Curso sobre Arte Moderna na Cinelândia

domingo, 20 de novembro de 2011


Curso sobre Arte Moderna na Cinelândia
 
 

 
A Imagem Cultural tem o prazer de apresentar:
Curso de Introdução à História da Arte: módulo sobre Arte Moderna
Local: Cinelândia (auditório)
 
(...) "Se se permitir que a fotografia substitua a Arte em algumas das suas funções, em breve o suplantará - ou corromperá – completamente, graças à aliança natural que encontrará na estupidez da multidão" (...)
BAUDELAIRE, Charles. Salão de 1859. In :Obras Completas. São Paulo: Nova Fronteira,1995.
 
A partir deste trecho escrito por Baudelaire, este curso pretende discutir a crise de representação, deflagrada, entre outras razões, a partir da invenção da fotografia e do cinema.
Neste módulo, estudaremos os movimentos artísticos dos séculos XIX e XX que impuseram ao observador um novo jeito de estar diante da obra. Se, anteriormente, prevalecia a contemplação, na produção moderna, a interatividade e ação direta, são fundamentais para que a experiência estética efetivamente aconteça.


Serviço:
Período: 22/11 a 13/12  (sempre às terças-feiras)
Horário: 19h às 21h
 
Investimento
R$ 180,00
 
Local: Cinelândia (auditório do Conselho Regional de Química)


Informações e Inscrições:
Imagem Cultural
www.imagemcultural.com
imagemcultural@imagemcultural.com.br
21 2220-5243

 
► Leia mais...

Comissão aprova regulamentação da profissão de historiador - Café História




A Sua Rede Social de História - Inscreva-se! É rápido e gratuito!

Uma mensagem a todos os membros de Cafe Historia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comissão aprova regulamentação da profissão de historiador

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou proposta que regulamenta o exercício da profissão de historiador. De acordo com a proposta, historiador é o profissional responsável pela realização de análises, de pesquisas e de estudos relacionados à compreensão do processo histórico e pelo ensino da História nos diversos níveis da educação.


Clique aqui para continuar lendo esta notícia, de grande interessa para toda a comunidade de historiadores.

 

Visite Cafe Historia em: http://cafehistoria.ning.com/?xg_source=msg_mes_network

 

► Leia mais...

CPDOC | Exposição Álbuns de Família


Exposição Álbuns de Família
 
Não deseja mais receber nossas mensagens? Cancele o recebimento aqui
► Leia mais...

Diálogos sobre Poesia Portuguesa - Encontro de Pesquisadores


Convite a todos os interessados em Poesia:
Nos próximos dias 23 e 24 de novembro, realiza-se
no Real Gabinete Português de Leitura a "6ª edição" dos
Diálogos sobre Poesia Portuguesa
- Encontro de Pesquisadores.
O programa está excelente (vide anexo) e contamos com sua presença.
Saudações,

Os organizadores

► Leia mais...

I Jornada de Estudos do NELE - Midia, Memoria e História


É com prazer que convidamos para a I Jornada de Estudos do NELE - Núcleo de Estudos do Livro e da Edição.
 
O evento Mídia, Memória e História terá lugar no auditório Lupe Cotrim, ECA-USP, na próxima terça-feira, dia 22/11, a partir das 10h00.
Contamos com sua presença e solicitamos divulgação para suas respectivas listas.
Atenciosamente,
 
Valéria, Marisa e Plínio
► Leia mais...

O Escravismo Colonial: Obra-prima de Jacob Gorender ganha 5ª edição após 26 anos


O Escravismo Colonial: Obra-prima de Jacob Gorender ganha 5ª edição após 26 anos

 Fonte: publicado em 20/10/2011 Por Comunicação Editora EFPA

Relançada pela Editora Fundação Perseu Abramo, a polêmica tese "Escravismo colonial" reinterpreta o legado de Gilberto Freyre, renova o marxismo brasileiro e consolida-se como a mais notável contribuição contemporânea acerca deste período histórico.

 

Reconhecido como um dos registros mais notáveis da historiografia recente do Brasil, O escravismo colonial, de Jacob Gorender, ganha 5ª edição pela Editora Fundação Perseu Abramo (EFPA). Publicado anteriormente entre o final da década de 1970 e a primeira metade dos anos 1980, o livro – na época, considerado polêmico por contestar as teses defendidas por pensadores devotos de Gilberto Freyre – debate a concepção histórica sobre o modelo de escravismo implantado no país e propõe a inserção do fenômeno entre as possíveis considerações sobre a formação do modelo de socioeconomia brasileira. O lançamento ocorre no mês de novembro.

Passados 26 anos desde a sua última edição, "O escravismo colonial" afirma-se como a mais sólida análise contemporânea acerca da argumentação gilbertiana sobre o sistema escravocrata implantado no Brasil colonial e suas consequências que perpassam a ascensão do capitalismo, em meados do século XIX, até os dias de hoje.

Gorender reinterpreta os clássicos modelos derivados de Freyre e desconsidera a suposta existência de um regime feudal brasileiro, subsistente ou paralelo ao sistema escravista. Sua tese de escravismo colonial suscita outra via para o entendimento da formação econômica do país, ao admitir o fenômeno como o grande responsável pelo fortalecimento da unidade lusitana na América Latina, em contraponto à fragmentação observada no território hispânico.

O autor convida o leitor a refletir sobre a estrutura e o sistema de produção escravista vigente no Brasil e afirma que este foi um método novo, temporal e específico deste espaço geográfico, objetivado pela produção mercantil para atender principalmente a demanda europeia. Portanto, esta forma peculiar de regime é diferente dos moldes do escravismo clássico, feudalismo e, ainda, do capitalismo, colocando o país numa situação de exceção em relação às culturas ocidentais durante todo este período histórico.

Sendo Gorender marxista desde a adolescência, "O escravismo colonial" dá novo fôlego para o marxismo brasileiro, ao acrescentar novas categorias de análise nos mesmos modos de produção. A obra reforça o conceito de materialismo histórico, pois, incrementa variações à fórmula de Karl Marx e o torna mais aplicável como ferramenta de estudo de sistemas econômicos que destoem dos europeus.

Jacob Gorender: intelectualidade excepcional

Nascido em Salvador, em 1923, Jacob Gorender é considerado hoje um dos mais importantes historiadores brasileiros. Filho de um judeu ucraniano socialista, frequentou a Faculdade de Direito de Salvador, onde militou na União de Estudantes da Bahia, durante o início de 1940.

Muito jovem, lutou na 2ª Guerra Mundial pela Força Expedicionária Brasileira. Foi membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB) – ao lado de personagens importantes, como Carlos Marighella – e trabalhou como jornalista nos principais veículos de esquerda daquele período. Em 1968, com o início dos anos de chumbo da ditadura militar, Gorender aproxima-se da militância armada e participa da fundação do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR).

Em janeiro de 1970, foi preso em São Paulo. Seguiram-se dois longos e traumatizantes anos de constantes torturas, mas também foi nesse período de Gorender teve forças para iniciar esta que atualmente é considerada a tese mais revolucionária sobre a formação socioeconômica brasileira, desde "Casa Grande & Senzala". "O escravismo colonial" era publicado em 1978 pela editora Ática, com inesperado sucesso.

O preconceito contra seu autodidatismo intelectual o reservou à margem do campo acadêmico durante muitas décadas. Apenas em 1994, aos 71 anos, seu mérito foi reconhecido com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e passou a atuar como professor visitante no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP).

Atualmente, com 88 anos, vive entre livros e publicações, numa simpática casa de vila do bairro da Pompeia, na zona oeste da cidade de São Paulo.

 

Saiba mais

 

 

Sobre a EFPA

Fundada em 1997, a Editora Fundação Perseu Abramo é um espaço para o desenvolvimento de atividades de reflexão político-ideológica, estudos e pesquisas, destacando a pluralidade de opiniões, sem dogmatismos e com autonomia. Com mais de 180 livros em catálogo, a editora conta com autores importantes como Antonio Candido, Celso Furtado, Aloysio Biondi, Michael Löwy, Marilena Chaui, Lélia Abramo, Milton Santos, Maria da Conceição Tavares, Francisco de Oliveira, Maria Rita Kehl e Leandro Konder, entre outros. Para mais informações, acesse www.efpa.com.br e siga a EFPA no twitter (@editora_perseu).


 

► Leia mais...

IV Seminário de Pós-Graduandos em História Social da UNIRIO


IV Seminário de Pós-Graduandos em História Social da UNIRIO
 
  
Os Alunos do Programa de Pós-Graduação da UNIRIO têm a honra de convidá-los para os lançamentos de livros que acontecerão no âmbito da programação do "IV Seminário de Pós-Graduandos em História Social da UNIRIO - História Social: Poder e suas dimensões", entre os dias 22 e 24 de novembro.
 
O lançamento de "Imagens da Clausura na ditadura de 1964: Informação, Memória e História"  ocorrerá no dia 22-11 às 16h e 30 min no auditório da biblioteca da UNIRIO (Av.Pasteur, 436,Urca). Durante o evento, a organizadora da coletânea, Profa Dra Icléia Thiesen, ministrará a palestra "Imagens da clausura: documentando a memória da Ditadura de 1964", seguida pela  palestra "Arquivos, narrativas e memória: O acervo pessoal de Dom Adriano Hypólito" com o Prof. Dr. João Marcus Assis, autor de um dos artigos que constam na publicação.
 
O lançamento de "Quem vos ouve, ouve a mim: Oralidade e Memória nos Cristianismo Originários" ocorrerá no dia 23-11 às 16h e 30 min no auditório da biblioteca da UNIRIO (Av.Pasteur, 436,Urca). Durante o evento o autor, o Prof. Lair Amaro, ministrará uma palestra sobre o tema.
 
O lançamento de "O Rio de Janeiro nos jornais" ocorrerá no dia 24-11 às 17h e 30 min no auditório da biblioteca da UNIRIO (Av.Pasteur, 436,Urca). O evento será antecedido pela apresentação da palestra "As esquerdas e seus jornais: Panfletos e Novos Rumos" que será ministrada pelo organizador da publicação, Prof. Dr. Jorge Ferreira, no Auditório do CCET a partir das 16h e 30min.
 
 
Contamos com a sua presença,
 
Um abraço,
Organização do IV Seminário de Pós-Graduandos em História Social da UNIRIO
► Leia mais...

Revista História.com.br - Enfim, a verdade


 

Boletim eletrônico da Revista de História da Biblioteca Nacional

Enfim, a verdade

Sexta-feira foi um dia histórico para os militantes dos direitos humanos no Brasil. Saiba tudo sobre a Comissão Nacional da Verdade, como funciona, a luta dos pesquisadores ao longo das décadas e as polêmicas e críticas que, desde já, são feitas ao projeto. [Leia mais]

 

Xadrez e cultura negra na Sala de Aula

Entre na nossa sala de aula virtual e confira grandes projetos que vêm sendo realizados nas escolas do Brasil. Em Brasília, por exemplo, o ensino de xadrez é transformado em atividade multidisciplinar, com direito a alunos convertidos em atores e cenógrafos. [Leia mais] Já em Salvador, uma escola construída sobre um terreiro tornou-se um caso raro de ensino de História e da cultura africana sem preconceitos [Conheça].

 

Drinques e parcerias

Musical "Na rotina dos bares", em cartaz no Rio de Janeiro, faz um panorama da história da boemia carioca desde os anos 1930. [Leia mais]

 

Brasil Holandês

Colóquio internacional em Pernambuco, que conta com duas atrações do exterior, debateu a produção do conhecimento histórico, da memória e do patrimônio cultural referente ao período conhecido como Brasil Holandês. [Leia mais]

 

Ecos da genialidade

Semana do Aleijadinho foi comemorada em Ouro Preto com palestras, livros, música, exposições e visitas guiadas por toda a cidade.  [Leia mais]

 

Semana festiva

Esta semana foi cheia de comemorações históricas. No Dia da Proclamação da República, lembramos o período que se sucedeu ao evento: num só dia, mais de 300 pessoas foram degoladas e até aula de tiro houve nas escolas. [Confira] Em 14 de Novembro, Dia Nacional da Alfabetização, lembramos o temor que os senhores de escravos tinham de que seus cativos se alfabetizassem – e que os escravos chegavam a investir no conhecimento. [Veja] Até a tolerância foi assunto nas redes sociais em virtude do Dia Internacional da Tolerância, ocasião em que lembramos casos de instransigências que marcaram o Estado Novo e a Inquisição [Leia mais]. Sem contar o Dia da Consciência Negra, neste domin go (dia 20): no nosso site você confere como surgiu o movimento, que cresceu nos anos 1970 sob a vigilância da ditadura até se consolidar na democracia [Leia mais].

 

BFH já é semana que vem!

Um dos momentos mais críticos de nossa história contemporânea, o golpe de 1964, ainda guarda detalhes desconhecidos para a maior parte da população. Aspectos como a obscura renúncia de Jânio Quadros e o turbulento governo de João Goulart são pouco valorizados em estudos e pesquisas. Para trazer luz ao assunto, a Revista de História da Biblioteca Nacional(RHBN) realiza no dia 29 de novembro (terça-feira), às 16h, debate do tema "Jânio e Jango: a renúncia, o golpe e os mitos".[Leia mais]


Loja virtual

Na Loja virtual da Revista de História, você pode assinar a revista por um ou dois anos, além de comprar exemplares da revista História da Ciência, assim como a coleção História no Bolso. [Confira]

 

► Leia mais...

Seminário Desafios do Ensino de História da América


Seminário Desafios do Ensino de História da América
 
Programa de Estudos Americanos – PEA
 
Maria Ligia Prado (USP)
Problemas sobre a abordagem do tema das identidades latino-americanas
 
24 de novembro de 2011
18:00h - Sala 113
 
Maria Helena Capelato (USP)
Ditadura militar chilena e argentina: usos da memória no ensino de História
 
25 de novembro de 2011
10:40 h - Salão Nobre
 
Email:
Profa. Juliana Beatriz
Prof. Fernando Castro
Profa. Lise Sedrez
 
Coordenação:
Largo de São Francisco, 01/2º Andar Centro 20051-070 Rio de Janeiro RJ Brasil
► Leia mais...