VII Encontro Regional de História Oral

quinta-feira, 6 de novembro de 2008


O VII Encontro Regional Sudeste de História Oral será realizado no período de 07 a 09 de novembro de 2007, no Campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Este evento vem dar continuidade ao projeto central da Associação Brasileira de História Oral (ABHO) de promover a integração de profissionais através da divulgação de estudos que utilizam a metodologia de história oral a partir da ampliação de debates em torno de vários temas. Apresenta um caráter interdisciplinar congregando áreas confluentes que trabalham com depoimentos e relatos orais, incorporando ainda a produção e reflexão sobre as fontes imagéticas.

O tema central Memória e Política busca trazer para este fórum a discussão de alguns dos problemas mais graves e complexos com os quais a sociedade brasileira vem se deparando na atualidade, debatendo questões de relevância para a compreensão das sociedades contemporâneas, em geral, e para a reflexão acadêmica interessada nos processos de construção de memórias coletivas e individuais, com ênfase na dimensão marcadamente política destes processos. Violência urbana, estratégias da democracia na América Latina, políticas de valorização da memória, tradição oral e escravidão serão alguns dos eixos temáticos privilegiados.

A programação está estruturada em torno de atividades que contemplam a realização de três Mesas-redondas e Comunicações Coordenadas. Estas serão distribuídas ao longo dos três dias, organizadas conforme os temas indicados pelos proponentes inscritos para apresentar tal modalidade. Além disto, serão organizadas atividades culturais que abordem algumas das questões temáticas e se preocupem com a narrativa oral e a memória.

http://www.fiocruz.br/ehosudeste/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home