Os 5 mais macabros objetos de tortura da época medieval

segunda-feira, 10 de maio de 2010






Essa foi uma pesquisa feita pelo meu filho e achei muito interessante. Acredito que possa ajudar a outros alunos como ele e a curiosos dessa época que interessa a tanta gente!
► Leia mais...

Obra resgata pesquisa de Gilberto Freyre sobre escravidão


Jorge Peter/Ag. O Globo / Gilberto Freyre: inovador nos métodos de
 pesquisa de história social, sociologia e antropologia brasileiras
Gilberto Freyre: inovador nos métodos de pesquisa de história social, sociologia e antropologia brasileiras
  
Fonte: Publicado em 10/05/2010 | Folhapress

Obra resgata pesquisa de Gilberto Freyre sobre escravidão

Marco na história nacional, O Escravo Nos Anúncios de Jornais Brasileiros do Século XIX, do sociólogo pernambucano, ganha relançamento pela editora Global
São Paulo - Mais do que intérprete da formação da identidade nacional, Gilberto Freyre foi também um inovador nos métodos de pesquisa de história social, sociologia e antropologia brasileiras. Se alguém esquecera dessa faceta, ela volta a público em boa hora, com o relançamento, pela editora Global, de O Escravo Nos Anúncios de Jornais Brasileiros do Século XIX.
No trabalho, fruto de uma conferência de 1935 e publicado originalmente em 1963 (a terceira e última edição era de 1984), o sociólogo pernambucano esmiúça mensagens pagas em periódicos, principalmente Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio (Rio de Janeiro), e delas extrai informação valiosa. Entre outros feitos, ele consegue: identificar origens tribais ou geográficas de africanos trazidos para o Brasil, seus traços físicos, marcas no corpo, costumes culturais, modos de vestir e falar; constatar que havia raquitismo entre as vítimas da falta de higiene nos navios negreiros; confirmar entre os escravos a ocorrência de ainhum, doença que causa amputação de dedos dos pés; e mostrar a preferência dos senhores por "escravos de tipos físicos e características culturais mais semelhantes aos da população culturalmente dominante''.
Um exemplo de anúncio, na grafia da época: "Fugio desde o dia 13 de agosto do corrente anno o escravo Luiz, com os signaes seguintes: alto e bem feito de corpo, tem dentes limados e perfeitos e o dedo mínimo do pé cortado; quando falla com mêdo é bastante gago''. Freyre – o homenageado da próxima Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, em agosto – define o método como "anunciologia'' e gaba-se de, "ainda muito jovem'', tê-lo introduzido no Brasil.
Há menções ao "lado benigno da escravidão no Brasil'', aspecto tão caro à obra do sociólogo, mas ele próprio, no prefácio à segunda edição, escreve que os anúncios "revelam o que, na verdade, houve de cruel, em contraste com aquelas evidências de benignidade". A nova edição tem prefácio do diplomata e historiador Alberto da Costa e Silva e incontáveis textos preliminares de edições anteriores, os quais, somados ao estilo caudaloso de Freyre, por vezes tornam a leitura redundante.
Mas o maior problema do volume é não trazer a reprodução dos anúncios tais quais foram publicados à época. No lugar, optou-se por versões estilizadas, que ainda omitem a fonte de referência. Não basta para embotar a relevância do relançamento.
Para o historiador Manolo Florentino, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista na matéria, o livro é "um marco na historiografia nacional'' e a nova edição, "muito bem-vinda''. "Gilberto foi um dos primeiros a utilizar aqui a prática dos 'Annales' franceses (escola ligada à revista Annales d'Histoire Économique et Sociale) de tratar tudo como fonte histórica. E o olhar dele – especial, refinado, elegante – tirou o máximo dessas fontes.''
Serviço:
O Escravo nos Anúncios de Jornais Brasileiros do Século XX, de Gilberto Freyre. Global, 256 págs., R$ 47.


__._,_.___
Fonte: GEHB
► Leia mais...

Concurso para professor da UFRRJ para diversas áreas do conhecimento como História, Pedagogia e Direito


A UFRRJ esta selecionando professores para diversas áreas do conhecimento como História, Pedagogia e Direito. As inscrições estarão abertas no período de 12/04/2010 a 11/05/2010, podendo ser prorrogadas
conforme o item 8.1, e deverão ser efetuadas exclusivamente via INTERNET, da seguinte forma:
a) o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.ufrrj.br/concursos no período compreendido entre 10h do dia 12 de abril de 2010 até às 15h do dia 11 de maio de 2010, considerando-se o horário oficial de Brasília/DF.
► Leia mais...