Recados: HISTORIA NO BRASIL, N. 317, 02/09/2008

quarta-feira, 3 de setembro de 2008


1. Ciclo de Palestras Leslie Bethell/CPDOC-FGV


O Programa de Pos-Graduacao em Historia, Politica e Bens Culturais do CPDOC/FGV convida para o Ciclo de Palestras intitulado "Brasil na historia global dos seculos XIX e XX", ministrado por Leslie Bethell. Os encontros acontecerao nos dias 3/9, 17/9, 8/10, 22/10, 5/11 e 19/11 (quartas-feiras), das 17 horas 'as 18h30min. Mais informacoes em http://www.cpdoc.fgv.br.



2. Selecao para Mestrado e Doutorado/CPDOC-FGV, UNICAMP e UFMT


- O Programa de Pos-Graduacao em Historia, Politica e Bens Culturais, do Centro de Pesquisa e Documentacao de Historia Contemporanea do Brasil (CPDOC) da FGV, abre edital de exame do selecao para Mestrado Academico e Profissional e Doutorado em Historia, Politica e Bens Culturais. As inscricoes vao ate' 15/10/2008. Mais informacoes em http://www.cpdoc.fgv.br.


- O periodo de inscricoes para Mestrado e Doutorado em Historia pela UNICAMP vai ate' 22/9/2008, na Secretaria de Pos-graduacao do Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas/UNICAMP. Mais informacoes em http://www.ifch.unicamp.br/pos/historia/selecao/2009/insc_historia.php.


- O Instituto de Educacao da Universidade Federal de Mato Grosso abre inscricoes, a partir de 1/10/2008, para 55 vagas de Mestrado e 10 de Doutorado, distribuidas conforme as linhas de pesquisa. Sao algumas das linhas de pesquisa: Culturas escolares e linguagens; Cultura, memoria e teoria em Educacao; Movimentos sociais, politica e educacao popular. Mais informacoes em http://www.ufmt.br.



3. Seminario Internacional "Do Atlantico ao Pacifico"/UFRJ


O Forum de Ciencia e Cultura da UFRJ realiza o Seminario Internacional "Do Atlantico ao Pacifico", em comemoracao aos 200 Anos da chegada da Familia Real e aos 100 Anos da Imigracao Japonesa nos dias 17, 18 e 19/9/2008. O evento tera' lugar no Salao Dourado do Forum de Ciencia e Cultura, que se localiza na Av. Pasteur, 250, 2o. andar, Campus Praia Vermelha. Mais informacoes em http://www.forum.ufrj.br/news/170908.html.



4. II Coloquio do LAHES: Micro Historia e os caminhos da Historia Social/UFJF


Estao abertas, ate' 19/9/2008, as inscricoes on-line para O II Coloquio do Laboratorio de Historia Economica e Social: Micro Historia e os caminhos da Historia Social, que se realizara' entre os dias 30/9 e 2/10/2008, na Universidade de Juiz de Fora (MG). Mais informacoes em http://www.lahes.ufjf.br/eventos.



5. Congresso Uma Corte Europeia nos Tropicos/UFG


A Universidade Federal de Goias promove, concomitantemente, o I Congresso Nacional e o II Regional do Curso de Historia da UFG-Jatai' e o I Simposio do GT de Historia Cultural da Anpuh entre os dias 23 e 26/9/2008, cujo tema comum e' "Uma Corte Europeia nos Tropicos". As inscricoes para ouvintes vao ate' o dia de abertura do evento. Mais informacoes em http://congressohistoriajatai.org.



6. II Encontro Internacional de Historia Colonial/UFRN


Estao abertas as inscricoes para os mini-cursos do II Encontro Internacional de Historia Colonial - A experiencia colonial no Novo Mundo ¿ seculos XVI a XVII, a ser realizado entre os dias 16 e 19/9/2008, em Natal (RN). Mais informacoes em http://www.cchla.ufrn.br/eihc2008/index2.html.



7. Palestras/Arquivo Geral da Cidade do RJ


- O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro promove a palestra "O Rio de Joao e o Joao do Rio - Identidade, autoria e urbanidade na belle epoque carioca" de Julia Galli O'Donnell, dia 3/9/2008, as 15 horas. O Arquivo Geral se localiza na Rua Amoroso Lima, 15, Cidade Nova. Mais informacoes em http://www.rio.rj.gov.br/arquivo/.


- "Em defesa da moral e dos bons costumes: transformacoes comportamentais e censura de periodicos no regime militar (1964-1985)" e' o titulo da palestra de Adrianna Cristina Lopes Setemy, a realizar-e dia 10/10/2008, 'as 15 horas, no Arquivo Geral da Cidade do RJ (Rua Amoroso Lima, 15, Cidade Nova). Mais informacoes em http://www.rio.rj.gov.br/arquivo/.



8. Lancamento de Livro


A Editora Nova Fronteira lancou o livro "O poder da maconaria ¿ A historia de uma sociedade secreta no Brasil" de Marco Morel e Francoise Jean de Oliveira Souza.



9. Revista/Chamada para artigos


- A Sæculum - Revista de Historia (UFPB) recebera' artigos ate' 30/1/2009 para o dossie "Historia e Literatura", edicao de nº 20 (jan./ jun. 2009). Mais informacoes em http://www.cchla.ufpb.br/saeculum/.


- A "Recorde: Revista de Historia do Esporte", uma edicao do "Sport": Laboratorio de Historia do Esporte e do Lazer e do Programa de Pos-Graduacao em Historia Comparada do IFCS/UFRJ, recebe artigos continuamente para seus proximos numeros. Mais informacoes em http://www.sport.ifcs.ufrj.br/recorde/home.asp.



-------------------------------------------
* CIENCIAS SOCIAIS, HISTORIA E ARQUIVOLOGIA*