Viagem pitoresca e as questões da cidadania - vídeo

terça-feira, 9 de dezembro de 2008


Vídeo muito interessante para nós:

Últimos trabalhos de Fernando Mozart para a Multirio (curta e livro). Acredito que possam ser úteis em nossas discussões sobre escravidão, cidadania, educação, inclusão digital etc. (link para download abaixo).

VIAGEM PITORESCA NA TV E NA INTERNET

1) Lançamento do KIT (livro e curta-metragem) , na TV Bandeirantes, no programa Rio a Cidade, da Multirio:
Datas:

11/12, quinta-feira, 14h
23/12, terça-feira, 14:20h

VIAGEM PITORESCA é um curta-metragem, dirigido por Fernando Mozart, que parte das pranchas da "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil", criada por Debret, e conta uma história que proporciona um encontro virtual entre "navegantes" de ontem e de hoje. Ele apresenta uma viagem dentro de outra viagem, onde a atual resignifica a antiga, emprestando a ela novas possibilidades de leitura e fruição estética.


2) Uma viagem pitoresca: de Debret às escolas do século XXI
Com o objetivo de refletir sobre as condições que favoreceram o surgimento e a manutenção, por quatro séculos, do sistema escravista, e identificar algumas contribuições dos povos africanos para a formação da sociedade brasileira, a MULTIRIO lança no portal www.multirio. rj.gov.br o kit "Uma viagem pitoresca: de Debret às escolas do século XXI", composto de um livro e de um curta-metragem. Leia o texto e assista ao vídeo (vídeo em baixa resolução, para download. Coloque o som alto, que isso faz diferença).

http://www.multirio .rj.gov.br/ portal/riomidia/ rm_materia_ conteudo. asp?idioma= 1&v_nome_area= Materias&idMenu=3&label=Materias&v_id_conteudo= 72288



Esse kit foi distribuído, como livro e CD-ROM, para as escolas da rede municipal de educação do RJ.

Realização: Multirio/SME
► Leia mais...