora;


d) ser acompanhado de envelope lacrado, do qual conste, na parte externa, exclusivamente o pseudônimo do autor e, na parte interna, as seguintes informações: nome completo, pseudônimo, título da monografia, CIC, número de identidade com data de expedição e órgão expedidor, endereço com CEP, telefone (com o respectivo DDD), ficha resumo das atividades profissionais e documento comprobatório de graduação do candidato em nível superior;


3. Inscrição


1 - As monografias e respectivos documentos, contendo dados do autor, deverão ser entregues no período de 01/04/2009 a 01/06/2009, ao Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, situado à rua Amoroso Lima, 15, Cidade Nova, Rio de Janeiro, RJ, CEP, ou a ele encaminhados sob registro postal


4. Julgamento


1 - O julgamento das monografias competirá a uma Comissão Julgadora, nomeada por resolução da Secretária Municipal de Cultura, composta por 1 presidente e 4 membros, escolhidos entre especialistas de notório saber .


2 – São critérios para julgamento:


a) relevância do trabalho;


b) contribuição da pesquisa para divulgação das fontes do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro;


c) profundidade da análise;


d) originalidade da abordagem do tema;


e) coerência no desenvolvimento e na organização do texto


f) apresentação, nas citações, transcrições, notas e observações, de referências completas das fontes e bibliografia consultadas.


3 - São critérios para desclassificação:


a) a não observância de qualquer das exigências do Regulamento;


b) prática de qualquer ato que possibilite a identificação do autor;


c) divulgação de trabalho concorrente.


4 - Caberá à Comissão Julgadora, se considerar satisfatório o nível dos trabalhos apresentados, selecionar o 1º colocado, bem como poderá decidir não classificar nenhum dos trabalhos inscritos, caso não atendam aos critérios estabelecidos neste Regulamento. Fica, também, a critério da referida Comissão a concessão de Menção Honrosa. Os autores que receberem essa distinção serão convidados a escrever um artigo sobre o trabalho inscrito no concurso, com vistas a integrar a publicação anual da instituição - Revista Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.


5. Resultado


O resultado do concurso será divulgado no dia 05/11/2009, às 15 horas, em sessão pública, no auditório Noronha Santos, do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, quando serão abertos os envelopes contendo a documentação e identificação dos autores, e anunciados os vencedores ao público presente. O resultado será publicado no Diário Oficial do Município.


6. Premiação


1 - O prêmio será a publicação da monografia classificada em primeiro lugar;


2 - Da primeira edição de 1.500 exemplares caberão: 10% da tiragem ao autor e o restante da tiragem ao Arquivo da Cidade.


3 - A Secretaria Municipal de Cultura, através do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro poderá reeditar a obra após esgotar-se a tiragem da primeira edição, se do interesse das partes, - Arquivo Geral da Cidade e o autor, prevalecendo a percentagem estabelecida para a primeira edição.


4 - O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro publicará o trabalho vencedor no prazo de até um (1) ano a contar da data da divulgação da premiação.


7. Disposições Gerais


1 - A retirada dos originais deverá ser providenciada no prazo de noventa dias após a publicação do resultado do concurso no Diário oficial, a partir do qual a decisão do destino do material caberá ao Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.


2 - O trabalho vencedor deverá ser entregue para edição em meio eletrônico (disquete ou CD), acompanhados de uma (1) cópia em papel. No caso de imagens, será exigida a apresentação de arquivos com qualidade para impressão (arquivos TIF, com no mínimo 300 DPI de resolução) e a devida autorização de seus autores ou dos que detêm os direitos autorais sobre as imagens, iniciativas que ficarão sob a responsabilidade do autor da obra premiada. O não cumprimento dessas exigências no prazo estipulado poderá implicar a desclassificação do trabalho.


3 - A equipe editorial do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro reserva-se o direito de efetuar adaptações, cortes e alterações nos trabalhos inscritos de forma a adequá-los às normas de edição, respeitando o conteúdo do texto e o estilo do autor.


4 - Caso não haja nada a opor por parte dos autores, uma via de cada obra inscrita no concurso será incorporada à biblioteca do Arquivo da Cidade, ficando à disposição dos pesquisadores, estudantes e interessados em assuntos relacionados à cidade do Rio de Janeiro;


5 - 0s casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora do Concurso.


6 - A inscrição no presente concurso importa na aceitação total e irrestrita de seu Regulamento, bem como de toda a legislação pertinente, em especial a Lei Municipal nº 8.6666/93, a Lei Municipal nº 207/80 e o Decreto Municipal nº 3.221/81
► Leia mais...