LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS I

quarta-feira, 19 de março de 2008


Ementa
O texto e seus diferentes códigos de expressão. Linguagem verbal falada e escrita. A unidade e a variedade lingüística. Texto literário e não literário. A leitura do texto literário: o código lingüístico e outros códigos. Coerência e coesão textuais. O texto e os meios lingüísticos.

Cronograma de Aula - GINS0003 - LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS I
Semana Descrição
1 11/02 Aula magna - reunião com o coordenador do curso e professores do curso A razão da disciplina em cursos de graduação. A importância do domínio da norma padrão Construção da noção de texto.
2 18/02 Análise de material verbal e não verbal de natureza diferenciada. Leitura e interpretação de textos verbais e não verbais.
3 25/02 Análise de textos não verbais e verbais ao mesmo tempo. Identificação de conhecimentos necessários ao leitor para a apreensão dos sentidos: conhecimentos de mundo, lingüísticos e textuais
4 03/03 Variedades lingüística e norma padrão
5 10/03 Quando a fala interfere na escrita
6 17/03 Reescrita de textos afetados pela oralidade
7 24/03 Textualidade: coerência - o que concorre para a coerência textual
8 31/03 Refacção de trechos em que há incoerências pontuais devido à falta de clareza, objetividade; à ambigüidade, prolixidade.
9 07/04 1ª avaliação
10 14/04 Vista de prova
11 28/04 Textualidade: coesão textual - a referenciação e a retomada
12 05/05 Semana de Extensão
13 12/05 Textualidade: coesão textual - a seqüenciação Exercícios - emprego de elementos coesivos em textos
14 19/05 Filme - O Enfermeiro, como base em obra homônima de Machado de Assis. Debate e confronto entre as abordagens literária e cinematográfica
15 26/05 Paragrafação - a segmentação do texto
16 02/06 Tipos de parágrafos
17 09/06 2ª avaliação
18 16/06 Vista de prova Revisão de matéria
19 23/06 3ª Avaliação
20 30/06 Vista de prova

Conteúdo Lecionado
11/02/2008 Aula magna - apresentação de professores
18/02/2008 Apresentação - ementa, objetivos, conteúdos e bibliografia. A importância do aprendizado da norma padrão. O hábito da leitura e da escrita no cotidiano do brasileiro médio. Conceito de leitura e texto. A construção dos sentidos no texto - escrito e de imagem.
03/03/2008 A intertextualidade nos textos não verbais A subjetividade na escolha das imagens Exercícios de leitura de textos não verbais e mistos As especificidades das modalidades falada e escrita da língua.