Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2009
“100 ANOS DE SOLANO TRINDADE, O POETA DO POVO”
O CEAP - Centro de Articulação de Populações Marginalizadas e o S.O.S Racismo da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo realizarão, com o patrocínio da PETROBRAS, o Concurso de Redação “Camélia da Liberdade”, com o objetivo de fomentar as discussões e fornecer material de apoio para as escolas implementar a Lei nº 10.639/03.
A solenidade de lançamento do Concurso, aberta ao público, será no dia 22 de maio, a partir da 14 horas, no auditório Franco Montoro, na ALESP, Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – andar M – Ibirapuera.
Está em sua terceira edição, e é direcionado aos alunos do Ensino Médio das redes públicas e particulares dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Quem se inscreve é a escola e a redação vencedora recebe um Laboratório de Informática, são também premiados professor e alunos que ficarem em primeira, segunda e terceira colocação.
Este ano o tema é “100 ANOS DE SOLANO TRINDADE, O POETA DO POVO”, destinado aos alunos das escolas de Ensino Médio das redes pública e particular, além dos alunos dos cursos de pré-vestibulares populares com recorte racial, dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O Concurso de Redação tem por finalidade, além do estímulo à leitura e à escrita, a consolidação da Lei nº 10.639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade do ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira.
Essa atividade voltada para a educação multirracial e preservação da memória tem sido de muita importância, porque o Estado brasileiro começou a estabelecer parâmetros e compromissos com a história do Brasil, através de outro olhar.
É mais um passo rumo à consolidação do desenvolvimento educacional, o concurso traz a tona histórias de personalidades que muito contribuíram para a construção cultural de nosso país.
Essas ações realizadas pelo CEAP têm refletido de forma positiva no diálogo entre estudantes e educadores, dirimindo preconceitos e discriminações, condenando todas as formas de intolerâncias e contribuindo para a qualidade da proposta pedagógica e na formação de nossos estudantes.
As normas para a inscrição estão no Edital em WWW.portalceap.org. As instituições de São Paulo, poderão se inscrever no Concurso entre os dias 22 de maio e 30 de agosto e receberão um kit, contendo o material de apoio a ser trabalhado pelos professores nas escolas.
Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2009
Informações tel. SOS Racismo 0800-773-3886
Gabinete Dep. José Cândido (11) 3886-6860
WWW.portalceap.org
Você está em: Home » Concurso »Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2009
Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2009
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Marcadores:
Concurso
Posts Relacionados
- CONCURSO DE MONOGRAFIA ARQUIVO DA CIDADE
- Concurso para professor em História da África
- Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2009
- Concurso de monografia Arquivo Geral da Cidade/2009/Rio de Janeiro
- Concurso história da África - UFRRJ
- CONCURSO PARA PROFESSORES MESTRES E DOUTORES
- CONCURSO DE MONOGRAFIA ARQUIVO DA CIDADE/2009 - PRÊMIO AFONSO CARLOS MARQUES DOS SANTOS
- Divulgação dos Concursos Públicos
- Divulgação Concurso Moderna e Contemporânea - UFRJ
- Concurso em História da África
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Comente
Sua mensagem será avaliada e logo depois liberada.