1o Seminário de História Ambiental e Ensino de História CPII/UFF

terça-feira, 19 de outubro de 2010


 
► Leia mais...

Centro cultural de memória da escravidão ganha prêmi o por contar história da relação Brasil-África


Centro cultural de memória da escravidão ganha prêmio por contar história da relação Brasil-África
 
Fonte: Agência Brasil Isabela Vieira 17/10/2010

Rio de Janeiro – Uma casa colonial na zona portuária da capital fluminense guarda um acervo arqueológico que traz muito da história do Brasil Colônia. São restos mortais de africanos escravizados no século 18, que não resistiram ao tráfico e foram ali enterrados, antes mesmo de serem vendidos no principal mercado de cativos do país, na mesma região.
Descoberto por acaso, o cemitério foi transformado em centro cultural em 2006. Reconhecido por suas oficinas de história para professores, estudantes e guias turísticos, o centro cultural receberá um prêmio do Ministério da Cultura, na próxima semana, em Brasília, por preservar as relações de memória entre o Brasil e África. Só neste ano, o centro atendeu cerca de 400 alunos.
A descoberta do Cemitério dos Pretos Novos, como é conhecido o lugar, foi feita por Merced Guimarães e seu marido, há 14 anos, quando eles reformavam a casa em que moravam e que hoje é o centro cultural. O fato surpreendeu aos donos do imóvel e a historiadores, deu origem a inúmeras pesquisas e fez com que Merced e o marido transformassem o local num símbolo "do holocausto dos negros". Merced define assim o centro cultural numa referência à escravização de africanos que, no Brasil, resultou na morte de milhares deles.
"Encontramos o cemitério, que era tido como uma lenda. Representa um história rica, de relação com a África, marcada por um holocausto, um crime contra a humanidade", destacou Merced, que é diretora-presidente da instituição.
Agora, ela pretende investir o dinheiro do prêmio na melhoria da infraestrutura do  centro cultural, que passa por dificuldades financeiras. Segundo Merced, os recursos serão aplicados na organização da parte administrativa, na montagem de uma biblioteca e para o pagamento de parte das despesas. "Incentivamos a educação. O conhecimento do passado para o presente, mas temos que pagar contas", disse. A instituição cultural funciona como Ponto de Cultura, iniciativa cultural da sociedade civil que conta com recursos do governo federal em parceria com o governo estadual.
O Cemitério dos Pretos Novos está localizado entre os bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, correspondente ao entreposto conhecido como Valongo, por onde os historiadores estimam a passagem de cerca de 1 milhão de africanos escravizados. No local, os estudos indicam que os escravos eram enterrados em covas coletivas e muitos até mesmo vivos, por estarem doentes.
Até os dias atuais, a zona portuária é marcada pela história da escravidão. A região é chamada de Pequena África e abriga o monumento A Pedra do Sal, núcleo simbólico do trabalho dos estivadores, negros recém-libertos, e que também faz referência à origem do samba. No bairro, está ainda o Centro Cultural José Bonifácio, de referência à cultura afro-brasileira.

Edição: Lana Cristina
 
► Leia mais...

4º SIMPÓSIO DE ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO DE MINAS GERAIS e 3ª REUNIÃO DA SABSUDESTE


4º SIMPÓSIO DE ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO DE MINAS GERAIS e  3ª REUNIÃO DA SABSUDESTE

O Departamento de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, juntamente com o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da Universidade Federal de Juiz de Fora – MAEA/UFJF têm o prazer de apresentar o 4º SIMPÓSIO DE ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO DE MINAS GERAIS e a 3ª REUNIÃO DA SABSUDESTE.

A promoção do evento é uma oportunidade de divulgar as atividades de pesquisa e extensão efetuadas no âmbito regional, bem como em todo o território do estado de Minas Gerais. A novidade está na expansão interinstitucional e conta mais uma vez com o apoio dos pesquisadores do Setor de Arqueologia da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade de São Paulo – USP, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – MN/UFRJ e do Instituto de Arqueologia Brasileira – IAB/RJ, que sempre acompanharam e estimularam a realização do evento.

A proposta visa agregar pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico e àquelas oriundas da arqueologia preventiva, além de abrigar mais uma vez a Reunião da Regional Sudeste da SAB. No momento de mudanças e expansão de atuação, a interação e o diálogo são conditio sine qua non nas relações com colegas de outras instituições, bem como áreas do saber que fazem interface com a Arqueologia, como a Museologia, a Educação, a Antropologia, entre outras. Por outro lado, a visibilidade do patrimônio no contexto das políticas públicas nacionais está em conformidade com a intensidade das pesquisas arqueológicas e agenciamento de espaços museais, o que demanda um debate acerca do tema em correlação ao ofício do arqueólogo.

O evento está programado para ocorrer entre os dias 04 e 07 de novembro de 2010, no campus da UFOP. Convidamos a todos os interessados a participar e compartilhar o conhecimento produzido em diferentes contextos, possibilitando a interlocução e as reflexões acerca do patrimônio arqueológico. Em breve, será divulgada a Programação e os procedimentos para inscrições de trabalhos.

Estão abertas as inscrições para o 4º SIMPÓSIO DE ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO DE MINAS GERAIS e a 3ª REUNIÃO DA SABSUDESTE. Lembramos que as vagas são limitadas. As fichas de inscrição estão disponíveis no site www.ufjf.br/maea  

Participação nos Grupos de Trabalhos (GTs)

Os participantes poderão apresentar apenas uma proposta de trabalho como autor principal. Os interessados deverão enviar resumo de até 20 linhas para a Comissão Organizadora, por meio do e-mail: sapmg.2010@gmail.com , contendo: título da apresentação, nome dos autor(es) e respectivas filiações institucionais e e-mail para correspondência.

Participação com apresentação de Pôsteres

As apresentações de trabalhos em Pôsteres também serão limitadas a uma por participante. 

► Leia mais...

Final da 2ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil será nos dias 23 e 24 de outubro


Final da 2ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil será nos dias 23 e 24 de outubro

Fonte: O Globo | Publicada em 15/10/2010

RIO - Jovens de todas as regiões do país participam, desde agosto, da 2º edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Das 18 mil equipes inscritas, 300 disputarão a final, que acontecerá no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) nos dias 23 e 24 de outubro.

Foram, ao todo, cinco fases virtuais com questões e atividades propostas pelos organizadores e agora a final, na qual o estudante faz uma prova dentro do campus da universidade. Cada equipe tem três membros e um professor de história, que atua como orientador do grupo.

A ONHB premiará as instituições de ensino, alunos e professores, com medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de participação. E as escolas vencedoras ainda receberão doações de livros para o acervo da biblioteca e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional por um ano.

O jovem é desafiado a analisar a história do Brasil por meio de textos, documentos, letras de músicas, imagens e mapas, além de realizar tarefas construtivas, que envolvem até a elaboração de uma gazeta na última etapa online.

► Leia mais...

Bicentenário das Independencias na América Latina


America latina: Bicentenário de uma luta inacabada

Evento internacional e interinsticional.
Programação na PUC-SP

DATA:    26  de outubro 2010 – terça-feira
14:00 hs   -  A insurreição indígena de 1780. Micaela Bastidas e as heroínas da Independência do Peru
 SARA BEATRIZ GUARDIA (Prof. Dr. Universidad de San Martin de Porres - Peru)

DATA:     27 de outubro 2010 – quarta-feira
08h30 hs    Mulheres: Da representação colonial à escritura de uma história própria
MARGARITA IGLESIAS SALDAÑA (Prof. Dra. Universidad de Chile)


DATA:  28 de outubro 2010 – quinta-feira
19:30 hs    A 200 anos da revolução de maio: da ruptura da dominação colonial à  subordinação ao imperialismo
 CHRISTIAN CASTILLO (Prof. Dr. Universidad de Buenos Aires - Argentina)


Local: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Rua: Monte Alegre, n. 984 – Perdizes – São Paulo.
contato PUC: histpos@pucsp.br . fone: 36708511. facsoc@pucsp.br . fone: 26708111.
COORDENAÇÃO: Fundação Sto André; Departamento de Historia: graduação e pós-graduação da PUC-SP; Fundação Casper Líbero.
Programação completa no site: www.colegiadosociais.com
► Leia mais...

Palestra A GUERRA E A IDENTIDADE ROMANA


 

19/X/2010, 15h às 17h

A Guerra e a Identidade Romana no IGHMB

Mais informações: http://wp.me/puSYA-it
► Leia mais...

Concurso de História - UFG/Jataí


Concurso de História – UFG/Jataí

EDITAL: Nº 71/2010

ÁREA: Didática e Prática de Ensino de História

VAGA: 01

FORMAÇÃO EXIGIDA PARA O CARGO: Licenciatura em História, Mestrado em História.

LOCAL DE ATUAÇÃO: UFG - Campus Jataí

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 15/10/2010 a 17/11/2010.

REGIME DE TRABALHO: DE

CLASSE: Assistente

Mais informações em:
http://sistemas.ufg.br/CONCURSOS_WEB
► Leia mais...