Curso: ASTECAS, MAIAS E INCAS

sexta-feira, 3 de outubro de 2008


História, Ciências e Atualidade
ASTECAS, MAIAS E INCAS - UM PANORAMA DAS ALTAS CULTURAS PRÉ-COLOMBIANAS

Ciro Flamarion Cardoso

O curso apresentará um panorama das culturas pré-colombianas, astecas, maias e incas, investigando aspectos da história e geografia das Américas até o final do século XV. Ganha destaque nessa análise uma comparação entre essas civilizações e as do Velho Mundo, abordando semelhanças e diferenças das invenções ocorridas na agricultura e, posteriormente, na vida urbana, além do desenvolvimento da tecnologia e da escrita. Para conhecer não apenas as origens dos povos da América Latina, mas os instigantes aspectos dessas civilizações que continuam a nos surpreender até os dias de hoje.

Início: 06 OUT
Duração: 4 encontros
Dias/horários: Segundas-Feiras, às 17h (06/10, 13/10, 20/10, 27/10)
Valor: R$ 140,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 200,00


Tel.: (21) 2227-2237

Horário de funcionamento: 11h às 20h

E-mail:
inforio@casadosaber.com.br

Os correntistas (pessoas físicas) do Banco Real têm 30% de desconto nos cursos do segundo semestre de 2008. Este desconto está limitado a um curso por correntista. Para obter o desconto, o pagamento do curso só poderá ser realizado com os cheques do Banco Real do próprio correntista.


06 OUT | 1. CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS – ASPECTOS GERAIS
Espaço e tempo nas Américas, até o final do século XV, e uma comparação com o Velho Mundo. Agricultura, tecnologia. Será discutida a noção de “altas culturas”, tal como surgiu em correlação com as duas áreas culturais principais onde elas se desenvolveram, Meso-América e Zona Andina Central.

13 OUT | 2. OS ASTECAS DA MESO-AMÉRICA (TERRAS ALTAS DO MÉXICO CENTRAL)
O surgimento de “altas culturas” no planalto mexicano e as discussões em torno das ligações de suas origens com a irrigação. A Tríplice Aliança centrada em Tenochtitlan como ponto máximo da complexidade alcançada, na região mexicana, antes da chegada dos espanhóis. Descrição de sua cultura material, seu sistema de subsistência, suas instituições e sua visão de mundo de base religiosa.

20 OUT | 3. OS MAIAS DA MESO-AMÉRICA MERIDIONAL (SUL DO MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL)
Pontos comuns e divergentes relativos à trajetória das sociedades mesoamericanas do norte e do sul. O que, exatamente, se pode chamar de “maias”? Será analisada a imagem emergente a respeito dos estados maias clássicos, bem diferente das idealizações da época “heróica” da arqueologia maia: uma sociedade guerreira, aristocrática, urbanizada, voltada para os sacrifícios humanos, em lugar de uma utopia pacifista semi-rural e dotada de uma cultura material no conjunto bastante primitiva, mas, paralelamente, possuindo um sistema rico e complexo referente ao imaginário, bem servido por uma arte extremamente sofisticada.

27 OUT | 4. OS INCAS DA ZONA ANDINA CENTRAL
Uma parte do mundo onde a ecologia deve necessariamente ser levada em conta como substrato dos desenvolvimentos sociais. A cultura de desenvolvimento tardio que falava a língua quêchua, na região de Cusco, povo que unificou toda a Zona Andina Central. Descrição dos desenvolvimentos culturais regionais mais antigos. A expansão incaica e as características do Tawantinsuyu ou império inca, uma sociedade altamente urbanizada, com um sofisticado sistema de governo imperial.



Ciro Flamarion Cardoso. É professor da UFF. Doutor em História pela Université de Paris X - Sorbonne, França, com pós-doutorado na New York University. É autor de "Deuses, múmias e Ziggurats: uma comparação das religiões antigas do Egito e da Mesopotâmia"; "Sete olhares sobre a Antigüidade"; "A ficção científica, imaginário do mundo contemporâneo: uma introdução ao gênero" e "Sociedades do Antigo Oriente próximo".