UnB lança banco de pesquisas

quarta-feira, 1 de outubro de 2008


UnB lança banco de pesquisas

Repositório Institucional reúne artigos, livros, teses e dissertações, entre outros documentos em formato digital

CRISTIANE BONFANTI cristianesousa@unb.br
Da Secretaria de Comunicação da UnB

Os professores e estudantes de mestrado e doutorado ganharam uma ferramenta
para divulgar a produção científica. A Universidade de Brasília (UnB)lançou, na manhã de terça-feira, 16 de setembro, o*Repositório Institucional
da UnB*, um banco em formato digital com artigos, livros, teses, dissertações e trabalhos apresentados em eventos, entre outros documentos.

O acervo já conta com 180 arquivos, de áreas como Direito, Medicina, Saúde e
Educação Física. Todo o material pode ser acessado na página repositorio.bce.unb.br. Segundo a coordenadora do projeto, Neide Aparecida Gomes, mais 2,9 mil teses e dissertações serão publicadas ainda em setembro.

*MEMÓRIA INTELECTUAL - *A proposta do repositório é preservar a memória intelectual da universidade. "Todo o conteúdo será público. Com isso, queremos aumentar a visibilidade e o impacto da produção científica da UnB", afirmou a coordenadora, que fez uma demonstração do sistema durante o lançamento.

No repositório, é possível buscar os arquivos por departamento, título, autores, assunto e data. Para o vice-reitor *pro tempore* da UnB, José Carlos Balthazar, a iniciativa contribuirá para a divulgação científica da universidade. "É um avanço no trabalho da biblioteca de apoio à pesquisa.
Agora, os nossos professores e alunos, além do público externo, terão mais facilidade para conseguir informações", avaliou Balthazar.

*FERRAMENTA MUNDIAL - *A ferramenta já é utilizada em países da Europa e da Ásia, além dos Estados Unidos e da Austrália. Idealizadora do projeto, a professora do Departamento de Ciência da Informação da UnB, Sely Maria de Souza Costa, disse os pesquisadores financiados pela União Européia devem, necessariamente, depositar seus trabalhos em algum repositório.

A idéia, disse ela, surgiu em 2003 durante a Conferência Internacional de Publicação Eletrônica, em Portugal. "Até então, o projeto não era conhecido no Brasil. Agora, o repositório democratizará o acesso à produção científica no país", ressaltou Sely.

Os interessados em divulgar seus trabalhos no repositório deverão conceder à UnB uma licença não-exclusiva de publicação. Mesmo com essa concessão, eles continuarão a reter todos os seus direitos de autor (*veja serviço*).

*SERVIÇO*
Os interessados em publicar seus trabalhos no Repositório Institucional da UnB devem procurar a Biblioteca Central (BCE) por meio do telefone (61) 33072403.