Lançamento: Ensaios de mitologia viking, Ed. UNB

sexta-feira, 27 de novembro de 2009


Lançamento: Ensaios de mitologia viking, Ed. UNB
LANGER, Johnni. Deuses, monstros, heróis: ensaios de mitologia e religião viking. Brasília : Editora da Universidade de Brasília, 2009, 280p. ISBN: 978-85-230-1229-8.

Trecho do prefácio, de autoria do Prof. Dr. Hilário Franco Júnior (USP):
"O que sabemos sobre os povos vikings? Quais as motivações do sucesso de seus deuses e de sua mitologia no mundo contemporâneo? Por que sentimos tanto fascínio pelos mitos medievais? A partir de estudos sobre fontes primárias da Escandinávia, bem como de das reinterpretações sobre os mitos e a cultura dos vikings pelo imaginário contemporâneo, o livro de Johnni Langer tenta dar algumas respostas. Ao mesmo tempo em que enfatiza uma perspectiva metodológica advinda da História Cultural, o autor descortina uma profunda relação entre mito e sociedade, assim como a necessidade do homem moderno de criar fantasias e estereótipos sobre os povos do passado. Deuses, monstros, heróis: ensaios de mitologia e religião viking - revela-se, dessa maneira, uma obra preocupada não somente em restituir os valores originais do mito para a cultura dos nórdicos, mas também em entender suas permanências no tempo presente".

O livro pode ser adquirido diretamente pela Livraria Universidade, no campus da UnB (Telefones: (61) 3307 2221 ou (61) 3340 7343), ou encomendado nas grandes livrarias de todo o Brasil: Livraria Cultura, Leonardo da Vinci, Livraria Saraiva e outras.